Curiosidades Bíblicas (5)



Um Porto Importante

O porto de Tiro, porto marítimo da antiga Fenícia, no Mediterrâneo, é descrito pelo profeta Ezequiel como um entreposto comercial de grande movimento. Por ali, há uns 600-700 anos antes de Cristo circulavam as seguintes mercadorias:

  1. Tecidos
  2. Púrpura
  3. Cássia
  4. Prata
  5. Obras bordadas
  6. Cana aromática
  7. Ferro
  8. Seda
  9. Panos preciosos para carros
  10. Estanho
  11. Corais
  12. Chumbo
  13. Cristais
  14. Cordeiros
  15. Escravos
  16. Trigo de Minite
  17. Carneiros
  18. Vasos de bronze
  19. Confeitos
  20. Bodes
  21. Cavalos
  22. Mel
  23. Perfumes
  24. Jockeys
  25. Azeite
  26. Pedras preciosas
  27. Mulos
  28. Bálsamo
  29. Ouro
  30. Marfim
  31. Vinho de Hebrom
  32. Fardos de jacinto
  33. Ébano
  34. Lã branca
  35. Tapetes
  36. Esmeraldas
  37. Ferro polido (Será que era aço?).
  38. Cordas fortes
  39. Cofres

Estas mercadorias tão diversificadas eram trazidas por uma infinidade de povos. Na Bíblia são citados os habitantes de:

  1. Társis
  2. Arábia
  3. Javã
  4. Quedá
  5. Tubal
  6. Seba (ou Sabá).
  7. Meseque
  8. Raamá
  9. Togarma
  10. Harã
  11. Dedã
  12. Cane
  13. Síria
  14. Éden
  15. Judá
  16. Assur (ou Assíria).
  17. Israel
  18. Quilmade
  19. Damasco
  20. Várias ilhas não nomeadas

Observe-se um detalhe muito importante: Pelo fato da tribo de Dã ter se imposto como um povo de exploradores e navegadores, ela terminou sendo uma nação independente de Israel e de Judá que são citadas separadamente nesta relação. (Ezequiel27:12-24).

Onipresença de Cristo

Enquanto estava na terra, Jesus falou coisas que demonstram algo sobrenatural, grandioso e, até um certo ponto, incompreensível para a nossa mente finita. Por exemplo, quando ele estava conversando com Nicodemos, afirmou:

- Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que ESTÁ no céu (João3:13).

É claro que Ele estava na terra, mas ao mesmo tempo declarava para Nicodemos que também estava no céu. Não é incrível?

Mais tarde, conversando com os fariseus, voltou a afirmar esta prodigiosa realidade. Os judeus ficaram completamente confusos, pois não entenderam o aspecto sobrenatural do que Ele estava dizendo:

- Vósme buscareis, e não me achareis. e onde eu ESTOU vós não podeis VIR.(João7:34).

Jesus não disse estarei, mas estou.Os judeus, contudo, com a mente voltada apenas para a dimensão terrestre, retrucaram:

- Para onde irá este, que o não acharemos?(v-35).

Em João14:3, Jesus continua a afirmar aquela prodigiosa maravilha. A RC conseguiu um tradução diferente, mas a RA seguiu coma verdade vislumbrada pelo evangelista, pois grafou assim:

"E quando eu for, e vos preparar o lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu ESTOU estejais vós também."

A Maior Diversão

O homem, na sua carreira humana, sente necessidade de lazer, diversão. Sente vontade, de ver em quando, de fazer uma "higiene mental". Vejamos como, nos textos que se seguem, alguns escritores sagrados demonstram queBíblia é a maior diversão que existe para o filho de Deus:

Salmos1:2-"Tem o seu prazer na lei do Senhor."

Jeremias15:16-"Achadas as tuas palavras, logo as comi. as tuas palavras me foramGOZO DE ALEGRIA para o coração."

Salmos 19:8-"Os preceitos do Senhorsão retos, e ALEGRAM o coração."

Salmos119:14-"Mais meREGOZIJO com o caminho dos teus testemunhos, do que com todas as riquezas."

Salmos119:47-"Terei PRAZER nos teus mandamentos os quais EU AMO."

Diversões são inventadas para ajudar o homem a livrar-se da angústia existencial mas esta não é a única angústia que assola a humanidade. A maior de todas é a angústia metafísica. Aqueles que não têm na Bíblia a maior diversão, porque nela não crêem, vêem-se lançados neste mundo, aparentemente sem motivo, e condenados à morte. O salmista demonstra que a Lei do Senhor, Sua bendita Palavra, é o melhor antídoto contra tais crises:

"Não fosse a tua lei ter sido O MEU PRAZER, há muito já teria eu perecidoNA MINHA ANGÚSTIA."(Salmos119:92).

