Gestão Esportiva



UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL ULBRA

GABRIEL PICARELLI MAFALDA

II  ESCOLA ABERTA EM DANÇA DE PORTO ALEGRE

PROFESSOR: MAURO

( GESTÃO ESPORTIVA )

Canoas

2006

 Introdução

O evento escola aberta em dança tem como enfoque  desenvolver a expressão corporal, a liberdade de movimento, a autonomia, a ludicidade, a criatividade, a interpretatividade e as qualidades físicas inerentes à prática da dança, reconhecendo sua importância no processo educativo e na formação integral (bio-psico-social) dos indivíduos, promover e incentivar a participação de pessoas de todas as idades nas oficinas e na formação de núcleos de dança nas escolas, proporcionando a (re) descoberta do movimento como expressão criativa, participativa e consciente, nos importantes momentos da vida (construção e/ou resgate da auto-estima, da consciência e harmonia corporal), vivendo o corpo de maneira mais satisfatória e gostando de se expressar através dele,  reconhecer e prestigiar o trabalho desenvolvido nas escolas integrantes do Projeto Escola Aberta para a Cidadania, aos finais de semana, oportunizando-se tão somente as apresentações artísticas, bem como a capacitação técnica de professores e oficineiros de dança,  valorizar e enaltecer o folclore, a religião, a espiritualidade, a livre manifestação artística e cultural através da dança, ampliando o acesso à arte e à cultura de um número cada vez maior de pessoas, contribuindo-se com o desenvolvimento de uma visão crítica do mundo e na formação de cidadãos responsáveis e participativos da sociedade em que vivem.

2.1 Local e Data

Realizada no dia 21 de outubro de 2006 na Usina do gasômetro

2.2 Horário

Dás 13hs e 30min até as 19hs.

- 2.3 Período para Inscrição -

As inscrições no II Escola Aberta em Dança foram realizadas nas Coordenadorias Regionais de Educação, mediante o preenchimento de ficha técnica (ficha de inscrição) e o seu encaminhamento à Equipe do Desporto, via fax e e-mail .

Na modalidade de conjunto, foi permitida a inscrição de, no máximo 20 participantes (bailarinos ou dançarinos) por Coordenadoria Regional de Educação.

2.4 A  Participação

A participação no II Escola Aberta em Dança foi mediante inscrição, observado os critérios de categoria e modalidade estabelecidos neste Regulamento e respeitado as normas abaixo:

# no evento o permitido foi de apenas 01 (uma) apresentação por Coordenadoria Regional de Educação (CRE);

# Cada CRE é responsável pela realização de etapa(s) eliminatória (s) em suas regiões conforme o nº. de inscritos, escolas de abrangência e seus municípios.

2.5 Apresentação das Danças

Os participantes tiveram de estar, no mínimo, 01 (uma) hora antes de suas apresentações na uzina do gazometro.

Os participantes tiveram de  enviar até a data, de um mês antes do evento, suas músicas gravadas em CD ou MD, sendo que estes tiveram que  conter somente o tema musical correspondente à coreografia, claramente identificada;

Obs.: as músicas foram sujeitas à prévia aprovação pela Comissão Organizadora do evento.

2.5.1 Os estilos de danças foram:

# Dança do Ventre

# Dança de Rua

# Dança de Salão

# Dança Folclórica

# Jazz

# Clássico

# Neoclássico

# Estilo Livre

2.5.2Foram dividido em categorias, sendo elas:

Categorias

Tempo de palco solo, trio.

Tempo de palco - conjunto

Infantil (7 a 11 anos)

03 (três) minutos

05 (cinco) minutos

Juvenil (12 a 16 anos)

04 (quatro) minutos

07 (sete) minutos

Adulto (a partir de 17 anos)

05 (cinco) minutos

08 (oito) minutos

Melhor Idade  (acima de 55 anos)

05 (cinco) minutos

08 (oito) minutos

 

2.5.3 O Cronograma das Apresentações

I - O  Ensaio Geral

Foi  permitido a todos os participantes do II Escola Aberta em Dança realizar um ensaio de suas coreografias no local do evento, antes do Espetáculo de Dança, respeitado os  critérios e horários pré-estabelecidos pela comissão organizadora.

II - O Espetáculo

O espetáculo foi realizado através de 29 (vinte e nove) apresentações previamente selecionadas pelos Coordenadores Regionais do Projeto e pelos Dinamizadores. Cada CRE inscreveu uma representação para o espetáculo, independente da modalidade e categoria previstas neste Regulamento.

2.6 Premiação

Troféus de 1º, 2º e 3º lugares, bem como troféu destaque ao melhor coreógrafo e revelação do festival entre os grupos participantes.

2.7 Transporte

O transporte foi Coletivo (dividido  por mais de uma CRE ), de acordo com o número de inscritos. Exclusivo para participantes, coordenadores do Projeto e número pré-estabelecido de acompanhantes.

 2.8  Hospedagem

A hospedagem dos participantes do II Escola Aberta em Dança foi feita em alojamentos organizados nas dependências de escolas estaduais (salas de aula e ginásios de esportes).

Os participantes tiveram de trazer colchonetes, roupa de cama (lençóis, travesseiro, cobertor); bem como material de higiene pessoal.

2.9 Alimentação

A alimentação dos participantes do II Escola Aberta em Dança foi oferecida  de acordo com o cronograma de atividades e dia de chegada dos participantes.

As escolas que chegaram na sexta-feira dia 20 de outubro, tiveram direito a jantar   café da manhã e lanche a tarde, as demais escolas tiveram direito a café da manha, onde era servido no restaurante na secretária da educação.

2.10 Numero total de participantes:

398 pessoas, entre elas crianças, adolescentes, jovens e professores.

2.11 Apoio

Unesco, secretária da educação e prefeitura de porto alegre

II  ESCOLA ABERTA EM DANÇA de Porto Alegre

3º LUGAR 2006

EEEF TRAVASSOS ALVES

II  ESCOLA ABERTA EM DANÇA de Porto Alegre

2º LUGAR 2006

EEEF CUSTÓDIO DE MELLO

II  ESCOLA ABERTA EM DANÇA de Porto Alegre

CAMPEÃ 2006

EEEF OSWALDO VERGARA

Conclusão

Verificou-se que um projeto dentro das escolas, abrindo elas nos finais de semana, colocando as crianças em oficinas de dança, entre outros, houve um espetáculo de muita alegria, criatividade e motivação entre elas, em um evento de competição de coreografias entre Regiões, muito amigável, sem disputas.


Autor: Gabriel Picarelli Mafalda


Artigos Relacionados


Impacto Do Sistema De Produção De Alimentos No Meio Ambiente

Receitas De Molhos De Pimentas

Profecias De Daniel

A Modernização Do Sistema De Aquisição De Bens E Serviços No âmbito Da Universidade Do Estado Do Amazonas - 2ª. Parte

Recompensa

Pensamento

Sombras Da Vida