Curiosidades Bíblicas (9)



Outro Jó

A Bíblia fala de um outro Jó, além do famoso patriarca. Seu nome é apenas citado na Bíblia. Ele era filho de Issacar. "E os filhos de Issacar: Tola, e Puva, e Jó, e Sirom." (Gênesis 46:13).

O Maior Jejum

Normalmente aceita-se que Moisés passou, no monte de Deus, quarenta dias e quarenta noites jejuando, em adoração a Deus. Porém, o que é quase desconhecido é que, na realidade, Moisés JEJUOU DURANTE 80 DIAS E 80 NOITES! Vejamos a evidência disto:

"Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas do concerto que o Senhor fizera convosco, então fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites. pão não comi e água não bebi.. E me lancei perante o Senhor COMO DANTES, quarenta dias e quarenta noites. não comi pão e não bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis pecado, fazendo mal aos olhos do Senhor, para o provocar a ira". (Deuteronômio 9:9,18).

Vamos reconstituir todo o quadro: Moisés subiu ao monte para receber as tábuas da Lei. Ao descer o monte com as tábuas, depois de ter jejuado durante 40 dias e 40 noites, inclusive SEM BEBER ÁGUA, ele descobriu que o povo havia feito um bezerro de ouro e estava pecando descaradamente diante de Deus.

Moisés quebrou as tábuas da Lei e, em seguida, prostrou-se perante o Senhor novamente durante 40 dias e 40 noites, sem comer e SEM BEBER. Ou seja, jejuou durante 80 dias e 80 noites. Mesmo que alguém queira colocar uma refeição no intervalo entre os dois jejuns, o que duvidamos muito, pois os fatos narrados parecem provar o contrário, foi um jejum demasiadamente longo, o mais longo de toda a Bíblia!

Haverá explicação para tão extenso jejum? Seria humanamente possível jejuar tanto tempo? Toda a ciência do homem grita que não.

Então, como foi possível isto acontecer?

A presença do Deus eterno no monte trouxe Moisés à dimensão gloriosa da eternidade e aqueles 80 dias e oitenta noites foram como segundos, como um piscar de olhos. Que Deus maravilhoso é o nosso Deus!

Evidência Histórica

"E os israelitas edificaram a faraó as cidades-celeiros, Pitom e Ramessés." (Êxodo 1:11).

O versículo acima é uma evidência histórica da inspiração da Bíblia. Qualquer estudante de História descobrirá, em seus compêndios, citações dos historiadores a essas duas cidades.

Maria Madalena, aquela mulher que acompanhava Jesus e o servia, que esteve junto da cruz e foi a primeira a vê-lo ressuscitado e que o anunciou aos outros irmãos, tem recebido, durante séculos de cristianismo, uma pecha desagradável que jamais mereceu.

Apesar de Jesus ter expulsado dela 7 demônios (Lucas 8:2)., não existe qualquer referência que afirme que a pobre mulher, antes de conhecer a Jesus, tenha sido uma PROSTITUTA!

Talvez a confundam com a mulher PECADORA, que regou os pés de Jesus com lágrimas e enxugou-lhos com seus próprios cabelos. (Lucas 7:36-50).

Vida Desvalorizada

Um dos prêmios mais insólitos de que se tem notícia, foi o que Joabe, o comandante do exército de Davi, resolveu conferir a quem matasse Absalão.

O prêmio era Dez moedas DE PRATA e UM CINTO. (II Samuel 18:11).

Será que existe alguma evidência de que o estranho prêmio era de pouco valor? É fácil saber, se entendermos qual era o valor da prata naquele tempo. Em I Reis 10:21,podemos entender tal valor:

"Todas as taças de que se servia o Rei Salomão para beber eram de ouro, e também de ouro puro todas as da Casa do Bosque do Líbano. não havia nelas prata, porque nos dias de Salomão, não se dava a ela estimação nenhuma".

Como haviam passado apenas quarenta anos desde o incidente com Absalão até esta referência, torna-se claro que o prêmio oferecido por Joabe não era algo de tanta valia.

