Convergência



RESUMO

A convergência é um processo cultural. Refere-se ao fluxo de imagens, idéias, histórias, sons, marcas e relacionamentos através do maior número de canais midiáticos possíveis. Um fluxo moldado por decisões originais, tanto em reuniões empresariais quanto em quarto de adolescentes. Moldado pelo desejo de empresas de mídia de promover ao máximo, marcas e mensagens, e pelo desejo dos consumidores.

Esse trabalho vem mostra de uma forma diferente como estamos diretamente ligados a filosofia da convergência, quando falamos nesse assunto somos levados a somente ter uma idéia de sistemas de informações e serviços de telecomunicações. Mas estamos diariamente vivendo sobre influencia de sistema de serviços convergente, quando vamos ao supermercado ao shopping quando compramos aparelhos e várias outras coisas, a convergência é a filosofia de dar soluções.

A convergente esta presente na forma de governar, na forma das empresas serem administrada, nas forma que uma cidade é planejada com Brasília, ou com o Pentágono nos EUA.

A cultura da convergência é um fenômeno que está revolucionando o modo de se produzir conteúdo em todo o mundo. Os modelos de negócios a ela relacionados também estão sendo revistos, então seja bem vindo a um mundo convergente.

Palavras chave: consumidores, soluções, decisões.



ABSTRACT

Convergence is a cultural process. It refers to the flow of images, ideas, stories, sounds, brands and relationships through the largest possible number of media channels. A flow shaped by decisions original, both in business meetings and in the fourth of adolescents. Shaped by the desire of media companies to promote the most, brands and messages, and the desire of consumers.

This work has been shown in a different way as we are directly linked to the philosophy of convergence, when discussing this issue we have to just get an idea of information systems and telecommunications services. But we are living daily influence on the system of convergent services, when you go to the supermarket to buy when shopping appliances and various other things.

The convergence is present in the form of government in the form of companies being administered in a way that a city is planned to Brasilia, with the Pentagon or the U.S.A.

The culture of convergence is a phenomenon that is revolutionizing the way to produce content around the world. The business models related to it are also being revised, so is welcome to a converging world.

Key words: consumers, solutions, decisions.



SUMÁRIO

1 – CONVERGENCIA

1 - Introdução. ..............................................................................................................5

1.1. Problematização .....................................................................................................7

1.2. Hipóteses................................................................................................................8

2. METODOLOGIA.....................................................................................................9

2.1. Método e tipo de pesquisa. ....................................................................................9

2.2. Origem dos Dados e Informações..........................................................................9

2.3. Modelo Teórico......................................................................................................9

2.3.1. O Que é Convergência.........................................................................................9

2.3.2. Como a Convergência está presente e mudando nosso dia a dia.......................11

2.3.3. Vantagens...........................................................................................................14

2.3.4. Desvantagens......................................................................................................15

2.3.4.1. Soluções encontradas......................................................................................16

2.4. Modelo analítico...................................................................................................17

2.4.1. Analise da evolução de empresas convergente..................................................17

3. Cronograma Das Atividades............................................................................................18

3 Referencias Bibliográficas........................................................................................18



1. INTRODUÇÃO

Convergência ação ou efeito de convergir tendência para um resultado comum, tudo sendo levado ao um ponto só, Geometricamente disposição de linhas que se dirigem para o mesmo ponto, para o mercado corporativo é ter todas as soluções em um único lugar, é fácil perceber essas mudanças e estamos percebendo que a convergência com a globalização é inevitável e o comércio e a indústria terão que se preparar para os desafios futuros senão estarão sujeitos a serem engolidos pelos grandes, pois esses estarão com produtos e serviços melhores e mais baratos.

Hoje com o aumento do poder aquisitivo da população, as mulheres cada vez mais independentes, e os jovens entrando mais sedo no mercado de trabalho, isso acabou mudando a forma de consumo do brasileiro seguindo uma tendência mundial a de praticidade e agilidade o que é fácil de perceber no dia a dia de todos e nas coisas mais simples.

Essa mudança de comportamento é fácil de visualizar na figura do Shopping Center, na capital federal nos anos 80 o comércio era muito forte na avenida W3 Sul, hoje em dia o comércio nessa avenida está praticamente morto sobrevivendo apenas pequenas lojas, pois a massa do comercio migrou para os shoppings da cidade deixando a avenida um verdadeiro cemitério de lojas fechadas.

