Amor ao Mundo



AMOR AO MUNDO

"Não ameis ao mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele" (I João 2:15)

Jesus é o autor desta recomendação acima. Mas isso não significa dizer que nós odiaremos o mundo, que seríamos mal agradecidos pelos frutos colhidos nesta vida, que desprezaríamos o nosso irmão, que não apreciaríamos a natureza e os animais. O que Jesus nos recomendou foi vivermos em sintonia com Deus, no exercício do amor e da justiça, priorizando as coisas espirituais em face das materiais, porque isso nos capacitaria a sermos co-herdeiros com Ele do Reino dos Céus.

A Bíblia nos afirma que "não deveremos servir a dois senhores porque ou há de aborrecer-se a um e amar ao outro, ou se devorará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas" (Mateus 6:24).

Fazendo-se uma meditação na palavra de Deus, especificamente no versículo acima, descobrimos na própria realidade do homem que este tem tendência a seapegar as coisas materiais, de forma que este sentimento anula a sua natureza espiritual, vindo a afastar-se de Deus e do seu projeto para com o homem, ficando assim um escravo do mundo material.

A ganância pelo dinheiro tem vindo em primeiro lugar no coração do homem, almejando este o poder e o domínio sobre todas as coisas. Este tipo de conduta contraria a própria Lei Divina, pois está escrito que "o poder pertence a Deus e a Jesus Cristo a graça, pois a cada um retribuirá segundo as nossas obras" (Salmos 62:11-12).

O dinheiro é apenas uma moeda que nos é retribuída por um trabalho ou serviço realizado e que nos proporciona a aquisição de inúmeras coisas, a exemplo de pagarmos um curso, fazermos uma viagem, comprarmos um imóvel, mantermos assim todas as despesas necessárias a uma vida saudável.

Mas o homem ao adquirir muitos bens lhe advém o poder e este é algo fascinante pelas inúmeras oportunidades que este passa a desfrutar. Todavia, representa um perigo mortal, ao ficar o homem vulnerável ao cometimento de pecados, especialmente o da soberba da vida.

O projeto de Deus para o homem é que todos se salvem e para haver salvação necessária se faz uma transformação, de modo que o homem aprenda a viver de modo simples, humilde, expressando amor e misericórdia para com o próximo. Vejam o que nos diz as Escrituras: ó homem, o que é bom e que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus" (Miquéias 6:8).

Você poderá pensar que somente os pobres se salvarão e que Deus desprezará o rico, abonando-o na terra. E eu lhe respondo que o critério de avaliação divina, com relação a todos nós, é pesado diferentemente dos valores terrenos. Ele observa as nossas obras – a forma de vivermos e nos comportarmos diante dele e do nosso semelhante.

O homem poderá ser rico e poderoso. Contudo, se as riquezas estiverem em primeiro lugar em sua vida, certamente estará fora do Reino de Deus, pois há uma máxima na palavra de Deus que nos diz: "buscai pois, em primeiro lugar o seu Reino e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33).

Que o amor de Deus e suas misericórdias sejam com todos nós !

Zenaide Alcantara de Sousa

Irmã em Cristo Jesus


Autor: Zenaide Alcantara de Souza


Artigos Relacionados


Vida Celestial

Salvação - Somos Salvos Pela Graça!

Obedecer é Melhor Do Que Sacrificar

AbenÇoar E Orar

Cidadão Do Céu E Morador Na Terra

Riqueza Plena

Revolução Leva A Decadência E A Retroceder