Sentença Tremenda

A Bíblia registra três pessoas que foram sentenciadas pelo apóstolo Paulo a serem entregues à Satanás. Duas delas foram Himeneu e Alexandre e tal condenação foi imposta para que eles aprendessem a "não blasfemar". (I Timóteo 1:20).

Quem, além de jesus, fez um jejum de quarenta dias?

Não somente Jesus e Moisés fizeram longos jejuns.

Jesus jejuou quarenta dias e quarenta noites e Moisés jejuou oitenta dias e oitenta noites. (Cf. Mateus 4:2 e Deuteronômio9:9, 10).

Eliastambém jejuou durante quarenta dias e quarenta noites. E com um detalhe: além de jejuar durante esse período, ele o fezCAMINHANDO!

Vejamos a evidência bíblica do que aconteceu com aquele notável profeta de Deus:

"Olhou ele, e viu, junto à cabeceira um pão cozido sobre pedras em brasa, e uma botija de água, comeu, bebeu, e tornou a dormir. Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse:. Levanta-te, e come, porque o caminho te será sobremodo longo. Levantou-se, pois comeu e bebeu. e com a força daquela comida caminhou QUARENTA DIAS E QUARENTA NOITESaté Horebe, o monte de Deus." (I Reis 19:6-8).

Emoções Surpreendentes

A Bíblia cita o caso de pessoas que estavam dormindoDE TRISTEZA.Também cita outro episódio em que outras não creram por causa daALEGRIA.(Lucas22:45. 24:41).

Discípulo Ilustre

José de Arimatéia, o célebre discípulo oculto de Jesus, além de rico, era também SENADOR.(Marcos15:43).

Presente de Grego

Faraó, o rei do Egito, deu como dote para sua filha que casou com Salomão, uma CIDADE QUEIMADA.Salomãoteve que reconstruí-la toda depois disto,(I Reis 9:16,17).

Festa do Desmame

Algo surpreendente foi o que Abraão fez quando o seu filho Isaque foi desmamado.

O que para nós, ocidentais contemporâneos, passa quase que desapercebidamente, para aquele grande "sheik" do deserto foi motivo de tanta alegria, que ele deu um grande banquete em comemoração a tal acontecimento.(Gênesis21:8).

Tristeza Obrigatória

No dia da Expiação, que era o décimo do sétimo mês, todo israelita era obrigado, por lei, a FICAR TRISTE.

Se tal coisa não acontecesse, se o malfadado ser não "afligisse" ostensivamente sua alma, com lamentos, sonoros, suspiros e gemidos, seria sumariamenteEXECUTADO!(Levítico23:29).

Proibida Tosquia de Cordeiros Primogênitos

O respeito dos israelitas pelo primogênito era muito grande. Deus imprimira neles tal respeito e o povo obedecia semtitubear.

Essa reverência era tão grande que o primogênito macho das ovelhas nem ao menos podia ser tosquiado.

Como os cordeiros primogênitos pertenciam ao Senhor, para serem sacrificados, nem mesmo alã podia ser tirada deles, para beneficio dos que os criavam. (Deuteronômio15:19).

O conceito de mordomia era muito acentuado entre os israelitas. A maneira como a maioria contribuía para a obra de Deus irrepreensível.

Serviço Militar Diferente

Deus ordenou ao povo de Israel que, ao sair à peleja, deveria dispensar do serviço militar os seguintes homens:

Aqueles que tinham edificado casa nova e ainda não a haviam consagrado.

Aqueles que haviamplantado vinhas e não as tinhas desfrutado.

Aquelesque estivessem noivos, sem terem ainda se casado.

Aqueles que fossem medrosos e de coração tímido.

(Deuteronômio20:1-8).

Exatidão Divina

Quando Deus restaurou a sorte do patriarca Jó, fez algo maravilhoso com ele para compensá-lo das muitas angústias que havia atravessado. Deus "acrescentou a Jó outro tanto EM DOBROa tudo quanto possuía."(Jó 42:10).

De fato ele lhe deu em dobro cada coisa. Vamos conferir:Antes de passar pela prova, Jó possuía 10 filhos, 7.000 ovelhas, 3.000 camelos, 500 juntas de bois, 500 jumentas.

