A Teia De Sergregações



Este pequeno texto que aqui se segue, busca fazer um breve comentário sobre o texto de Leila Hernandez, que deixa claro seu intuito no inicio do texto, que não seria discutir em detalhe os movimentos de independência. No caso sul-africano, a história de sua união tem início na segunda metade do século XVII, mais precisamente em 1652, com o desembarque de boêres, no Cabo da Boa Esperança. Este posto foi um importante ponto fornecedor de carnes, legumes para navios que seguiam as Índias.

A Àfrica do Sul se torna um palco de movimentos de diversos paises que possuiam, intuito de ocupar a região. No século XIX quem predomina no dominio da região são os ingleses, levando em 1836 ao grand trek, expulsão dos africaderes para o interior da África em Joanes Burgo e em 1899 ao descobrimento de meta prescioso na região.

Em 1913, 5% das terras são destinadas aos africanos, em 1923 a resistencia é feita por meio de dois partidos o CNA(1923) e pelos africanderes do PN(1936) com influências nazistas.

Nos anos 60 e 70 há uma maior represão e aumento da segregação, neste período a resistência passa a ser mais evidente. Leis são instauradas, marcando a vioolência não só física mas também ideologica, os casamentos interracial são proibidos, os sul-africanos são obrigados a possuir um passaporte, um passe para transitar pelo país, bairros são separados existem bairros proprio para negros.

Nos anos 90 a sociedade africana ganha um porta voz importante, Nelson Mandela, que na frente do CNA, em 1991, marcando o fim do Apartheid co o referendo do ano. Neste momento passa a existir uma disputa interna para saber quem iria levar a frente o poder da África do Sul, influênciados pela transição promovida pelos africanderes, os conflitos agora hora são etnicos hora são partidarios, liderados por duas vozes, uma representando os xhosas e canalizados no nome de Mandela e outro que seria Inkata.

Em 1994 por desição democrática com 63% dos votos, Nelson Mandela vence as eleições para precidencia, após anos de lutas e prisões na sua vida, consegue entrar para a história de seu país.

Desta forma indentificamos as estrategias coloniais. A primeira seria a assimilação, onde se aceitava a participaçao dos negros mas não como direção do poder. A segunda estratregia seria a segregação, exclusão total de direitos civis.

Três grupos são importantes para se entender o texto de Leila Hernandez, um seria os que respondiam as vontaqdes da metrópole, os colonizadores,  o segundo seriam os colonos, pessoas que sairam da metrópole para tentar a vida na colônia. E por ultimo o que sofeu todas as atrocidades, os colonizados que são os africanos.

O ponto positivo, se é que se pode retirar pontos positivos da exploraçao, seria a unidade do idioma, a formação dos Estado Nacional e a formação de identidades comuns, diminuição dos conflitos etnicos antes da colonização e a diversificação econômica da região, e o maior ponto negativo seria a perda da cultura.

Autor: Wellington José Campos


Artigos Relacionados


Resenha Do Filme " Invictus"

O Cna E O Processo RevolucionÁrio Na Africa Do Sul

Filme "invictus"

Conhecendo O País Da Copa

Continente Africano

Mandela, Carnaval Da Bondade E Grupo Estado

Dissertação Sobre O Filme, Invictus.