Ela também é muito visível nos supermercados e hipermercados que com objetivo de ter todas as soluções para o consumidor estão aumentado seus serviços com playgroud para crianças com monitores para os pais ficarem despreocupados ao fazer compras, eles contam com farmácia, padaria, lojas de turismo, bancos e mais serviços para seus clientes terem mais soluções em um só lugar.

Observe os postos de gasolina quase todos têm uma loja de conveniência uma lanchonete uma troca de óleo e um lava jato.

Agora quando olhamos para alguns aparelhos com relógio de pulso, celulares a convergência fica mais evidente, pois quem não se lembra dos velhos relógio de pulso, hoje eles são calculadoras Mp3 player e muito mais, os celulares deixaram o papel de simples telefones móveis para assumir papel de computares de alta performance com agendas, GPS, vídeo conferência e muito mais o que chamamos de convergência digital.

Convergência é muito mais que diversidade de produtos e serviços, é uma filosofia de trabalho e uma empresa convergente busca a alem da diversificação esta 100% na sua área de atuação busca trazer soluções em um só lugar, a um só aparelho simplificando as coisas e facilitando a vida de todos acompanhando a evolução de um mercado dinâmico e muito exigente com qualidade.

Ao fazermos um comparativo entre duas empresas o Mercadinho da Esquina e um Hipermercado de uma grande rede, percebemos a diferença entre diversidade e convergência, se uma dona de casa precisar fazer compras e pagar umas contas, ela esta com o filho pequeno no Mercado Esquina ela encontrara diversas opções de marcas e preços e da mesma forma que no hipermercado, a grande diferença é que certamente ela não conseguiria comprar no Mercado Esquina e ainda terá que ir ao banco perdendo tempo, mas no Hipermercado ela encontraria um playgroud e poderia deixar seu filho até terminar as compras e também encontraria terminais e até postos bancário para pagar suas contas enquanto os monitores olham seu filho ganhando bastante tempo. E isso é convergência, o hipermercado trouxe alem de preções e diversidade ele trouxe soluções para os problemas da dona de casa.

1.1. Problematização

Essa nova forma de consumo de bens e serviços que esta virando uma grande filosofia no mundo foi notado a parti da mudança de costume da população que cada vez mais esta sendo exigida no mercado, com isso seu tempo foi ficando cada vez mais escasso sobrando pouco tempo para uma vida social normal a cada dia sobrava-se cada vez menos tempo para a família ou para fazer um simples refeição.

Nas grandes empresas foi constatada uma grande necessidade de terceirização em áreas diversas da empresa, o que ocasionava um aumentando dos problemas e dificultando as resoluções, pois eram várias empresas tomando de diversas áreas o que burocratizava as soluções, pois a empresa tinha que resolver com várias empresas diferentes e de filosofia diferente.

Na tecnologia era comum usar vários equipamentos para fazer diversas funções o que causava transtornos ao consumidor, pois alem de uma questão de espaço aumentava o consumo de energia e causava impactos no meio ambiente.

Na área de telecomunicações os serviços eram limitados e lentos alem de termos que usarmos diversas empresas para resolver os problemas de telecomunicação, isso sem conta que com a mudança na forma de consumo o consumidor e as empresas passaram a ter novas necessidades de serviços de telecomunicação.

Na educação tínhamos grandes problemas com o tamanho do país era difícil levar a escola em locais isolados como na Amazônia, também pessoas com falta de tempo da população para ir a escola, em alguns casos ficava muito caro ir a escola todo dia, pois havia gastos com gasolina e transporte, muitos pais abandonava a escola, pois era o tempo que eles tinham para ficar com os seu filhos

1.2. Hipóteses

- A população esta mesmo sem tempo ou não está conseguindo administrá-lo dentro dessa nova realidade.

- A terceirização é mesmo necessária ou a empresa é incompetente em determinada área.

- Os usuários estão preparados para tanta tecnologia.

- Tanta mudança não estaria prejudicando as pequenas empresas.

- Teremos profissionais capacitados para tanta exigência dessa nova filosofia.

- Como corrigir o erro diante de grandes empresas com grandes bancos de dados e tecnologia sendo que na maioria das escolas públicas não tem nem um computador.

1.3. Objetivos

1.3.1. Objetivo Geral

Realizar uma análise dessa nova tendência mundial quais suas finalidades e o que isso tem afetado o nosso dia a dia, como isso tem mudado nosso comportamento e o que esperar dessa tendência para o futuro.

