Humanização do Atendimento no SAMU



HUMANIZATION OF THE ASSISTENCE IN A UNIT OF SAMU

Orientadora: Prof.ªTATIANEFERNANDES ALVES

AC Coordenador ProfºEnfº Anselmo Amaro dos Santos.

Avenida Rangel Pestana 147

Vila Matias – SANTOS – SP

CEP 11045-300

FERNADA KELLY FERREIRA NUNES

REGINA CLAUDIA RIGUEIRAL PONCE ALONSO

RESUMO

Objetivos: identificar a percepção do trabalhador de enfermagem e dos usuários quanto à humanização da assistência em uma unidade de SAMU. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, e com abordagem quantitativa. Foram entrevistados 21 usuários e 21 profissionais de enfermagem da mesma unidade de SAMU. Para a coleta dos dados, foram utilizados dois questionários do tipo estruturado, um voltado aos usuários e outro voltado aos profissionais de enfermagem do serviço. Resultados: Apesar da incompatibilidade da respostas entre os profissionais e os usuários podem concluir que a maioria dos profissionais de enfermagem do atendimento pré-hospitalar de urgência compreende os princípios da humanização no atendimento e aplicam os mesmos durante sua rotina profissional. Após a coleta de dados utilizou-se da estatística descritiva com uso de cálculos percentuais e apresentação de resultados em gráfico e tabelas discutidos e analisados. Conclusões: a prática de um cuidado humanizado é fundamental para a melhora da qualidade do atendimento prestado pelo serviço de enfermagem, e a opinião dos usuários é um dos principais caminhos para a obtenção de excelência no atendimento.

Palavras-chave: enfermagem; humanização; satisfação do usuário; sistema de saúde; atendimento pré-hospitalar.

Objectives: to identify the perception of the worker of nursing and the users how much to the humanization of the assistance in a unit of SAMU. Method: this paper includes a exploratory and descriptive research, with quantitative boarding. Twenty-one users of the SAMU and 21 professionals of nursing of the same unit of SAMU in which the users had been taken care of had been interviewed. For the collection of the data, two structuralized questionnaires had been used, one directed to the users of the SAMU and other directed to the nursing professionals of the service. Results: Despite the inconsistency of responses between professionals and users can conclude that the majority of Nurses of pre-hospital emergency understands the principles of humane care and in implementing them during their routine training.After collecting the data was used for descriptive statistics with a percentage calculations and presentation of results in graph and table discussed and analyzed. Conclusions: the practice of a humanized care is basic for the improvement of the quality of the attendance given for the nursing service, and the opinion of the users is one of the main ways for the attainment of excellent in the attendance.

Keywords: nursing; humanization; satisfaction of the user; health system; pre-hospital care.

Introdução

O tema proposto para este projeto de pesquisa é Humanização no SAMU.O atendimento pré-hospitalar é a assistência prestada em um primeiro nível de atenção, aos portadores de quadros agudos, de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica, quando ocorrem fora do ambiente hospitalar, podendo acarretar seqüelas ou até mesmo a morte. (1)

A assistência pré - hospitalar abrange um conjunto de procedimentos técnicos prestados a uma vítima de acidente ou doença, no menor tempo possível no local da ocorrência e com um transporte seguro ao estabelecimento de saúde que seja mais adequado à necessidade assim como visando sempre o bem estar biopsicossocial espiritual do paciente. (2)

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Autor: Regina Claudia Rigueiral Alonso | Fernada Kelly Nunes


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