Estranha Cerimônia

Em Israel foi instituída uma lei esquisita referente a uma "água de separação" que era aspergida sobre como expiação do pecado.

Esta água era preparada com cinza de uma bezerra "RUIVA", ou "VERMELHA", conforme outras traduções.

A água também era chamada de "água de purificação".

Veja quantas exigências eram feitas em relação á novilha ruiva:

1.Tinha que ser sem mancha e sem defeito.

2.Não podia ter levado jugo.

3.Era oferecida pelo segundo sacerdote.

4.Era degolada sete vezes parra a frente da tenda da congregação.

5.Era completamente queimada.

6.No meio do incêndio da bezerra eram lançados pau de cedro, hissope e carmesim.

7.Suas cinzas eram misturadas com água e esta água servia para a purificação.

8.O sacerdote que a queimara, e o que apanhava a cinza tinham que passar por severa purificação posterior.

E tudo isto servia para a purificação de carne.(Números 19:1-10).

Mais tarde, na epístola aos Hebreus, tal prática é citada:

"Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza duma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto á purificação da carne..." (Hebreus 9:13).

Israel Habitou no Egito Quatrocentos ou Quatrocentos e Trinta Anos?

Em Êxodo12:40 lemos que o tempo que os israelitas habitaram no Egito foi de 430 anos.

Quanto Estevão, em seu último sermão perante os judeus, citou tal acontecimento, arredondou este número, afirmando:

"E falou Deus assim: Que a sua descendência seria peregrina em terra estranha, e a sujeitaria á escravidão, e a maltratariam porQUATROCENTOSanos." (Atos 7:6).

Existem muitos comentaristas que preferem descartar-se logo do problema, dizendo simplesmente que os orientais gostam de arredondar os números.

É preferível, porém, diante de caso assim, examinar um pouco mais. Como a Bíblia explica aBíblia, vamos examinar outra referência que pode lançar alguma luz sobre a aparente discrepância:Gálatas 3:7.

"Mas digo isto: Que tanto sido o testamento anteriormente confirmado por Deus, a leu, que veioQUATROCENTOS E TRINTA anos depois,não o invalida, de forma a abolir a promessa."

Realmente o tempo determinado por Deus foi que o povo de Israelseria maltratado durante 400 anos redondos.

Desde a chegada de Moisés, trazendo as pragas da a parte de Deus, até quando o povo recebeu a Lei, houve um lapso de tempo de MAIS TRINTA anos.

Quando Animais Sofreram Por Causa do Homem?

Os inocentes sempre sofrem por causa dos homens, tanto nos momentos em que se guerreiam uns aos outros, como nas horas em que vem castigo da parte de Deus.

Quando Deus mandou o dilúvio, amaioria quase absoluta doa animais existentes morreu junto os homens.

O mesmo aconteceu quando vieram as pragas do Egito. Veja:

"Eis que a mão do Senhor será sobre teu gado, que está no campo, sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois, com PESTILÊNCIA GRAVÍSSIMA."(Êxodo 9:14).

Coitadinhos deles, não?

Acreditamos, também, que ao descer fogo e enxofre sobre Sodoma, Gomorrae as cidades da campina, muitos animais inocentes morreram, sem falar nos seres minúsculos que povoam a terra.

Uma profecia de Oséias dá conta que nos últimos dias, como conseqüênciados últimos juízos de Deus sobre os homens, os animais voltarão a sofrer por causa deles:

"Por isso a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá COM OS ANIMAISdo campo eCOM AS AVES.até OS PEIXES do mar serão tirados."(Oséias4:3).

Maria de Betânia Era Uma Mulher Pecadora

Maria de Betânia, irmã de Lázaro de Marta, é a mesma mulher pecadora referida emLucas 7:37,38:

"E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa da casa do fariseu, levou um vaso de alabastrocom ungüento. e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos. e beijava-lhes os pés e os ungia com o ungüento."

No Evangelhode Mateus descobrimos que Simão, o fariseu que convidou Jesus para jantar, era leproso e morava em Betânia, a mesma aldeia onde morava a família de Lázaro. (Mateus26:6).

Betânia era uma espécie de subúrbio de Jerusalém, pois ficava a menos de três quilômetros dali.

