O Dom da Fé e o Agir de Deus



A PLENITUDE DO ESPÍRITO DE DEUS AOS SEUS FILHOS

Exôdo 15.2 à 5. O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei. O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome. Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus capitães afogaram-se no mar Vermelho. Os vagalhões os cobriram; desceram às profundezas como pedra.

Efésios 6.8 à 10: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

1ª Coríntios 12.1 à 13: A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados. Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus! Senão pelo Espírito Santo. Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar;a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito que realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente. Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

Como temos dimensionado o agir de Deus na vida dos que Ele chama por filhos?

Sabemos que aqueles a que Deus chama, Ele os chama segundo os seus propósitos, entretanto, em nossa maneira de ver religiosidade,julgamos a espiritualidade do irmão, do nosso semelhante, como se deuses o fossemos, não nos damos conta, que O mesmo Deus que nos chamou é Senhor daquele do qual fazemos juízo.

Na Palavra de Deus está que cada pessoa tem seu próprio chamado, e no seu chamado está a ação da Palavra de Deus, ou seja, toda a concretização da fé que a Palavra de Deus causa à vida daquele que dá crédito às palavras inseridas na Palavra escrita de Deus, segundo a Bíblia que temos lido e aceito como verdades que operam e libertam.

Traçar modos de agir na vida daqueles que Deus tem planos, é ter a presunção que podemos interferir na própria ação de Deus e na suaobra de aperfeiçoamento espiritual de cada um, os mesmos inseridos no corpo de Jesus Cristo, que é a Igreja dos que Nele confiam e que são chamados pela fé a aceitarem-No como Senhor e Salvador.

Jamais serão sistemas que nos levarão à presença de Deus, nem tradições, nem nossos próprios julgamentos, mas sim a nossa fé, que causa temor, que produz santificação, que nos faz buscar Graça, e que nos aumenta em amor para com o Deus e suas coisas, e para com o nosso próximo.

Ser cada um de nós uma benção é algo que precisa ser observado não comoaquele que é o portador da benção, mas como aquele quefoi agraciado por uma benção maior: A MISERICÓRDIA DE DEUS,e que tendo dado ouvido ao Senhor da Benção, torna-se um emissário do Reino da Graça do Senhor da benção. É crer nas promessas e aceitar que a Palavra de Deus, só se entende pelo dom da fé, que é rica em promessas das quais acatamos e aceitamos pela nossa própria fé. Cada um em sua proporção de fé. Mesmo que para isto, desejemos que o nosso próximo tenha nossa fé, na nossa medida, no nosso entendimento de sermos espirituais ou espiritualistas.

Então, crer que Palavra de Deus está completa, é simplesmente aceita-lá que em sua plenitude nada mais precisa ser acrescida, a não ser, procurar entende-la a que cresçamos no nosso dom de fé a que fomos agraciados, à cada dia, até atingirmos a estatura de varão perfeito.

Muitos tem desenvolvido a concepção de um Deus que age segundo as suas vontades. Eles O tem somente por ser Deus, sem atentar que precisam tê-Lo por Senhor. Deus é Deus na proporção da fé que cada um desenvolve e que buscam em acrescer. Alguns para isto, até acrescentam novos procedimentos de fazerem-se ser notados e assim desejam agradar ao Deus da Palavra, que diz: CLAMA A MIM e TE RESPODEREI.

O qual em outra parte da sua Palavra diretiva nos diz: EU SOU TEU DEUS QUE TE DIREI DA TERRA DA ESCRAVIDÃO, querendo nos livrar no antigo.

Evidentemente, não morávamos no Egito, mas todos nós ainda temos um tipo de Faraó que sedescuidarmos, nos fará amassar argila para criar muros que nos façam casas de morada do inimigo da nossa alma. Entretanto, como crer que isso também é verdade, se não aceitar na COMPLETUDE DA PALAVRA DE DEUS, escrita na Bíblia Sagrada ?

Fatos que se constatam quanto se pensa em ser "muito espiritual" é quando em nossas necessidades humanas somos alcançados por infortúnios, e desejamos que algodo sobrenatural aconteça, e ao pedirmos, muitas vezes nossas petições não são atendidas como desejamos. Então, nossa fé é abalada e é provada. Mas, este argumento também só o temos, porque reconhecemos na Palavra de Deus, o envolvimento dos preceitos da fé como regra para reconhecermos que Ele exista, e que em sua morada contemplando a todos INDISTINTAMENTE e atende-nos segundo a sua vontade.

Nossa Constituição brasileira precisou ser REFORMULADA, e ainda hoje, é acrescida por decretos e leis complementares, mas o nosso livro de REGRA de FÉ, não pode ser alterado na sua essência e nem haverá mudança na sua aplicação, eis que a essência do seu Mentor, fez transparecer o surgimento do meio da redenção de todo homem para com os céus, conforme João 3.16, mas também está em Apocalipse 1.3: Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.

Portanto, guarda o que tens adquirido para que ninguém venha roubar a tua coroa.

Valdir Carvalho – Cascavel – Paraná - 08.12.2008


Autor: Valdir Carvalho


Artigos Relacionados


Recado

Andarão Dois Juntos, Se Não Estiverem De Acordo.

Morada De Deus

Jesus Venceu O Mundo, Você Também Pode Vencer

Jesus Me Ama

Tu és...

O Que Nos Leva A Crer ?