1.3.2. Objetivos Específicos

- Identificar as vantagens e conseqüências negativas dessa nova tendência.

- Identificar as desvantagens e conseqüências negativas dessa tendência.

- Identificar o que isso estará afetando o comportamento

- Mostrar soluções alternativas para a pequena e quem não consegui acompanhar as mudanças.

- Mostrar os resultados e as melhorias que já estamos colhendo tanto no dia a dia como no meio ambiente.

2. METODOLOGIA

2.1. Método e tipo de pesquisa

Será realizada uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória, por haver pouco sobre o assunto estamos baseando em artigos e entrevista e palestra sobre o assunto com grandes executivos, analisado matérias de grandes empresas e seu pensamento sobre o tema, também na analise dados das mudanças de comportamentos da população

O desenvolvimento do estudo do justifica-se por percepção dessa mudança de comportamento e as grandes dificuldades de pequenos e médios empresários se adaptarem a nova realidade.

2.2. Origem dos Dados e Informações

Os dados e serão de origem primária resultarão de uma pesquisa a em grandes empresar como (Brasil Telecom S.A) e (Telemar) (Philips Brasil) e (Bearing point) com a finalidade de observar sua metodologia de trabalho sua missão o perfil e visão das empresas e suas perspectivas para o futuro alem de como essas empresas olham para questões sociais e meio ambientes. Também ouve um pouco de dados de origem secundária resultarão de pesquisas nas obras sobre o futuro das organizações e palestra sobre o assunto como executivos de grandes empresas.

2.3. Modelo Teórico

2.3.1. O Que é Convergência

Convergência geometricamente disposição de linhas que se dirigem para o mesmo ponto, e a palavra quando é levada ao meio corporativo é uma forma de trabalho aonde encontramos soluções, ou seja, bens e serviços em um só lugar, soluções para você ou para sua empresa em um único lugar.

Ela pode ser facilmente confundida com diversificar, mas quando falamos em empresas convergentes o método é mais profundo, pois a diversificação é comum e básico para quem quer continuar no mercado, hoje em dia até em pequenas empresas diversificam, mas quando falamos em empresas convergentes, essas empresas se propõe a serem completas, ter bens e serviços e soluções diferenciadas com qualidade superior e custos mais baratos, e o resultado disso melhora a qualidade de vida da população.

Por convergência, quero me referir ao fluxo de conteúdo através de suportes midiáticos diversos, a cooperação entre diferentes setores das mídias e o comportamento migratório dos públicos que irão a quase qualquer lugar em busca das experiências de entretenimento que desejam. Convergência é uma palavra que consegue descrever transformações tecnológicas, industriais, culturais e sociais dependendo de quem está falando e do que está pensando sobre o que está falando.

A convergência não acontece através de aparelhos, por mais sofisticados que eles sejam. A convergência acontece no cérebro de cada consumidor e através de sua interação social. Cada um de nós constrói sua própria mitologia a partir de bits e fragmentos de informação extraídos do fluxo midiático e transformados em recursos através dos quais construímos o sentido do nosso cotidiano. Como há mais informação, sobre todo tipo de assunto, do que alguém poderia guardar na cabeça, há um incentivo a mais para conversarmos sobre as mídias que consumimos.

O mundo mudou radicalmente nos últimos anos. As novas mídias começam a fazer com que o público deixe de ser apenas receptor de informações, e passe também a transmitir conhecimento. O alvoroço em torno das novas mídias e expõe as importantes transformações culturais que ocorrem à medida que esses meios convergem. A cultura da convergência é um fenômeno que está revolucionando o modo de se produzir conteúdo em todo o mundo. Os modelos de negócios a ela relacionados também estão sendo revistos. Não por acaso, este é o livro de cabeceira dos grandes pensadores de mídia do planeta, que, mais do que nunca, precisam se reinventar a cada dia. (HENRY, 2008, p. 264)

A primeira vista podemos confundir com filosofia dos meios de telecomunicações e sistemas e com a evolução dos computadores, mas ao contrário esse fenômeno esta presente no nosso dia a dia, estamos mesmo sem perceber participando da evolução, consumimos produtos e serviços oriundos dessa filosofia, Convergência ocorre dentro das mentes dos consumidores individuais e através de suas interações sociais com os outros e com a globalização está cada vez mais difícil não aderi a essa filosofia

Se a convergência é um processo cultural e social, é também tecnológico está alterando o relacionamento entre as indústrias, mercados, gêneros e audiências existentes. A cultura da convergência está mudando a lógica com que os meios operam e inter-operam, bem como as práticas dos consumidores de notícias e bens simbólicos, o tempo todo percebemos que a convergência é um processo, e não um ponto final.

