As Competências Para Ensinar



Segundo Philippe Perrenoud (2000), os professores precisam de novas competências para atuar, de maneira que os objetivos da Educação corporativa sejam atingidos e as quatro aprendizagens essenciais para os profissionais do seculo XXI se realizam.

 

O autor enfatiza que sua análise abrange o que está mudando no ofício do professor e as competências representam mais um horizonte do que um conhecimento consolidado

 

Competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situações; é a habilidade de organizar os recursos cognitivos em uma prática. A competência constrói-se, em formação e no cotidiano escolar do professor:

 

1) Enquanto os professores insistirem nas aulas expositivas somente, não dominarão as situações de aprendizagem nas quais colocam cada um de seus alunos. É necessário imaginar e criar outros tipos de situações de aprendizagem, que solicitem um método de pesquisa, de identificação e de resolução de problemas.

 

2) Como administrar a progressão das aprendizagens. Criar e administrar situações problemas ajustadas aos alunos. Elas devem ser concretas e ter um nível de dificuldade próximo à zona de desenvolvimento dos alunos.

 

3) Como conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação, que são a administração da aprendizagem de alunos com vários níveis em uma turma.

 

4) Como envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho. Ajudar o aluno a desenvolver o desejo de aprender; explicar o sentido da atividade escolar e sua relação com o saber, para incentivar a decisão de aprender continuamente e a capacidade de auto-avaliação dos alunos.

 

5) Competência de trabalhar em equipe: uma necessidade em face da divisão de trabalho e a continuidade do trabalho pedagógico, de um ano letivo ao seguinte. Essa competência exige a capacidade de trabalhar em equipe para a elaboração e execução de um projeto em comum

 

6) Participação na administração da escola, adesão contínua dos professores e sua preparação nos novos saberes, partindo do interesse pela comunidade educativa em seu conjunto mais amplo. A elaboração e negociação de um projeto para a instituição.

 

7) Competência de informar e envolver os pais, o que exige muita habilidade por se basear numa relação de força da instituição escolar que se impõe aos pais pela obrigatoriedade do ensino. Dirigir reuniões de informação e debate deve ser uma habilidade para falar das preocupações gerais dos pais, evitando tocar em assuntos particulares nestas ocasiões.

 

8) Competência de utilizar as novas tecnologias em aula de maneira crítica, de acordo com os objetivos propostos, como mais um recurso na aprendizagem dos alunos, exigindo do professor uma cultura básica em informática e outras tecnologias.

 

9) Competência de enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão. A prevenção da violência na escola e fora dela e a luta contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais é um dos grandes desafios dos professores, somente sendo possível trabalhar essa situação com a participação de todos. O professor deve sempre analisar sua relação pedagógica, sua autoridade e a comunicação em aula.

 

10) A administração pelo professor de sua própria formação contínua. Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa de formação contínua. Saber negociar com os colegas um grupo de estudos, para sua formação comum.


Autor: Sandra Regina da Luz Inácio


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