Educação Ambiental e a Sociedade



Nos últimos três séculos houve um grande crescimento do conhecimento humano, proporcionando um amplo desenvolvimento das ciências e da tecnologia.

Ao mesmo tempo também ocorreram mudanças nos valores e modos de vida da sociedade, com o surgimento do processo industrial e o crescimento das cidades, aumentando a utilização dos recursos naturais e a produção de resíduos. Enfim, todos esses fatos geraram profundas mudanças na cultura, afetando principalmente a percepção do ambiente pelos seres humanos, que passaram a vê-lo como um objeto de uso para atender suas vontades, sem se preocupar em estabelecer limites e critérios apropriados
A Educação Ambiental (EA) surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida.

O processo educativo proposto pela EA objetiva a formação de sujeitos capazes de compreender o mundo e agir nele de forma crítica - consciente. Sua meta é a formação de sujeitos ecológicos.

“A EA fomenta sensibilidades afetivas e capacidades cognitivas para uma leitura do mundo do ponto de vista ambiental. Dessa forma, estabelece-se como mediação para múltiplas compreensões da experiência do indivíduo e dos coletivos sociais em suas relações com o ambiente.

Esse processo de aprendizagem, por via dessa perspectiva de leitura, dá-se particularmente pela ação do educador como intérprete dos nexos entre sociedade e ambiente e da EA como mediadora na construção social de novas sensibilidades e posturas éticas diante do mundo.”

Palavras Chaves: Educação Ambiental, Sujeitos Ecológicos, Ambiente, Sensibilidade

Autor: Tatianny Danielle Carvalho de Lima


Artigos Relacionados


Educação Ambiental - Meio Ambiente

A Importância Da Educação Ambiental Na Educação Infantil

Aquecimento Global

EducaÇÃo Ambiental: Refletindo Sobre As Ações Da Lei Nº 9.795/99

Responsabilidade E Desenvolvimento Sustentável

A Função Da Escola E Da Educação

Relações Públicas Como Educador Ambiental