Houve contudo um detalhe interessante. Jó, antes, possuía 10 filhos, sendo 7 filhos homens e 3 mulheres. Depoisda restauração, ele recebeu NOVAMENTE10 filhos, sendo 7 filhos homense 3 mulheres. Por que? Se a regra continuasse ele deveria ter recebido 14 filhos e 7 filhas. Por que não recebeu?

A resposta é lógica e simples: Os animais não vão ressuscitar, mas os seres humanos ressuscitarão Jó terá seus 20 filhos novamente, ou seja, EM DOBRO.

Arão Também Foi Proibido de Entrar na Terra Prometida

Não foi somente Moisés que foi proibido de entrar na terra da promessa. Seu irmão, Arão, estava com ele no dia da contenda do povo, que levou Moisés a falar imprudentemente com seus lábios.(Salmos 106:22.23).

Arão compactou com ele em tudo, tendo fabricado o abominável bezerro de ouro. Por causa desta coisas foi proibido de entrar em Canaã. A Bíblia relata tal proibição:

"Mas o Senhor disse a Moisés e a ARÃO: Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não fareis entrar este povo na terra que lhe dei."(Números 20:12).

"Disse o Senhor a Moisés e a ARÃO no monte de Hor, nos confins da terra de Edom: Arão será recolhido a seu povo, porquenão entrará na terra que dei aos filhos de Israel, pois fostes rebeldes à minha palavra, nas águas de Meribá." (Números 20:23,24).

Noé Passou Mais De Um Ano Na Arca

"No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram. E houve chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites.

"E no mesmo dia entrou Noé, e Sem, e Cão, e Jafé, os filhos de Noé, como também a mulher de Noé, e as três mulheres de seus filhos com ele na arca."

"E aconteceu que no ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, as águas se secaram de sobre a terra. E no segundo mês aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca.

"Então saiu Noé e seus filhos e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele. Todo animal, e todo réptil, e toda ave, e tudo que se move sobre a terra, conforme as suas famílias, saiu para fora da arca."(Gênesis 7:11,13. 8:13,14,18,19).

Por estes textos descobrimos algumas coisas muito interessantes. Quando perguntamos diante de uma classe de Escola Dominical quanto tempo Noé passou na arca com a sua família, muitas pessoas respondem prontamente:

"Quarenta dias e quarenta noites".

Noé, contudo passou na arca 370 DIAS! Mais de um ano. Descobrimos também que, contrário ao que muitos pensam, os meses não tinham apenas 15 ou 12 dias. Vemos por estas citaçõesque os meses eram completos, semelhantes aos nossos.

Imitadores

Sempre que Deus vai realizar algo de importante no Seu plano redentor, Satanás procura se lhe antecipar com uma imitação. Istoacontece com a primeira vinda do Messias.O diabo, ao saber que a plenitude do tempo chegava (Gálatas 4:4)., enviou seus falsos messias. Veja a sutileza do fato:

"Antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém. a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens. o qual foi morto, e todos os que lhederam ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada."(Atos5:36).

"Depois deste levantou-se Judas,o galileu (Vê a semelhança? Jesus tambémera considerado galileu)., nos dias do alistamento (provavelmente ao tempo do nascimento de Jesus)., e levou muito povo após si. mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos."(Atos 5:37).

"Não és tu, porventura, o egípcio que há tempos sublevou e conduziu ao deserto quatro mil sicários?"(Atos21:38 - RA).

Os SICÁRIOSeram messias políticos,. Eram também chamados simplesmente de SALTEADORES. Era um partido judaico que saqueava vilas e aterrorizava a Judéia durante os anos 50 a 70 A.D. Não reconheciam outra autoridade senão a divina.

Eram implacáveis no seu ódio contra os romanos.Introduziam-se no meio das multidões que assistiam às festas e aniquilavam todos que eram suspeitos de dar apoio aos romanos, matando-os com um punhal especial que levavam escondido na túnica.

Problema De Pronúncia

Uma vez que os efraimitas eram muito parecidos fisicamente com os gileaditas, em uma guerra em que os de Efraim estavam fugindo, querendo atravessar os vaus do Jordão, tiveram que passar por um duro teste lingüístico.