O bálsamo que Maria usou era muito caro. Mateus diz que os discípulos ficaram indignados com aquele "desperdício".(Mateus26:8,9).

Ele diz que foram "os discípulos" que reclamaram, incluído, assim a todos.

Marcos diz que foram "alguns entre si" que se indignaram e nem chega a dizer se eram ou não discípulos. Podiam ser outros convidados para o jantar.

No Evangelho de João temos mais detalhes desse memorável jantar. Vemos que toda a família de Lázaro estava presente. Ele estava com Jesus à mesa e Marta, como era de sua índole e costume, estava servindo aos convivas.(12:2).

Também descobrimos a quantidade de nardo que ela usou (uma libra e uma avaliação do preço(trezentos denários).(12:3).

Tendo em vista que um denário pagava a diária de um trabalhador braçal, concluímos que o nardo tinha o valor de 300 dias de trabalho, o que era uma pequena fortuna.

No quarto evangelho nem há registro da indignação "dos discípulos", nem de "alguns", mas há uma declaração clara de que foiJudas Iscariotes o que se indignou e calculou o preço do nardo.

Podemos concluir três coisas aqui:

Judas pode ter influenciado alguns dos convidados (incluindo os discípulos), a se indignarem junto com ele.

A família de Lázaro era uma família de grandes posses.

Judas valorizou o nardo dez vezes mais do quea vida do Senhor Jesus, a quem ele vendeu por apenas trinta denários.

A Mariaque ungiuJesus, foi sem dúvida, a irmã de Lázaro, pois no capítulo 11 do Evangelho de João, lemos:

"Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava enfermo, era A MESMAque ungiu com bálsamo o Senhor e lhe enxugou os pés com os seus cabelos."(v.2).

Logo, Maria de Betânia, aquela mulher que se assentou, de maneira submissa e piedosa, aos, pés de Jesus, para ouvir suas palavras, e que foi por Ele elogiada, por ter escolhido a melhor parte, era a mesma mulher que foi identificada pelo evangelista Lucase pelos convidados do jantar comuma mulher "pecadora".(Lucas7:37.39).

Que tipo de "pecadora" seria ela? Dificilmente seria uma meretriz, pois a família parece bem rica para tal artifício. Talvezfosse uma mulher de vida mundana.

Não sabemos exatamente que tipo de pessoa foi Maria, o que sabemos com certeza é que, depois, ela "escolheu a melhor parte" (Lucas 10:42), ou seja, converteu-se a Cristo e passou a ter uma vida maravilhosa.

DaviEra o Oitavo ou o Sétimo Filho de Jessé?

Quando Samuel foi ungir o futuro rei de Israel, sucessor de Saul, por ordem de Deus, dentre os filhos de Jessé, o texto sagrado demonstraque Davi era o oitavo filho. Veja:

"Assim fez passar Jessé a seus SETEfilhos diante de Samuel: porém Samuel disse a Jessé: O Senhornão escolheu a estes."(I Samuel 16:10). Tornou-se patente que foram examinados SETE filhos e nenhum deles satisfazia as exigências divinas.

O texto que vem a seguir mostra que, além daqueles SETEfilhos, ainda havia um, que era Davi.

"Perguntou Samuela Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu:Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha. Então mandou chamá-lo, e fê-lo entrar."(vv. 11,12).

Em I Crônicas 2:13-15 encontramos relacionados os filhos de Jessé, nomeado-se inclusive a posição de cada um na família:

"Jessé gerou a Eliabe, seu primogênito (o mesmo que Samuel pensou ser o escolhido de Deus, cf. i Samuel 16:6)., a Aminadabe, o segundo, a Siméia, o terceiro, a Natanael, o quarto, a Radai, o quinto, a Ozém, o sexto, e a Davi, o SÉTIMO."

O que terá acontecido? Umadivergência entre os escritores sagrados, o erro de algum copista dos manuscritos ou é porque, após o acontecimento da unção. Morreu um dos filhos de Jessé?

O mais provável é que um dos filhos de Jessé havia morrido.

Jesus Convidou os Discípulos Para o Jantar ou Para o Desjejum?

Tenho descoberto, cada vez mais, que a Bíblia da Edição Revista e Corrigida é praticamente uma tradução literal da Bíblia inglesa conhecida como "King James Version".

Nesta última, em João 21:12, Jesus diz: "Come and dine". ("Venham e jantem").

Os tradutores da RC traduziram, "vinde, jantai".

