Educação Com Espiritualidade Ecumênica



Equipe multidisciplinar da LBV reúne-se para capacitação e apresentação de cases de sucesso da Pedagogia do Cidadão Ecumênico.

Sob o tema "Sinergia Solidária", a Legião da Boa Vontade está promovendo, em vários pontos do Brasil, o Encontro Socioeducacional 2008, cujo objetivo é o de fortalecer o relacionamento das equipes que atuam em diversas frentes de trabalho, em especial, as multidisciplinares e as de comunicação. A iniciativa, além de sugerir uma interação entre os agentes em um ambiente proativo voltado à criatividade e ao desenvolvimento, propicia aos participantes que troquem experiências e acompanhem os cases de sucesso da Pedagogia do Cidadão Ecumênico (PCE).

Essa vanguardeira linha educacional, cuja metodologia é aplicada com êxito em todas as ações socioeducacionais desenvolvidas pela LBV em diferentes regiões do País, foi preconizada pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto, que explica: "Trata-se da Pedagogia de Deus, que é Amor, a qual capacita o indivíduo para viver a cidadania ecumênica, firmada no exercício pleno da solidariedade espiritual, humana e social. Na Pedagogia do Cidadão Ecumênico, a Pedagogia do Amor, do Carinho e do Afeto, o espírito possui lugar preponderante na nossa lide. Entretanto, na preparação de jovens e adultos para a subsistência neste mundo material de tecnologia jamais vista — e, paradoxalmente, na atualidade, tão instável para os que labutam pelo futuro próprio —, devemos levar na mais alta consideração que os educandos têm de ser com eficiência qualificados para a exigente demanda do acirrado mercado de trabalho. E mais: de tal maneira que não persigam um caminho em que a profissão para a qual se aprontaram não mais exista ao fim do curso. É essencial, pois, receberem formação eficaz para que sejam arrojados, empreendedores, de modo que possam suplantar os fatos supervenientes que, a qualquer instante, desafiam a sociedade, assustando multidões. (...) De nada adiantarão, portanto — digamos para argumentar —, planejamentos audaciosos se não houver quem tenha sido devidamente instruído para desenvolvê-los. Por isso mesmo, cuida do espírito, reforma o ser humano, e tudo se transformará!".

De acordo com as etapas do Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI)[1], a PCE tem transformado, diariamente, a vida de milhares de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos atendidos nas escolas, nos Centros Comunitários e Educacionais e nos lares da LBV, onde encontram novos rumos e alternativas para superar os desafios, alcançar a independência e, ainda, auxiliar outros que precisam de ajuda. É o caso de Jéferson Lima, 18 anos, atualmente no mercado de trabalho, que foi amparado pelo Lar e Parque Alziro Zarur, da LBV, abrigo localizado em Glorinha/RS e que atende crianças e adolescentes. Sua gratidão pela acolhida foi expressa nesta singela carta: "Esses anos aqui no Lar e Parque da LBV me fizeram um ser humano de verdade. Agradeço à LBV e aos meus amigos, que me ajudaram todo esse tempo; foi o melhor presente que recebi na vida. Jamais esquecerei os momentos que passei nesta Casa, porque me fez feliz por vários caminhos: a amizade, a união familiar, o espírito de equipe, a força de vontade e o companheirismo entre os colegas e funcionários. (...) Não sei o que seria de mim sem a LBV. Não teria futuro algum. Mas a LBV deu a luz no fim do túnel, e sou um cidadão glorioso. Muito obrigado".

Para saber mais sobre a Pedagogia do Cidadão Ecumênico e/ou conhecer as ações socioeducacionais da LBV, ligue para o tel. (11) 3225-4500 ou acesse o site www.lbv.org.br.




Autor: Legião da Boa Vontade


Artigos Relacionados


Pedagogia Do Cidadão Ecumênico

Por Que Fazer Estágio?

Áreas Verdes: Necessidades Urbanas

Arborização: Prática De Educação Ambiental Com A Comunidade

Viver Em Curitiba

Sexualidade Na Adolescência - Puberdade

Educação Ambiental - Meio Ambiente