A Importância Do Lúdico No Desenvolvimento Da Criança
É do conhecimento de muitas pessoas que o sentido da vida de uma criança é a brincadeira. Brincando elas reproduzem situações concretas pondo-se no papel dos adultos, imitando-os e procurando entender o seu comportamento.
Para a criança brincar não é apenas um passatempo. Seus jogos estão relacionados com um aprendizado fundamental; seu conhecimento do mundo através das suas próprias emoções. Por meio de jogos, cada criança cria uma série de indagações a respeito da vida, as mesmas que mais tarde, já adulta, voltará a descobrir e ordenar, fazendo uso do raciocínio.
Atualmente, tem surgidos concepções diversas sobre o processo de alfabetização. O eixo epistemológico do construtivismo defende a aprendizagem dinâmica e prazerosa, dada a relevância destas questões o trabalho vai focalizar a criança de 3 a 6 anos, visando como o lúdico pode contribuir para o desenvolvimento do processo de aquisição da leitura e da escrita.
A criança adquire experiência brincando, desenvolve a área afetiva, emocional, intelectual e social.
O professor é uma elemento indispensável na aplicação dessas brincadeiras. Um profissional que assume sua crença no poder de transformação das inteligências, que desenvolve as brincadeiras com seriedade, que estuda sempre e se aplica cada vez mais, desenvolvendo uma linha de cientificidade em seu desempenho, mas que essa linha não limita sua sensibilidade, alegria e entusiasmo.
Autora: Ana Rodrigues do Nascimento Aguiar
Formação: Pedagoga (pós graduação em psicopedagogia)
Autor: ANA AGUIAR
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