Adequações ISO 9001:2008



Publicada no mês de novembro e de acordo com o site da ISO (International Standardization for Organization) a atual revisão 2008 da ISO 9001, traz as alterações de alguns requisitos em relação a norma anterior. As empresas certificadas nesta norma devem realizar as adequações em seu sistema de gestão da qualidade no prazo máximo de um ano contando da data de publicação da norma. Na atual revisão notamos que a essência da norma não foi alterada, onde estão os oito princípios de gestão na sua abordagem por processos, os impactos nos Sistemas de Gestão da qualidade dependem da necessidade de atendimento dos requisitos da empresa (produto e serviço). Vide abaixo:

BORA NOS ADEQUAR!

Compreendendo as mudanças no atendimento dos requisitos da NBR ISO 9001:2008

Por Juliana Ferreira

Quando utilizamos os requisitos de uma determinada norma, nosso maior interesse é encontrarmos orientação para realizarmos um produto e/ou um serviço de forma padronizada, conhecida que produza resultados e que resultem em garantias aos nossos clientes. Com a Norma ISO 9001:2008 não é diferente, muitos empresários visam a implantação dos requisitos desta norma em sua empresa pela essência dos benefícios que podem impactar em sua gestão, porque a manutenção destes requisitos proporcionam uma gestão eficaz aliada a melhoria continua de suas atividades. Publicada no mês de novembro e de acordo com o site da ISO (International Standardization for Organization) a atual revisão 2008 da ISO 9001, traz as alterações de alguns requisitos em relação a norma anterior. As empresas certificadas nesta norma devem realizar as adequações em seu sistema de gestão da qualidade no prazo máximo de um ano contando da data de publicação da norma. Na atual revisão notamos que a essência da norma não foi alterada, onde estão os oito princípios de gestão na sua abordagem por processos, os impactos nos Sistemas de Gestão da qualidade dependem da necessidade de atendimento dos requisitos da empresa (produto e serviço). Vide abaixo:

Continua vigente: Os títulos e campo de aplicação e estrutura.

Melhorias: Maior clareza e melhoria na tradução, sinergia com os conceitos da gestão ambiental da NBR ISO 14000, o foco também aumenta para os resultados e a melhoria contínua.

AS MUDANÇAS:

0.1 Generalidades: Esclarece a questão da conformidade com os requisitos regulatórios e estatutários, que devem ser atendidos quando se referem ao produto.

1. Escopo: Atenção na preocupação com o atendimento a requisitos regulamentares e estatutários para o produto, abrangendo o produto adquirido e o resultante dos estágios intermediários da produção.

3. Termos e Definições: Exclusão da definição fornecedorXorganizaçãoXcliente.

4.1. Requisitos Gerais: O texto esta mais explicativo, permitindo que as organizações definam os controles a serem aplicados aos processos terceirizados.

4.2 Requisitos de Documentação: Melhor esclarecimento para as empresas definirem os documentos e registros necessários para garantir a eficácia dos seus processos, além dos já requeridos pela norma. Exclusão da letra (g) e na sub-claúsula no item 4.2.3, fica definido que os documentos de origem externa que devem estar sob controle são os necessários para o planejamento e operação do SGQ. O item 4.2.4 – controle de registros foi completamente revisado, e estipulou-se que os "registros estabelecidos para fornecer evidência de conformidade com os requisitos e da efetiva operação do SGQ devem ser controlados"

6.2.2 Competência, Treinamento e Consciência: Alterado significativamente em relação a foco na atividade de treinamento, e entendido agora como condição necessário para chegar às competências necessárias, com a determinação das competências necessárias para o pessoal que afeta a conformidade com os requisitos do produto. Excluída a avaliação de eficácia dos treinamentos, focando o desenvolvimento integral das competências.

6.3 Infra Estrutura:Inclusão de mais um exemplo dentro da letra c): Serviços de apoio como sistemas de informação.

6.4 Ambiente de Trabalho: Incluída nota: O termo ambiente de trabalho relaciona-se às condições necessárias para atingir a conformidade com os requisitos do produto tais como salas limpas, precauções anti-estática e controles de higiene.

7.2.1 Determinação dos Requisitos Relacionados ao Produto: Incluída uma nota para esclarecimento: Atividades de pós-entrega podem incluir ações durante o período de fornecimento de garantia, obrigações contratuais tais como serviços de manutenção, serviços complementares como reciclagem ou disposição final.
7.3.1 Planejamento de Projeto e Desenvolvimento: Esclarecido: "Análise crítica, verificação e validação de projeto têm propósitos distintos. Eles podem ser conduzidos e registrados separadamente assim como em qualquer combinação adequada ao produto e à organização".

7.3.3 Saídas de Projeto: uma pequena mudança no texto para "as saídas de P&D devem estar em um formato adequado para verificação contra as entradas de P&D", além de: "fornecimento de serviços inclui preservação do produto".

7.5.2 Validação de Processos: Incluídas duas notas:
Nota1: Para muitas organizações de serviços, o serviço fornecido não permite a imediata verificação antes da entrega. Estes tipos de processos deveriam ser considerados e identificados durante o estágio de planejamento (ver 7.1).

Nota 2: Processos tais como soldagem, esterilização, treinamento, tratamento térmico, serviços de call center ou atendimento de emergências podem requerer validação.

7.5.3 Identificação e Rastreabilidade: Esclarecido que a organização deve identificar a situação de inspeção do produto por toda a sua realização.

7.5.4 Propriedade do Cliente: Esclarecido em nota que dados pessoais também são propriedade do cliente.

7.6 Controle de Equipamentos de Medição e Monitoramento:Esclarecido que o equipamento deve estar identificado para permitir que a sua situação de calibração seja conhecida.

Inclusão de duas notas: Equipamentos de medição incluem equipamentos para medir ou monitorar que são usados para monitorar conformidade com requisitos; e Confirmação da habilidade de software de computador em satisfazer a intenção de uso incluiria o gerenciamento de sua configuração e verificação para manter sua adequação ao uso.

8.2.1 Satisfação do cliente: Passa a ser considerado um indicador e não mais uma medição da performance do SGQ.

8.2.2 Auditoria Interna: Incluída a obrigatoriedade de manter registros da auditoria e de seus resultados.

8.2.3 Medição e Monitoramento dos Processos: Incluído uma nota para esclarecer que o tipo de monitoramento a ser aplicado depende do impacto do processo no atendimento aos requisitos do produto na eficácia do SGQ.

8.3 Controle de Produto não Conforme: incluída a letra d) que requer, quando praticável, a organização deve tomar as ações apropriadas aos efeitos ou potenciais efeitos de uma não conformidade detectada após a entrega ou uso do produto.

8.5.2 e 8.5.3 Ação Corretiva e Ação Preventiva: Esclarecido que análise de ação corretiva e preventiva refere-se a análise da eficácia de tais ações.

Anexo A: Traz uma correlação entre os requisitos da norma ISO 9001:2000 e ISO 14001:2004.

Os demais itens não sofreram alteração.


Autor: Juliana Ferreira


Artigos Relacionados


Por Que Implantar A Ohsas 18001?

Segurança Nos Sistemas Reforça Os Planeamentos!

Áreas De Atuação De Um Administrador

Mercado Compartilhado – Modelo Aplicado à Gestão De Empresas De Alto Crescimento Em Ambiente Dinâmico E Competitivo

A Inadimplência E A Suspensão Do Fornecimento De Energia Elétrica

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

GestÃo