Inovar às Vezes da Certo



INOVAR ÀS VEZES DA CERTO.

Como já mencionei em artigos anteriores, hoje em dia a ferramenta mais usada na busca de uma nova oportunidade de emprego ou recolocação, no caso de quem procura um emprego, é a internet e os sites de CONSULTORIAS DE RH, que na maioria das vezes já eliminam os futuros candidatos à vagas de empregos, sem se quer ter o trabalho de ler e avaliar os currículos que lhes são enviados.

Veja, talvez, uma das inovações que um desses candidatos resolveu colocar na Net. Talvez sirva para outros também.

FONTE DA INFORMAÇÃO: UOL/10-11-2008

Baiano inova e faz sucesso com currículo 'super sincero'

Ele começa assim: "'Não vou colocar meu CPF porque agora virou moda pedir CPF. Meu nome está no SPC [Serviço de Proteção ao Crédito], mas não é porque sou caloteiro. É porque estou com um débito alto na faculdade e estou sem grana para pagar. Agora, se vocês me derem a oportunidade de trabalho, com certeza pagarei mais rápido.' - Isso, acreditem, é o início do currículo do baiano Lucas Lopes Batista

Ele decidiu inovar nos processos de seleção e fez um currículo, digamos, mais sincero e com muito bom humor.

De tão inovador, o currículo foi parar na Web.-" Eu inviei no início de 2007 para poucas empresas. No início ninguém deu bola, mas acredito que uma dessas empresas o achou engraçado e resolveu jogá-lo na Internet'- Conta ele.

Em seu currículo, o baiano faz exatamente o oposto do que dizem os especialistas em recursos humanos, que pedem um "resumo sucinto e o mais tradicional possível ", para tornar a seleção mais objetiva. Mas ele acredita que o sucesso de sua 'invenção' ajudou a chamar a atenção das empresas para a monotonia dos processos de seleção. – "Acho que os modelos atuais de currículo deveriam mudar. Fica tudo muito igual, tudo muito parecido. Pode ser até que eu tenha exagerado. Mas tem que ter algum diferencial para a pessoa se destacar, senão com certeza o currículo vai para no lixo"- Diz ele.

A Sinceridade: No campo de seu currículo em que indica seus conhecimentos em idiomas, Batista confessa: "Antes eu mentia, colocando no currículo que tinha inglês fluente e espanhol básico, tudo balela!" Ele conta – "Estava cansado de inventar cursos ou domínio de idiomas, como forma de atrair mais o interesse dos selecionadores. Quis ser o mais transparente possível, justamente para evitar que eu fosse chamado para uma entrevista e que me descartassem logo de cara."

Ao descrever a sua experiência profissional no resumo, diz: "O salário era melhor, e como a grana fala mais alto (ou melhor, GRITA!), pedi pra sair do colégio com o broken heart [coração partido], mas fazer o quê? É a vida, é bonita e é bonita. Viver e não ter a vergonha de ser feliz". Mas termina o seu resumo desconfiado da aceitação das empresas: "Agora estou aqui sendo sincero com vocês sabendo que meu New [novo] Currículo vai parar na próxima lixeira".

Batista agora tem 25 anos, está empregado em uma loja de Salvador (BA), desistiu do curso de produção editorial, mas quer retomar o de jornalismo no próximo ano. Ele não conseguiu sua atual vaga com o currículo diferente, mas afirma que tem recebido ofertas. Além de pedido de entrevistas pela a imprensa. – "Na época em que ele começou a fazer sucesso eu já estava trabalhando, mas recebo diversas propostas de trabalho. Até o momento nenhuma foi tão interessante a ponto de me fazer pedir demissão do meu atual trabalho'. E ele ainda avisa: limpou seu nome no SPC.

É meus amigos, com atual crise econômica mundial, onde estamos mais para demissões do que contratações, e a dificuldade de fazer com que os profissionais de recrutamento e seleção cumpram seu papel que é o de "avaliar o currículo dos candidatos" e sabemos que apenas 10 entre muitos currículos são avaliados, e que o que aparece em primeiro plano como já falei anteriormente é a IDADE do candidato,e isso já elimina muitos, talvez fosse uma boa idéia começar a omitir a data correta de nascimento.Quem sabe assim os recrutadores começassem a abrir os currículos e avaliarem a experiência profissional e a capacidade de cada candidato. Se alguém tem duvida, pergunte para um amigo conhecido que trabalha com RH ou em uma Consultoria o seguinte: Quantos currículos você analisa por dia? Qual é o primeiro item de corte que vocês verificam?.

Depois se eu estiver enganado, digam-me.


Autor: NELSON BATISTA DE SOUSA


Artigos Relacionados


Viver Em Curitiba

Palavras De Jesus Em Vermelho

Fim De Tarde

Lendas Da Guerra

Resta-me

Não-contratação Após Aprovação Em Processo Seletivo Motiva Indenização

Simplesmente Amor