Direito Digital, A Era Moderna



Em contra partida, esta facilidade, possibilitou maior fragilidade de proteção, propiciando a fuga de informação.

Desta forma, as empresas leiam-se pequena, média e de grande porte começaram a buscar técnicas de proteção, visando à segurança da informação, que, muita das vezes, é essencial na vida das companhias.

Assim, garantir a prevenção da documentação física e eletrônica, bem como proteger o conhecimento e a segurança da informação se tornou imprescindível. É óbvio que as relações não presenciais como a troca de e-mail geram responsabilidades e obrigações da mesma maneira, contudo, proteger todas essas informações se torna complicado a partir do momento em que o uso de equipamento móvel pelos funcionários crescem a cada instante.

Além de ser necessário ter o controle do equipamento fixo, preocupa-se também com o uso de equipamento móvel, ou seja, notebook, smartphone, pen drives, e outros afins. Sem dúvida nenhuma, isto dificulta o monitoramento das informações que transitam dentro e fora da empresa.

Interessante ressaltar que, a confiabilidade da informação deve ser tratada de uma forma tão serena e rigorosa pelos gestores, já que o vazamento de uma informação pode ser tão perigoso ao ponto de revelar o maior segredo de uma corporação.

Existem muitas maneiras de proteção, tais como a inserção de cláusulas em determinados contratos que restrinjam à fuga de informações. Esta cláusula de confidencialidade, ou mesmo um termo de responsabilidade se torna fator importante para garantir a segurança da informação, portanto, estes contratos precisam conter de forma bem clara o que é confidencial, o que é do funcionário e o que é da empresa.

Neste viés, rotular o documento confidencial, classificar a informação, inserir termo de informação confidencial em e-mails e documentos, usar certificação digital, bem como proteger dados que transitam em ftp, e-mail, pen drive, CD são algumas das diversas maneiras de prevenção.

As corporações não podem mais fechar os olhos para a gestão documental de seus negócios, devendo desde já planejar estratégias e projetos preventivos, implementando normas, processos e tecnologias que permitam garantir a saúde da organização.


Autor: Renzo Brandão Gotlib


Artigos Relacionados


Psicologia Da Formação

Segurança Nos Sistemas Reforça Os Planeamentos!

Não Devemos Acreditar Nos Que Dizem Que Planear Não é Preciso!

InformaÇÃo: Por Que Ela é O Recurso Mais Importante? (parte 1)

O Ciclo Da Aprendizagem Se Completa

Diferencial Competitivo

A Morte Anunciada De Um Lóbulo