Criação de Abelhas



As abelhas realizam um importante papel na natureza, que é o de polinização das espécies vegetais, contribuindo para o aumento das safras e garantindo a perpetuação das plantas.

Quando criamos de modo racional esses importantes insetos, fazendo uso de técnicas recomendadas, tornamos esta atividade viável, com as seguintes vantagens:

·As abelhas realizam a polinização dos vegetais;

·A apicultura pode ser desenvolvida em pequenas áreas;

·Em situações normais as abelhas não precisam ser alimentadas, pelo contrário, oferecem ao apicultor cera, própolis e sobras de seu alimento;

·Até mesmo o seu veneno (Apitoxina) é utilizado na medicina para combater o reumatismo;

·A atividade industrial da apicultura desenvolve-se junto à criação de abelhas;

·O mel, a cera, a própolis, a geléia real, a comercialização de núcleos e rainhas alcançam bons preços no mercado, permitindo lucros compensadores.

O principal produto da abelha é o mel.

A maneira mais comum de encontrarmos o mel é na forma líquida, formando uma solução saturada de açúcar. Também podemos encontrá-lo na forma cristalizada e, por último, o mel pode ser encontrado em favos protegidos por embalagens plásticas ou imerso em potes, juntamente com o mel líquido.

O mel é um excelente adoçante natural, encontrado em abundância nas flores e que somente as abelhas são capazes de aproveitá-lo. O mel sólido ou cristalizado apresenta um produto de superior qualidade.

A apicultura é uma atividade que entusiasma o iniciante, transformando-o muitas vezes em grande empreendedor. Mas nunca descarte a possibilidade desta atividade criar incômodos insuportáveis, especialmente para aqueles que estão se iniciando no trabalho de criação de abelhas.

Por isso recomendamos ao iniciante montar seu apiário com um número mínimo de colméias, entre 3 e 5, pois nesta fase da implantação do projeto vão surgindo as experiências que lhe dará condições de continuar ou não com a atividade.

O conhecimento básico sobre apicultura é também uma recomendação importante, uma vez que no momento há uma grande carência de pessoal qualificado para desenvolver essa atividade.

O principiante deve saber como se instala um apiário, uma colméia e o correto manejo com as abelhas (CENTEC, 2004).


Autor: Walberte Aparecida da Silva


Artigos Relacionados


Carreiras Na Indústria Do Petróleo

Viver Em Curitiba

Lendas Da Guerra

A Igreja Do Senhor

Simplesmente Amor

Fim De Tarde

Paisagens