Relação Professor-Aluno: Em Busca de um Melhor Processo de Aprendizado



INTRODUÇÃO

Analisar o poder das ações do docente e suas interferências no aprendizado é fundamental. O comportamento do professor e o tipo de relacionamento que mantém com o aluno são variáveis e podem contribuir de uma maneira positiva ou negativa, tanto para a realização acadêmica, quanto para o desenvolvimento social e psíquico do aluno.

É necessário também questionar se a finalidade da educação é transmitir conteúdos aos alunos ou lhes fornecer ferramentas e meios para que eles saibam interpretar e atuar sobre o mundo que os rodeia. Portanto é importante investigar e analisar processos onde o ensino contribui na formação de pessoas livres, responsáveis e críticos.

Assim o professor não deve preocupar-se somente com o conhecimento através da absorção de informações, mas também pelo processo de construção da cidadania do aluno via análise crítica da realidade em que vive. Para que isto ocorra é necessária a conscientização do professor de que seu papel é o de facilitador de aprendizagem, procurando compreender os sentimentos e os problemas de seus alunos.

Por fim examinar-se-á a importância da relação entre professores e alunos nesse processo de formação do cidadão para um melhor processo de aprendizado. Os professores devem entender que têm uma missão: construir um ser humano. E para isso no âmbito escolar deve haver uma relação de afeto, pois é isso que ajudará a construir o ser humano.

No que se refere à metodologia teve-se como sujeito da pesquisa 6 professores de Matemática, que atuam na rede pública e da rede particular de ensino do Distrito Federal e 29 alunos, quinze da rede pública e quatorze da rede particular de ensino do Distrito Federal. O tipo de pesquisa escolhido foi a exploratória, usando método dedutivo, baseado na técnica de questionários.

Será feito uma pesquisa exploratória. De acordo com Silva (2001, p. 21) pesquisa exploratória é uma pesquisa que é "visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão".

A técnica escolhida foi por meio de questionário. Para Silva (2001, p. 33) questionário "é uma série ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito pelo informante".

Das escolas onde foram realizadas as pesquisas, uma é uma escola pública situada na Ceilândia Sul, possui aula nos 3 turnos, outra se encontra em Taguatinga Norte, é uma escola particular, funciona no período da manhã e da tarde, a terceira escola se localiza em Brasília, na Asa Sul e funciona no turno matutino e vespertino.

Na primeira parte, far-se-á uma abordagem sobre a importância de se formar um cidadão, alguns fatores que influenciam para essa formação e a influência das atitudes do professor para essa formação. Já na segunda, será analisado dados dos questionários, relacionados ao tema, feito com professores e alunos de escolas públicas e particulares.

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Autor: Juliana Sabino


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