Quando os de Gileade aprisionavam um efraimita, perguntavam:

Você é efraimita?

Não! Respondia ele.

Então pronuncie a palavra CHIBOLETE, replicavam.

O coitado, então, fazia um esforço tremendo para pronunciar a palavra de maneira peculiar como os gileaditas a pronunciavam, mas era como um nordestino querendo falar feito mineiro, só saia a pronúnciaSIBOLETE.

O fraco intérprete era imediatamente degolado. Por causa desta pronúnciadiferente, quarenta e dois mil foram mortos naqueles dias.

Agora vamos ver algo sobre o títuloque encabeça este relato. A RA intitulou acuradamente com"Jefté peleja contra os efraimitas". A RV foi mais específica no título e escreveu:"Jefté e os gileaditas pelejam contra os efraimitas".

A RC, porém, intitulou completamente fora da realidade do texto que vem a seguir com "Jefté peleja contra os efraimitas e os gileaditas".

Isto mesmo! Porque se Jefté era, ele mesmo, gileadita, e se o texto diz que ele convocou os gileaditas para a peleja contra os efraimitas, e se foram os gileaditas que mataram todos esses efraimitas, onde foi que o titulista foi buscar essa guerra de Jefté contra seus próprios companheiros. Não é de doer?

(Juizes12:1-7).

Fonte ou cisterna?

Um dos atos mais incoerentes descritos na Bíblia, embora seja uma analogia, é este que Deus mesmo escreve: "O meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas." (Jeremias 2:13). Já imaginou a condição mental de uma pessoa que tem coragem de abandonar um manancial de águas vivas e trocá-lo por uma cisterna?

Linguagem Insólita

O profeta Isaías fala de coisas realmente fantásticas, as quais dão margem a muita meditação. Entre outras, citaremos as que seguem:

"Pelo que te glorificará um povo poderoso A CIDADE DAS NAÇÕES FORMIDÁVEIS te temerá." (Isaías 25:3).

Que expressão estranha, não é?Se fosse hoje diríamos que o profeta estaria falando,provavelmente, a respeito de MOSCOU, ou qualquer outra semelhante. Vejamos outras referências:

"Naquele dia o Senhor castigará com sua dura espada grande e forte O LEVIATÃ, a serpente veloz, e o Leviatã, a SERPENTE TORTUOSA e matará o DRAGÃO que está no mar" (Isaías 27:1).

Muito Gordo

O tirano rei Eglom, soberano dos moabitas, e que dominavam terrível sobre os filhos de Israel, era tão gordo que, ao ser morto por Eúde, libertador do povo, a gordura de sua barriga, cobriu o punhal com o qual foi assassinado! (Juizes 3:12-22).

Que nojo!

As coisas que vêm de Deus, freqüentemente extrapolam a esfera do natural. Foi isto que aconteceu coma praga das rãs que foi enviada sobre o Egito.

Sabemos que as rãs entraram nas casas e nos dormitórios, e subiram nas camas nos fornos e nas assadeiras, conforme o relato bíblico. Houve porém, na ordem de Deus, um detalhe que claramente trouxe um verdadeiro pavor para os egípcios. Veja qual foi:

"E as rãs subirão SOBRE TI, e sobre teu povo, e SOBRE TODOS OS TEUS SERVOS." (êxodo 8:3,4).

Já calculou a gritaria?

Cidade Esportiva

Dizem os historiadores que a cidade de Corinto era um centro de atletismo, para onde acorriam os melhores atletas do mundo conhecido de então, e onde se realizavam algumas das mais acirradas disputas esportivas, de âmbito nacional e internacional.

Aproveitando a realidade e vivência dos Coríntios foi que o apóstolo Paulo escreveu estas palavras:

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina: aqueles para alcançar uma coroa corruptível. nós, porém, a incorruptível." (I Coríntios 9:24,25).

Referia-se o apóstolo à célebre coroa DE LOUROS com a qual os atletas vencedores eram LAUREADOS.

Uma Lei Difícil De Fiscalizar

Dentre as leis que foram promulgadas, existe uma bem especial e difícil de ser fiscalizada: "Não aborrecerás a teu irmão NO TEU CORAÇÃO." (Levítico 19:17).