Ora, como Jesus iria convidar os discípulos para JANTAR, se, conforme diz o contexto, sendo JÁ DE MANHÃ, Jesus se apresentou na praia (João 21:4).?

Nas versões americanas "New International Version" e "Interlinear", o convite já é diferente:

- "Come and have breakfast".

Sabemos que o BREAKFAST é a PRIMEIRA refeição do dia para os povos de fala inglesa.

Sabemos também que palavra "dine" a que se refere a King James é o verbo do substantivo "dinner", que é a maior refeição do dia, tanto podendo ser jantar, como o almoço, entre os ingleses. Os americanos é que se ativeram mais ao significado de "jantar".

As versões Atualizada, e Contemporânea, da nossa Bíblia em português, e a "Today's English Version", não se arriscando muito e preferindo simplesmente. "Vinde COMER", o que desobriga o problema da hora.

A tradução New World registrou "Vinde, tomai o vosso primeiro almoço".

Tudo isto, junto com o versículo 15 ("Depois de terem jantado")., deriva da expressão grega "ARISTESSATE", que, segundo a "Analytical Concordance to the Bible", significa oDESJEJUM!

"Jantar, em grego, é uma expressão completamente diferente: "DEIPNOU".

Mistérios em Alguns Acontecimentos Bíblicos

EmÊxodo, nos capítulos 7 e 10, encontraremos Moisés, por ordem de Deus, pedindo a Faraó que ele permite que o povo de Israel saia do Egito. O que é estranho,porém,é que Moisésnão pediu a Faraó para deixar o povo IR EMBORA,mas simplesmente pediu que deixasse o povo ir ao deserto, para oferecer sacrifícios ao Senhor.

A estratégia era boa. Depois de sair, era só continuar a viagem e.. pronto! Estariam livres.

Boa tática, mas, perguntamos, foi correta a ética apresentada?

O mais sério foi o argumento que Moisés usou para tentar convencer a Faraó que todo o gado deveria ir junto. Veja:

"Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor: somente, fiquem as ovelhas e vossas vacas: vão também convosco as vossas crianças. Moisés, porém, disse: Tu Também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao Senhor nosso Deus: porque daquele havemos de tomar, para servir ao Senhor nosso Deus: porque não sabemos com quehavemos se servir ao Senhor, até que cheguemos lá."

Será que Deus estava aprovado todos estes engodos para convencer Faraó? Tudo indica que sim. Na Bíblia encontramos outros engodos semelhantes.

Jacó enganou o sogro Labão que, por sua vez, havia enganado o genro. Antes disso Jacó e sua mãe enganaram Isaque para conseguirem a benção de primogenitura.

Abraão enganouAbimeleque, dizendo que Sara era sua irmã, o que era verdade, mas a intenção foi outra. Isaque também usou do mesmo artifício. Tamar enganou Judá, seu sogro, para dele conceber e poder suscitar descendência ao seu marido falecido.

O assunto fica mais complexo quando nos lembramos que o próprio Deus enganou o homem várias vezes. Vejamos alguns casos:

Em I Reis 22 Deus resolve levar Acabe a uma guerra suicida. Emumareunião de anjos do céu. Ele pergunta:

"Quem enganará a Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? Um dizia desta maneira, e outro de outra. Então saiu um espírito e se apresentou diante do Senhor e disse: Eu o enganarei. Perguntou-lhe o Senhor: com que?

Respondeu ele: Sairei e serei espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas. Disse o Senhor: tu o enganarás, e ainda prevalecerás. Sai, e faze-o assim." (I Reis 22:-22).

O profeta Micaías confirma mais ainda o fato quando diz: "Eis que o Senhor pôs o espírito mentiroso na boca de todos estes teus profetas, e o Senhor falou o que é mau contra ti."(I Reis22:23).

Em Ezequiel encontramos um afirmação surpreendente, dentro desta linha de raciocínio. Veja: "Se o profeta for enganado, e falar alguma coisa, eu, o Senhor, ENGANEI esse profeta. estenderei a minha mão contra ele, e o eliminarei do meio do meu povo Israel." (Ezequiel 14:9).

Aos que não acolheram o amor da verdade para serem salvos, "Deus lhes manda aoperação do erro, para darem crédito à mentira."(II Tessalonicenses2:10,11).

Jesus afirmou aos discípulos que falava por parábolas para que a maioria dos ouvintes NÃO ENTENDESSE o que ele estava dizendo.