2.3.2. Como a Convergência está presente e mudando nosso dia a dia.

Convergência: presente, passado e futuro as tecnologias evoluíram até os dias de hoje e como vêm afetando as empresas e os relacionamentos. A convergência é um processo cultural. Refere-se ao fluxo de imagens, idéias, histórias, sons, marcas e relacionamentos através do maior número de canais midiáticos possíveis. Um fluxo moldado por decisões originais, tanto em reuniões empresariais quanto em quarto de adolescentes. Moldado pelo desejo de empresas de mídia de promover ao máximo, marcas e mensagens, e pelo desejo dos consumidores de obter a mídia que quiserem , quando, onde quiserem; por meios legais ou não.

Em 1980, imaginava-se que o mundo seria ocidentalizado. No entanto, o mundo se apresenta muito mais plural e confuso do que se previu, haja vista, no mundo real, os problemas com o trânsito e o superpovoamento do meio urbano. No mundo virtual, a vida se globalizou. A luta dos tibetanos, por exemplo, gerou manifestações em vários pontos do planeta, estimuladas pela fartura de notícias e blogs sobre o assunto. O modo de trabalhar também mudou, já que a virtualização permite que o escritório seja transferido para quase qualquer ponto e que seja, inclusive, compartilhado com outras empresas. Assim, as pessoas reduzem suas chances de ficarem presas a engarrafamentos, pois se dirigem a um lugar perto de casa e se conecta às outras pessoas ligadas à empresa por meio da rede virtual.

Nessa era em que o mundo cabe numa tela de computador, levo meu filho ao circo.

Sim, há um mundo que ainda resiste debaixo de uma lona.

Isso, o Circo! Lembra?

Para quem ainda não conhece nada sobre o circo, vou contar rapidamente como ele vem de longe em seu desfile pela história. Ele nasceu em Roma, há mais de 200 anos antes de Jesus Cristo. No início, freqüentá-lo era ir uma festa religiosa, ao ar livre.

Nunca tinha tido a visão do circo como uma organização empresarial, mas eles são especialistas em convergência de competências. Todos fazem um pouco de tudo e aprendem um pouco de tudo, em benefício da sobrevivência e permanência da sua organização o que é o perfil do profissional que as empresa querem hoje.

Claro que já estou falando de um mercado extremamente competitivo e já não mais tão encantador e mágico como há anos atrás.

Mas o que quero dizer é que, apesar de serem uma empresa, eles conseguem, e muito bem, manter o brilho nos olhos e arrancar sorrisos largos e puros de seus pequenos clientes que permanecem sentados em volta do picadeiro, estáticos e apreciando cada instante do espetáculo.

Esse é o sentido de uma organização: fazer com que seus clientes estejam encantados com o produto ou serviço que lhes é oferecido.

Convergência Educacional. as instituições de ensino têm se preparado para serem geridas com eficiência e sustentabilidade financeira. Do nível fundamental ao superior, elas têm incorporado novas tecnologias, metodologias gerenciais e estratégias de captação e fidelização de clientes, o Portal Universitário apresentará o potencial na formação de redes de conhecimento que é grande novidade no mundo acadêmico de hoje.

Por meio da convergência digital, é possível integrar alunos e professores em atividades que aprofundam o conteúdo dado em sala de aula, o portal universitário da aplicação ao ensino estruturado, na qual detalhará como esta ferramenta está transformando o ensino superior no Brasil. Por meio do Portal Universitário, o professor dá outra dimensão a suas aulas. Trabalha com diferentes formas de linguagem, o que encanta e absorve a atenção do aluno. E isso da forma mais simples possível

Nas empresas a separação entre planejamento estratégico e marketing acaba construindo duas empresas distantes e divergentes, que nem sempre falam entre si, determinando perdas de energia, de sinergia, criatividade e, ainda, provocam conflitos internos que deterioram estruturas e relacionamentos. O espaço do pensamento estratégico consolidado fica vazio e, normalmente, é por onde a concorrência inicia seus planos de ataque. Situações como essa, não são assim tão raras. Grandes, médias e pequenas empresas, algumas inclusive líderes de seus mercados, sucumbiram diante da falta de visão integrada entre marketing e planejamento estratégico a convergência é essencial, marketing e planejamento integrados nas definições estratégicas das organizações.

