Kung Fu Wing Chun E O Conceito Da Simplicidade Nas Artes Marciais Na Visão De Mestre Geraldo Monnerat



O Princípio da Simplicidade é consagrado pelo desprendimento quantitativo mínimo e qualitativo máximo dos fatores de monitoramento (posicionamento, distância, timing e energia) para alcançar, com a mais pura clareza de propósito, um objetivo específico, a partir de uma determinada condição.

A Simplicidade denominada em chinês Tang Son é composta por duas idéias fundamentais:

Tang (simplicidade quantitativa, quando algo é simples em quantidade) e;
Son (simplicidade qualitativa, quando algo é puro em qualidade).

A Clareza de propósito que é referida, tem as seguintes características:

Especificidade, representado por        O que
Mensurabilidade, representado por     Quanto
Alcançabilidade, representada por      Como
Importância, representada por            Por que
Temporalidade, representada por        Quando
Localidade, representado por              Onde
Agente, representado por                   Quem  

Fatores de Monitoramento

Os Fatores de Monitoramento do Sistema Ving Tsun  詠 舂  são:

Posicionamento (Wai Jih);
Distância (Koi Lei);
Timing (See Gan) e;
Energia (Lek Do).

O Princípio da Simplicidade orienta e estrutura todo o Sistema Ving Tsun. Um princípio rege todo um sistema, a fim de que seus ordenamentos e a interrelação entre os diversos elementos constituam um todo organizado. Simplicidade é uma espécie de unidade e opõe-se à composição.

Esta última denota que uma coisa consta de partes, quer quantitativa, quer essenciais. Pelo contrário, a simplicidade significa que um ser não tem parte em que possa resolver-se, competindo-lhe,por isso, a indivisibilidade. È interessante como as idéias de simplicidade e de sistema estão intimamente ligadas.

Grão-mestre Moy Yat certa vez escreveu que Kung fu sem Sistema não é Kung fu, Kung fu que depende de um Sistema, não é bom Kung fu (vide Hai Tong). Um bom sistema é aquele que conduz o praticante a alcançar a sua expressão pessoal pura num espaço mínimo de tempo.

O termo em chinês, no dialeto cantonês, para referir-se a Simplicidade é Tang Son, onde Tang representa simples em quantidade, enquanto Son quer dizer puro em essência. Portanto, Tang diz respeito à Simplicidade Quantitativa, enquanto que Son representa a Simplicidade Essencial.

A Simplicidade Quantitativa tem como idéia central o mínimo suficiente. Sem dúvida, a preparação da ação, neste momento, requer uma atenção especial, pois quanto mais favorável uma circunstância, o suficiente será cada vez mínimo.

Assim, o mínimo poderá variar conforme cada situação, devendo a capacidade de julgamento de cada um determinar o quanto será suficiente.   

A Simplicidade Essencial está ligado com a pureza. O puro está ligado com a total, à plenitude, onde a intensidade máxima para cada situação deverá, a exemplo da Simplicidade Quantitativa, ser determinada também pela capacidade de julgamento de cada um.

A pureza máxima que não seja em quantidade mínima não resultará num todo equilibrado, impedindo assim sua unidade.

O falecido Patriarca Ip Man costumava dizer que quanto mais simples melhor Onde há Simplicidade, não há desperdício.

Onde não há desperdício, há harmonia. Por isso, a economia de movimento e energia está intimamente relacionada com a harmonia.  Um dos erros mais comuns é confundir pobreza com Simplicidade, ou como os filósofos preferem, simplicidade por pobreza com simplicidade por riqueza.

A primeira é o mínimo insuficiente, resultado da incapacidade de julgamento de um ser ainda imaturo. A segunda é o mínimo suficiente com pureza máxima,resultante do julgamento perfeito de uma pessoa que alcançou a maturidade em sua capacidade de discernimento.

Pode-se perceber que a capacidade de julgamento é fundamental para que possamos estar em harmonia com o Princípio da Simplicidade. Para tal, o praticante de Ving Tsun deve desenvolver em estado refinado de percepção.

Por sua vez, a percepção só poderá ser desenvolvida através do relaxamento (Fon Song) que é o ponto inicial do trabalho de aprendizado do Sistema Ving Tsun. Buscar a Simplicidade a cada momento é a tarefa de cada praticante.

É dito que as últimas palavras do Patriarca Leung Jan, o mais respeitável Mestre de Ving Tsun na china, foram passei minha vida toda tentando fazer Ving Tsun mais simples, mas não consegui.

Contato com o autor: www.kung-fu.niteroirj.com

Autor: Geraldo Monnerat


Artigos Relacionados


Gabriela

Cais De Partida

Enquanto Há Tempo.

O SilÊncio

Carente De Amor

O Poeta Virou Poesia

Fingir