Causas do Alcoolismo



CAUSAS DO ALCOOLISMO®

Por Leonardo Ramalho

 

Falar das causas do alcoolismo daria uma enciclopédia. No entanto, creio que a principal causa é beber o primeiro gole, pois independentemente de uma pessoa ter ou não problemas com bebidas alcoólicas, sabemos que em cada dose, ou em cada copo de cervejinha, vem junto o "tempero das vaidades", da raiva, do ódio... Bem como da alegria excessiva e de pseudo-emoções que criamos a partir da terceira dose, ou da terceira latinha de cerveja. Afinal, bebida alcoólica é uma droga, portanto causadora de sensações e emoções que de fato não existem, ou se existem podem se tonar "tempestades".

 

Mas, fisicamente, provoca reações reais no corpo e na mente, já que a massa muscular absorve o álcool como faz uma esponja de lavar pratos, daí é que surge a atrofia muscular e a incapacidade para dirigir.

 

Depois de encharcar a musculatura segue pela corrente sanguínea detonando as vitaminas que encontra pelo caminho. No caso da vitamina A, o bebedor começa a ter ressecamento da pele, insônia, irritabilidade e outras mazelas mais. Quando o álcool passa pelo cérebro, queima a vitamina B1, que é responsável pela memória recente e isto responde a pergunta de muitas pessoas que bebe demais numa festa e no outro dia não lembra da asneira que disse, ou da besteira que fez durante o pileque. Há casos que nem é necessário beber demais para afetar a memória recente, basta a pessoa está carente dessa vitamina... Ah, como as mulheres têm menos massa muscular do que os homens ficam de pilequinho bem mais rápido!

 

Nossa! Já escrevi demais! Portanto, parece-me mais fácil saber de alguns malefícios causados pela ingestão das primeiras latinhas de cerveja do que ler uma enciclopédia inteira sobre as causas do alcoolismo para evitar o primeiro gole.

 

Simplesmente não beber previne a doença, pois é raro uma família que não tenha ou já tenha tido um caso de alcoolismo entre seus membros, o que caracteriza a herança genética da doença do alcoolismo.

 

Afinal, beber é uma arte e para poucos. Além do mais, não é a bebida que faz um momento de vida especial, mas a emoção compartilhada com serenidade!

Evitar o primeiro gole é o princípio e o fim ®.

Leonardo Ramalho_ O Caduceu - 28/10/2008 17:23:51

Meu site:

http://br.geocities.com/caduceu_livro/leonardo_ramalho.html


Autor: Leonardo Ramalho_O Caduceu


Artigos Relacionados


Camaleão

Confesso

Uma Folha

ConsciÊncia PolifÓrmica

...e Quem Não Quer Possuí-la ?!!

Mais Uma Canção

Despoética