Perversidade

Mesmo depois que os dez filhos de Hamã, o inimigo dos judeus, foram mortos, Ester, a rainha substituta de Vasti, ainda pediu ao rei que eles fossem ENFORCADOS! (Ester 9:6-14).

Moisés Deixou Sua Esposa Zípora

"E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou e o quis matar. Então Zípora tomou uma pedra aguda, circuncidou o prepúcio de seu filho, o lançou a seus pés e disse: Certamente me és um esposo sanguinário. E DESVIOU-SE DELE. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão". (Êxodo 4:24-26).

Este curto relato parece ter sido algo tremendamente decisivo na vida de Moisés e Zípora, algo que mudou um bocado seus destinos. Depois deste incidente, não vemos mais Zípora seguindo com Moisés para a missão tão grande que ia ser realizada no Egito.

Moisés simplesmente mandou-a de volta para a casa do sogro. Muito tempo depois, já tendo tirado o povo do Egito, Moisés passa novamente por Midiã e ali encontra-se com o sogro. Vamos ver o que aconteceu então:

"Ora, Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as cousas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo. como o Senhor tinha tirado a Israel do Egito. E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, DEPOIS QUE ELE LHA ENVIARA.

"Veio Jetro, sogro de Moisés, com os filhos e a mulher deste, a Moisés no deserto onde ele se achava acampado, junto ao monte de Deus, e mandou dizer a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com a tua mulher e seus dois filhos." (Êxodo 18:1-6).

Vemos, pois, sem qualquer sombra de dúvidas, que Moisés tinha mandado Zípora de volta. Depois disto, Moisés fala com Deus no monte Sinai, segue adiante sua jornada e missão, e não vemos mais qualquer referência a Zípora.

Parece, então, que ele a deixou definitivamente. Em outra ocasião vemos que Moisés necessitou de uma companheira e ele simplesmente casou-se novamente. Eis o relato:

"E falaram Miriã e Aarão contra Moisés, por causa da mulher cusita que tomara, porquanto tinha tomado a mulher cusita." (Números 12:1).

"Cusita", refere-se ao povo da Etiópia, país da África, de pele negra como o azeviche. Não podemos afirmar que havia, implícita na revolta de Miriã e Aarão contra Moisés, qualquer preconceito racial ou étnico. Talvez estivessem querendo ser mais santos do que Moisés, o que demonstra o contexto.

Recente publicação evangélica, em sua seção de Perguntas e Respostas, respondendo a uma pergunta de certo leitor a respeito deste assunto, afirma que Zípora e a mulher cusita ERAM A MESMA PESSOA!!!

Observando um mapa das terras da antigüidade, descobrimos que Midiã estava muito distante da Etiópia, sendo totalmente impossível tal possibilidade.

Objetos Importantes

Dentre os tesouros que Nabucodonozor tirou do templo de Jerusalém e levou para a Babilônia, havia algo que foi considerado tão precioso, que Ciro, Rei da Pérsia, resgatou.Todos os utensílios resgatados foram 5400 e os objetos a que nos referimos foram 29 FACAS! (Esdras 1:9,11).

Medidas De Segurança Reforçadas Para O Apóstolo Paulo

O Apóstolo Paulo foi considerado um prisioneiro tão importante que o tribuno Cláudio Lísias designou para escolta-lo 470 soldados romanos, comandados por DOIS CENTURIÕES. (Atos 23:22,23).

Redenção Plural

Provavelmente referindo-se a "dias mui distantes", e à gloriosa igreja do Senhor, colocando ainda as características desse povo santo par a par com as características do seu Redentor, Jesus Cristo, o profeta Obadias afirma:

"E levantar-se-ão SALVADORES no monte de Sião, para julgarem a montanha de Esaú. e o reino será do Senhor." (Obadias 21).

Profeta Com Ciúmes Fere Rosto De Colega

Talvez o maior exemplo de presunção que se encontra na Bíblia seja o de Zedequias, filho deQuenaaná. Ele, ao ouvir Micaías profetizando, contrário a sua própria profecia feriu-o na face e sarcasticamente, perguntou: "Por onde passou de mim o Espírito do Senhor para falar a Ti?" (I Reis 22:24).

