Uma Importante Ferramenta de Vendas



Olá a todos !

Nunca fique com não, o que isso quer dizer ?

Eu acredito que essa é uma das mais poderosas ferramentas de atendimento e vendas, e ao mesmo tempo, lhe servirá em muitos outros tipos de situações.

Veja o exemplo:

Consumidor: Olá, voce tem esse produto na cor laranja ?
Vendedor: Não

O não que o vendedor deu, pode imediatamente acabar com o processo de compra. Ciente de que o cliente queria a cor laranja, o vendedor lhe informou que nao a possuía, e encerrou o assunto com um "não tenho, nao posso lhe ajudar". Simplesmente, disse não.

Agora veja de outra forma:

Consumidor: Olá, voce tem esse produto na cor laranja ?
Vendedor: Eu acho que laranja talvez eu nao tenha, mas voce gostaria de ver as outras opções que eu tenho ? são muito interessantes...
Consumidor: Er...nao sei, deixe eu dar uma olhada...

Viu como funciona de maneira diferente ? Ao invés de simplesmente encerrar o assunto, o vendedor lhe deu uma segunda opção, antes mesmo que o consumidor pensasse em uma segunda opção. Suposto que o cliente nao quisesse abdicar da cor laranja e repondesse "não" ao vendedor, analise bem:

QUEM DISSE NÃO FOI SEU CLIENTE, NÃO SEU VENDEDOR, NÃO VOCÊ.

Quando o não está sempre com você, sua loja não oferece ao seu consumidor o que ele precisa, quando o não está com seu cliente, fica sempre na mente dele: Ele me deu possibilidades, eu que não aceitei.

Pratique não ficar com "não". De sempre uma segunda alternativa, uma segunda opinião.

Imagine numa reunião:

Cliente: Voce pode me atender às 15h00 ?
Vendedor: Ás 15h00 nao posso lhe atender, mas pode ser às 16h00 ?

Viu como quando voce oferece possibilidades, fica mais fácil ?


Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com/
Autor: Caio Camargo


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