Análise do Processo de Alfabetização na 1ª Série do Ensino Fundamental



André Neres de Lima

Graduando em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco - UPE, pela Faculdade de Educação, Ciências e Tecnologia de Garanhuns - FACETEG.

RESUMO

O presente artigo analisou a alfabetização enquanto processo de formação constituída de três elementos essenciais (prático, científico, literário) à aquisição e desenvolvimento das práticas da leitura e da escrita. Na perspectiva deste trabalho representaram os fundamentos necessários ao desenvolvimento da aplicabilidade e experienciação da leitura e da escrita no contexto social dos educandos. Este trabalho possibilitou maior compreensão em torno do contexto da alfabetização, contribuindo para o estabelecimento da metodologia de ensino enquanto indicador primordial ao desenvolvimento da prática social da leitura e da escrita. A base empírica adotada retrata uma turma de alfabetização do Projeto Alfabetizar Com Sucesso composta por 28 alunos. Com esta turma foi desenvolvida uma metodologia de pesquisa baseada na técnica de estudos etnográficos, a fim de preferenciar um abordagem qualitativa dos resultados. A partir dos dados obtidos, foram realizadas análises temáticas, focadas nos hábitos de leitura, no exercício da escrita e na interação do conhecimento linguístico adquirido no meio escolar com o contexto social. Teve como principais referenciais teóricos Magda Soares, Ângela B. Kleiman e principalmente Liliana Tolchinsky. A essência investigativa da pesquisa configurou-se em identificar de que forma a apropriação, domínio e aplicabilidade da leitura e da escrita são desenvolvidas através do processo de alfabetização, e como são manifestados socialmente no contexto em que os educandos estão inseridos.

Palavras-chave: Alfabetização, Social, Leitura, Escrita.

INTRODUÇÃO

O presente artigo configurou-se em fundamentar a concepção de que o processo de alfabetização para poder gerar a socialização do conhecimento adquirido com a vivência social do educando, precisa está fundamentado nos três componentes essenciais da alfabetização, definidos como componente prático, literário e o componente científico. Pois, quando a alfabetização é desenvolvida nas séries inicias sem incluir estes três eixos, gera-se a formação de um educando com nível de aprendizagem fragmentado, insuficiente a realização das práticas sociais emergentes da atual sociedade grafocêntrica.

Este artigo também buscou compreender de que forma a metodologia adotada no processo de alfabetização interfere nos processos de aquisição da leitura e da escrita bem como em sua aplicabilidade social. Demonstra que tanto a formação do educando como do educador são de suma importância para validar os princípios que orientam a construção da alfabetização enquanto processo de aquisição de leitura e escrita inerentes a inclusão social do individuo. Esse pensamento fortalecido por Soares (2001, p.78), que assim se expressa:

[...] é persistente a de rever e reformular a formação dos professores das séries inicias do ensino fundamental, de modo a torná-los capazes a enfrentar o grave e reiterado fracasso na aprendizagem inicial da linguagem nas escolas brasileiras.

Em sua essência, o trabalho foi desenvolvido sob a forma de uma pesquisa que se traduz na análise i de uma prática pedagógica alicerçada no diálogo, em que educando e educador se colocam como sujeitos do processo. Essa concepção revela uma ação de criação e recriação do conhecimento, a partir das idéias, anseios e expectativas do grupo, onde o conteúdo faz parte da realidade do dia-a-dia. O desenvolvimento deste artigo não se preocupou somente com as questões da leitura e escrita, como também com a preparação do cidadão para o exercício de seus direitos e deveres no mundo do trabalho e das relações sócio-políticas, em propósitos e ações que visem acentuar o exercício da cidadania dos alfabetizandos e dos alfabetizadores.

Os dados foram colhidos através de uma pesquisa de caráter qualitativo. Buscou-se dessa forma, desenvolver um estudo etnográfico com o objetivo de produzir conhecimento sobre as práticas de aquisição de leitura e escrita dos educandos.

Conforme Dias (2003), o propósito da técnica utilizada, é de captar idéias e opiniões espontâneas, geradas nas observações dos educandos que expõem abertamente, principalmente os seus pontos de vista, analisados a partir de expressões escritas, orais e até mesmo por meio de dinâmicas. O estudo teve um caráter exploratório, essa é uma característica diferencial própria do método abordado.

Ainda segundo Dias (2003, p. 8):

Já foi comprovado que, na prática, as pessoas se sentem mais à vontade e costumam externar suas motivações para seus semelhantes, pessoas que passam pelas mesmas situações e experimentam os mesmos sentimentos, ao invés de tentarem fazer com que um entrevistador, um "estranho", entenda seus pontos de vista.

Foi analisada uma turma de 1ª série do Programa Alfabetizar Com Sucesso do Município das Correntes, através de acompanhamento em sala de aula, analisando-se a s formas de desenvolvimento e aplicação da escrita e leitura, atividades dirigidas a exemplo de questionários e textos.O grupo era composto de vinte e oito alfabetizandos, sendo dezessete do gênero feminino e onze do masculino, com idades variando entre 9 e 15 anos.O acompanhamento ocorreu de modo semanal e a aplicação de estudos aconteceram em período compreendido em 04 meses, com datas e horários definidos.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.


Autor: André Neres de Lima


Artigos Relacionados


A Importância Do Lúdico No Desenvolvimento Da Criança

Um Breve Comentário Sobre: A Pedagogia Da Esperança - Paulo Freire

Analfabetismo Funcional

Alfabetizar Ou Letrar ?

A Função Da Escola E Da Educação

A Perspectiva Construtivista De Ensino

Leitura: Aliada Da Vida Profissional