Olimpíada Alternativa



 APRESENTAÇÃO

Procurando estabelecer uma relação de experiência para melhor similação do conteúdo de atletismo, surgiu a idéia da criação de um evento que englobasse os enfoques primordiais das modalidades mais que estas fossem adaptadas à realidade da escola.Este projeto trata-se de um trabalho voltado para o estudo, discussão, desenvolvimento e elaboração de um programa de modalidades para a realização de uma Olimpíada "alternativa" e a criação e adaptação de meios para que estas modalidades se realizem. Estará explicitando as possibilidades, pontos positivos do projeto bem como as dificuldades e problemas encontrados durante sua execução.

 CLIENTELA:

Esse projeto foi realizado com alunos da 3º fase do 3º ciclo, período matutino na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria do Socorro Luz Reis, com idade entre 12 a 15 anos, sendo estes, um total de 26 alunos.

JUSTIFICATIVA.

Nossas escolas e nosso município não dispõem de estrutura física para a prática da maioria das atividades e modalidades do atletismo, ficando difícil o aprendizado. Se o espaço não é apropriado, as práticas tornam-se limitadas. O que fazer? Muitas vezes nos perguntamos isso. Pensando nessa problemática e tentando achar soluções viáveis, propomos este projeto. Quem melhor que os alunos para opinar no que eles gostariam de fazer? Assim tentaremos encontrar alternativas viáveis, adaptar as modalidades do atletismo para a nossa realidade e com isso criar nossa "Olimpíada Alternativa".

OBJETIVO GERAL.

·Promover, através da criação e realização de uma olimpíada alternativa, intercâmbio esportivo e social entre as escolas de nosso município.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

·Estimular a discussão e crítica aos problemas estruturais de nossas escolas e município e tentar encontrar soluções para os mesmos;

·Criar uma Olimpíada Alternativa;

·Promover intercâmbio esportivo e social entre os alunos e escolas do município;

·Adaptar algumas modalidades esportivas para compor a Olimpíada.

 DESENVOLVIMENTO

O projeto Olimpíada Alternativa foi proposto com o intuito de se criar uma competição adaptada conforme as condições físicas e humanas da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Ensino Fundamental Maria do Socorro Luz Reis. Este evento propiciaria aos alunos atividades e modalidades modificadas e com a utilização de equipamentos alternativos, já que não temos a disponibilidade de materiais específicos para cada modalidade de atletismo.

Para desenvolvermos o projeto o dividimos em algumas fases, que foram as seguintes: sondagem, discussão para a escolha das modalidades, adaptação das modalidades, composição do programa de modalidades da Olimpíada, construção dos equipamentos necessários para a realização das modalidades da Olimpíada, elaboração de folhetos informativos da "Olimpíada Alternativa", distribuição de folhetos, realização da "Olimpíada Alternativa", discussão sobre os jogos e avaliação do projeto. Conseguimos cumprir rigorosamente algumas destas fases encontrando algumas dificuldades, mas conseguimos concluí-las, quando chegamos na parte de construção dos materiais, encontramos algumas dificuldades para realização desta: o choque com outros eventos eram desenvolvidos mais de um projeto com esta mesma turma, e a desmotivação provocada por estes problemas, tentamos outra abordagem, mas não adiantou e por meio de uma discussão com os alunos e professor concluímos que já não era viável a realização do evento pelo atraso e pela aproximação com as programações das festa juninas. Fizemos então uma nova reunião para debatermos os temas abordados pelo projeto onde cada aluno produziu um texto sobre os pontos positivos e negativo do projeto fizemos uma análise para tentarmos identificar em qual pontos nós falhamos e o que poderíamos ter feito diferente, a discussão foi muito produtiva.

A parte positiva do projeto é que os alunos fizeram uma pesquisa séria sobre todas as modalidades olímpicas para escolherem quais modalidades seriam utilizadas de maneira adaptada e quais materiais seriam utilizados o que resultou em apresentação de trabalhos satisfatórios e em um programa de atividades bastante interessante, sendo estes: as corridas de 50 metros, para se adaptar ao campo de futebol de chão batido próximo da escola, corridas de 4x50 metros com raias paralelas, pois o campo não comportaria raias continuas em volta do campo, corrida de 1000 metros, saltos em extensão partindo de posição estática, pois não temos caixa de areia par a queda, salto sobre o bambu com queda em colchão de sacos cheios de palha de arroz, salto triplo com batidas de pés livres, arremesso de bola de basquete, lançamento de prato, lançamento de cabo de vassoura. O programa contemplou as necessidades e limitações fisicas/estruturais da escola.

Podemos avaliar o projeto de forma positiva, mesmo que não tenhamos concluído todas as fases. Os alunos conseguiram desenvolver uma visão crítica sobre as modalidades e condições para realizá-las mesmo que de forma "alternativa".

 CRONOGRAMA

(fases executadas e modificadas e tempo não utilizado)

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

s/d

1ªs

2ªs

3ªs

4ªs

1ªs

2ªs

3ªs

4ªs

1ªs

2ªs

3ªs

4ªs

1ªs

2ªs

3ªs

4ªs

Sex

1/2

1/2

1/2

1/2

3

3/4

4/5

4/5

5/6

5/6/7

7

8

9

9

10

10

Fases executadas conforme programação – 44 horas

Modificadas (debates, discussões e análise do projeto – 10 h

Não utilizado

Legenda:

  1. Sondagem ;
  2. Discutir modalidades do atletismo;
  3. Adaptação das modalidades do atletismo;
  4. Compor o programa de modalidades da Olimpíada;
  5. Construir os equipamentos necessários para a realização das modalidades da Olimpíada.
  6. Elaborar folhetos informativos da "Olimpíada Alternativa";
  7. Distribuição de folhetos.
  8. Realizar a "Olimpíada Alternativa".
  9. Discussões sobre os jogos;

10. Avaliação do projeto.

 AVALIAÇÃO

Podemos avaliar o projeto de forma positiva, mesmo que não tenhamos concluído todas as fases. Os alunos conseguiram desenvolver uma visão crítica sobre as modalidades e condições para realizá-las mesmo que de forma "alternativa".

 BIBLIOGRAFIA

Valadares, Solange/ Araújo, Rogéria – Educação Física no cotidiano escolar –

Belo Horizonte – MG – Editora FAPI LTDA, 1999.

Awad, Hani Zehdi Amine – Brinque, jogue, cante e encante com a recreação: conteúdos de aplicação pedagógica teórico/prático – Jundiaí, SP, 2004.

Nogueira, Cláudio José Gomes – Educação Física na sala de aula – Rio de Janeiro- editora Sprint, 1997.

Mello, Alexandre Moraes de/ Flor, Ivan/ Gándara, Cristina/ Revelo, Javier – Manual de Educação Física – Madrid – Espanha, Editora Equipe Cultural.

Confederação Brasileira de atletismo - Regras Oficiais 2008/2009 – http: www.cbat.org.br/regras/defalt.asp -acesso dia 10 de abril de 2008.


Autor: FABIANO RODRIGUES DE CAMPOS


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