Kung Fu E Sua Idéia Inicial No Aspecto Do Desenvolvimento Humano Na ótica De Geraldo Monnerat
Do estágio inicial do Poder Pessoal, a auto-identificação até o seu estágio mais elevado, a interdependência.
O Pensamento chinês considerou o desenvolvimento humano sob o ângulo da conduta, enquanto um processo de evolução contínua.
É por isso que seu ideal é a espontaneidade (no sentido daquilo que ocorre por si) ao invés de enfatizar o ideal de liberdade.
O Praticante de Kung Fu Ving Tsun 詠 舂 é aquele que segue sua natureza facilmente ,sem esforço,sem tê-la como objetivo, até mesmo sem pensar nela. Por esta razão Grão-mestre Moy Yat ( 梅 逸 1938/2001 ) costumava recomendar que seus discípulos deveriam aprender Ving Tsun Kung Fu sem pensar em um propósito específico, particularmente com relação ao aspecto ligado a luta corporal nas Artes Marciais propaladas hoje em dia.
O grande erro do praticante de Ving Tsun Kung Fu é o de simplesmente esforçar-se, quando o mais importante é esforçar-se para não forçar (idéia inicial de Kung fu 功 夫 ). Isso porque a natureza humana deve ser buscada dentro dele (do praticante) e repousa na facilidade .
Ao procurar fora de si, fatigando-se para superar a dificuldade , ele desenvolve camadas que encobrem sua própria natureza.
Grão-mestre Moy Yat chamava isso de Ip sam 葉 心. (vide Método da Emoção).
O homem com Ip Sam é aquele que possuía uma consciência da natureza humana, mas deixou que ela se perdesse. Por isso, Ip Sam representa o desvio de sua tendência ou inclinação pessoal (vocação).
Tornar-se consciente daquilo que realmente é, e recobrar a natureza humana é sempre possível, visto que perder a natureza humana não é nada mais que perder essa consciência. Consciência essa, encoberta (Ip Sam) pelas vicissitudes e tropeços da vida, devido, provavelmente a uma ausência de efetividade do Poder Pessoal daquela pessoa.
Como cabe ao próprio praticante da Arte Marcial Ving Tsun Kung Fu recuperar sua própria natureza e sua salvaguarda está sempre ao seu alcance, o desenvolvimento humano terá seu início somente no momento em que ele decidir efetivamente começar esse processo contínuo, denominado Ming Sang 明 心, cuja transformação implicará na efetividade de seu poder pessoal.
Grão-mestre Moy Yat meu si-gung escreveu Ming Sam Kin Seng 明 心 見 性, ou seja, é através do Ming Sam que se percebe a natureza humana.
Contato com o autor: www.kung-fu.niteroirj.com
Autor: Geraldo Monnerat
Artigos Relacionados
O Que Nao Poderia Esconder
Gabriela
Cais De Partida
Melhore Sua ConexÃo Em 20%
Sonhos Não São Apenas Sonhos
Lacrimando O Sonho
Amor/desejo/odio