Gravidez Precoce. Uma Problemática Social



A gravidez precoce é um sério problema social. Afinal, envolve dois jovens com potenciais em desenvolvimento que, em muitos casos, irão “queimar etapas”: provavelmente terão seus estudos interrompidos ou prejudicados, e assim as chances de boas colocações no mercado profissional, no futuro, diminuirão muito. Além disso, a saúde da menina corre riscos: uma gravidez precoce pode trazer sérios prejuízos a um organismo ainda em crescimento. As novas responsabilidades afetam as atividades próprias da idade, como a prática de esportes, os passeios etc. Muitos sonhos de adolescentes tornam-se difíceis de se realizar.

A sexualidade é um aspecto dos seres humanos relacionado não só à reprodução, mas também à afetividade. Deve ser encarada com naturalidade e com bastante responsabilidade.

Nossa sociedade é contraditória ao desestimular a prática sexual precoce nas meninas e encorajá-la nos meninos, mas isso não significa que estes devam ser menos responsáveis em relação ao sexo.

De qualquer forma, uma criança tem o direito de vir ao mundo com um pai e uma mãe que tenham maturidade e amor suficientes e condições materiais mínimas que lhes permitam proporcionar moradia, higiene, saúde e educação ao filho.

Se um casal não tem o básico nem para si, deve esperar um momento mais oportuno para ter um bebê. Para isso existem vários métodos anticoncepcionais eficientes (camisa de Vênus, DIU, Adesivos com hormônios, injeções de hormônios, Diafragma, pílula anticoncepcional, Óvulos espermicidas, camisinha feminina), porque a reprodução envolve vários aspectos: o emocional, o social, o biológico. Assim, esperam que as conseqüências da falta de informações / orientações sobre iniciação sexual precoce, a gravidez na adolescência, as doenças sexualmente transmissíveis tenham sido compreendidas, e que essa compreensão o auxilie a refletir sobre esses aspectos e, também, sobre consciente do seu corpo e da necessidade de viver a sexualidade de modo saudável e responsável. 

Ivoneide Medina Vani.
Autor: Ivoneide Medina Vani


Artigos Relacionados


Importância Da Drenagem Linfática Manual Em Gestantes

A Juventude

O Discurso / Mídia / Governo

A Perspectiva Construtivista De Ensino

Câncer De Mama

A Função Da Escola E Da Educação

A Avaliação Na Educação Infantil