Para quebrar a dureza inicial do coração dos Coríntios, Paulo usou o artifício da nada receber deles a fim de melhor ganhá-los para Cristo e ele mesmo confessou: "Sendo astuto, vos aprendi com dolo." (II Coríntios 12:16).

Davi fingiu-se de maluco para enganar o rei Aquis, rei de Gate:"Pelo que se contrafez diante deles, em cujas mãos se fingia doido, esgravatava nos postigos das portas, e deixava corres a saliva pela barba."(II Samuel21:13).

José enganou várias vezes seus irmãos, quando eles foram comprar comida no Egito.

Ananias e Safira tentaram enganar o apóstolo Pedro e morreram instantaneamente.

Estas são as águas profundas dos mistérios de Deus.

A Ciência do Livro de Jó

Apesar de não ser um livro científico, o Livro de Jó está cheio de referências que se coadunam com a ciência moderna em seus mais variados aspectos. Vejamos algumas:

Órbita Terrestre. "O norte estende sobre o vazio.suspende a terra sobre o nada." (Jó 26:7).

Magma Ígneo."A terra, donde procede o pão, embaixo é revolvida como por fogo." (Jó 28:5).

Ciclo Evaporativo."Porque reúne as gotas das águas que derreteram em chuva do seu VAPOR. A qual as nuvens destilam e gotejam sobre o homem abundantemente." (Jó 36:27,28).

Sonoridade Fotônica. "Quando as estrelas da alva juntas alegremente CANTAVAM, e todos os filhos de Deus rejubilavam? " (Jó 38:7). (pode também ser uma referência aos anjos).

Regiões Pelágica e Abissal. "Ou entraste tu até as origens do mar, ou passeaste no mais profundo do abismo." (Jó 38:16).

Riquezas Químicas da Neve e da Saraiva. "Ou entraste tu até aos tesouros da neve, e visite os tesouros da saraiva." (Jó 38:22).

Constelações. "Ou poderás tu ajuntar as delícias das sete estrelas, ou soltar os atílios de Orion? Ou produzir as constelações a seu tempo, e guiar a ursa com seus filhos? Sabes tu as ordenanças dos céus, ou podes dispor do domínio deles sobre a terra?" (Jó 38:31-33).

Carros em Pane

Os cavaleiros egípcios que morreram no mar vermelho bem poderiam ter alcançado o povo de Israel, pois o povo estava travessando com crianças, e grandes rebanhos, enquanto os guerreiros iam em carros puxados por cavalos.

Por que isto não aconteceu?

Além da gama de coisas sobrenaturais, milagrosas, mais dois sinais operado diretamente por Deus impediram o avanço dos guerreiros egípcios:Além de tirar as RODAS, dos seus carros, fê-los ANDAR DIFICULTOSAMENTE.

Os egípcios, então, resolveram fugir, entendendo que, como eles mesmos disseram, "o Senhor por eles peleja."

Seu intento foi baldado, porque Deus deu ordem para Moisés estender a mão e as águas foram fechadas sobre os malfadados perseguidores, afogando-os a todos! – Êxodo 14.23-26

Ambições Maiores

O Rei Saul colocou diante dos soldados DINHEIRO, MULHER e FAMA para quem vencesse o gigante Golias. Observe: "E diziam os homens de Israel: vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel: há de ser pois que ao homem que o ferir o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará franca a casa de seu pais em Israel." (I Samuel 17:25).

Figura de Linguagem

Existem na Bíblia, comparações verdadeiramente fora do comum. Para dizer que a assolação sobre a Assíria seria algo realmente triste e inesperado, veja a figura hiperbólica usada pelo profeta Isaías:

"Também consumirá a glória da sua floresta, e do seu campo fértil desde a alma até o corpo: será como QUANDO DESMAIA O PORTA-BANDEIRA." (Isaías 10:18-RC).

Agora, imagine o quadro de um imponente desfile de triunfo, e o porta-bandeira puxando o desfile. De repente, em meio a toda a pompa, ele desmaia. Não é algo triste?

Impressões Digitais

Jó, considerando o livro mais antigo da Bíblia, escrito em cerca de 1520 a.C., fala a respeito das IMPRESSÕES DIGITAIS. (Jó 37:7).


Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


A Vara De Moisés Não Virou Serpente Diante De Faraó

Significado Secreto Do Nome De Moisés

AbenÇoar E Orar

Deus Pode Dar Uma Ordem E Depois Mudar De Idéia?

A Palavra

Chaves Espirituais

Ser Amigo Do Senhor