Animal alérgico?

A Bíblia diz que o jacaré dá espirros. (Jó 41:18).

Fontes Termais Encontradas no Deserto

Apascentando os jumentos do seu pai, estranhamente NO DESERTO, um descendente de Esaú, chamado Aná, encontrou ali, algumas FONTES TERMAIS (Gênesis 36:24).

Interessantes Coincidências em Morte de Patriarcas

Quando Abraão morreu, a Bíblia diz que ele estava "velho e farto de dias". Seus dois filhos, Ismael e Isaque, o sepultaram. Eles vieram a ser inimigos até hoje, pela sua descendência.

Quando Isaque morreu,a Bíblia também diz que ele morreu "velho e farto de dias". Também diz que seus dois filhos, Esaú e Jacó, o sepultaram. Estes, haviam sido inimigos, mas fizeram as pazes depois. (Gênesis 25:8,9).

Debaixo de palmeiras ou de pedras?

A juízaDébora escolheu um local bem estranho para julgar o povo: debaixo de umas palmeiras, que tomaram o seu nome, "as palmeiras de Débora". No rodapé de algumas Bíblias lê-se "pedreiras". Será que seu tribunal estava montado dentro de uma caverna? (Juizes 4:4,5).

Rainha Faz Ídolo Sensual

O "horrível ídolo" feito por Maaca, e queimado por seu próprio filho, Asa, era na realidade conforme melhor tradução, um "objeto obsceno",ou seja, um ídolo fálico ou sensual segundo Crônicas 15:16.

 

Progresso

A cidade de Jerusalém já possuía,em aproximadamente 713 a.C., um completo sistema de abastecimento de água, feito através de encanação. (II Reis 20:20).

Pregador Moderno

Esdras usou um púlpito para ministrar a palavra de Deus ao povo. (Neemias 8:4).

Grilos, Comida Nobre

No Velho Testamento, existe a permissão para as pessoas comerem GRILOS, conforme se encontra em Levítico 11:12.

Mal Antigo

O costume de fazer "despachos" nas encruzilhadas é muito antigo. Ele é descrito no livro de Ezequiel, realizado por um grande personagem: o Rei da Babilônia:

"Porque o Rei da Babilônia parará na encruzilhada, no cimo dos dois caminhos para fazer adivinhações: aguçará as suas flechas, consultará os terafins, atentando nas entranhas." (Ezequiel 21:21).

Adoradores De Redes

O profeta Habacuque afirma que havia pessoas que chegavam ao cúmulo de adorarem redes de pesca e até dragas. (Habacuque 1:16).

O Assobio De Deus

Isaías afirma que Deus iria ASSOBIAR, para chamar moscas e abelhas contra uma nação rebelde. (Isaías 7:18).

Preservação Da Bíblia

Provérbios 25:1 fala de algo gloriosos e tremendo. Observe: "também estes são provérbios de Salomão, os quais transcreveram os homens de Ezequias, rei de Judá."

Trezentos anos depois de Salomão ter escrito seus três mil provérbios e seus mil e cinco cânticos (I Reis 4:32)., Ezequias, o piedoso rei de Judá, designou escribas capacitados para transcreverem algumas dessas tão importantes máximas.

Fervorosa Oração

O profeta Elias orou,certa vez, com tal intensidade, que chegou a meter o rosto entre os joelhos. (I Reis 19:42).

Esperança Maior

O Velho Testamento termina com a palavra "maldição". E a culminância verdadeira de 4000 anos de história de um povo em busca, sem fidelidade, dependendo de seus próprios esforços e juízos.

O Novo Testamento termina com a gloriosa frase: "A graça do Senhor Jesus seja com todos". É uma indicação real do teor dos seus 27 livros, que a graça de Deus é a única capaz de salvar os homens.


Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


Curiosidades Bíblicas (9)

O Verdadeiro Pecado De Moisés

Beijos Na Bíblia

AbenÇoar E Orar

A Bíblia Não Diz Que A Arca Foi Construída Em 120 Anos

Deus Pode Dar Uma Ordem E Depois Mudar De Idéia?

A Palavra