Tabela 3 - Resultado detalhado de atuação convergente avaliadas para as necessidades de Marketing e Vendas e sua importância na organização.Figura 1 - Comparação entre desempenho e importância da TI para Marketing e Vendas

Convergência tecnológica é um termo que, de uma maneira geral, é utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infra-estrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes. Faz-se para permitir que o utilizador aceda às informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única e as suas evidências revelam-se em muitos sectores - na economia, na comunicação e na produção, entre outros. O Deutsche Bank Research define convergência como um processo de mudança qualitativa que liga dois ou mais mercados existentes e anteriormente distintos

É a tendência de unificar vários produtos/serviços de tecnologia numa só plataforma ou produto de modo a simplificar a vida do usuário.

Por exemplo: reunir câmera digital, agenda, relógio mp3 player e gravador de voz num celular é exemplo básico. Ou na conta de telefone, vem telefonia fixa/celular e internet.

Ricardo Knoepfelmacher presidente da Brasil Telecom S.A, disse que o conceito de Convergência é mundial. O Brasil está maduro para adotar esse conceito, ainda que alguns obstáculos devam ser superados. Para o presidente da Brasil Telecom, todos os serviços de Tecnologia da Informação, fixos, móveis, TV por assinatura, provedores de conteúdo estão misturados num grande pool que forma o Brasil Digital. É preciso entender de que maneira esse grande modelo convergente poderá melhor beneficiar as pessoas.

2.3.3. Vantagens

A Convergência esta presente no dia a dia, e ela trás inúmeras vantagens alem se segurança e agilidade ela trás comodidade e melhora o meio ambiente.

Imagine a comodidade em que uma pessoa ganhou em deixar de lado o walkmam e agenda o relógio a velha máquina com filme, analisando só essa situação imagine quantas pilhas alcalinas que poluíam o meio ambiente deixaram de poluir o rios e etc.

Quando tempo ganhamos em ir a um hipermercado ou ao shopping, resolvemos tudo em um único lugar, imagine quanta gasolina se gastaria par ir a vários outros lugares e quantidade de monóxido de carbono que deixamos de jogar no meio ambiente.

As vantagens que uma empresa que terceiriza alguns serviços tem um contratar uma única empresa para resolver seus problemas de terceirização, além de uma redução de preço agilidade, pois um dos serviços não estiver bom ele terá que resolver em um só lugar e terá uma resposta satisfatória, pois a empresa colaboradora não vai querer prejudicar todo o serviço por causa de uma área de prestação.

A empresa ganha dinamismo quando todos os setores atuam de forma convergente, isso melhora sua rapidez e resultado, hoje em dia uma separação entre planejamento estratégico e marketing acaba construindo duas empresas distantes e divergentes, que nem sempre falam entre si, determinando perdas de energia, de sinergia, criatividade, a convergência é essencial, marketing e planejamento integrados nas definições estratégicas das organizações.

O desenvolvimento da auto-estima e da auto-confiança decorre do sucesso alcançado e se propaga pelo “organismo vivo’.O ponto máximo de desempenho se dá quando a organização produz os melhores resultados com a menor quantidade de recursos, tempo e energia alocados, gerando maiores lucros.

Nesse momento o sucesso começa a criar as bases para o fracasso, pois prevalece a postura de manter inalterado o modelo bem sucedido. As pequenas perdas são negligenciadas. Os concorrentes são subestimados. A auto-suficiência transforma-se gradativamente em arrogância e auto-estima, agora exagerada em petulância. (CARVALHAL, 2000, p. 22) .

As grandes empresas estão a cada dia mais se fundindo ou sendo incorporada pela concorrente mais forte, se tornado mega-empresa conseguindo dar produtos melhores e até mais baratos, pois alem da sua experiência eles agregaram a experiência dos concorrentes, assim podendo corrigir suas falhas e dos seus produtos tornando empresas competitivas mundialmente a exemplo da Ambev, .Itaú/Unibanco, Oi/Brasil Telecom e etc.

Na área de dados a grande vantagem é acabar com perda de dados, quem existia antes quando as empresas usavam software diferente para diversas áreas da empresa, hoje em dia com os softwares mais convergente, é possível colocar um só software que vai solucionar os problemas de dados da empresa dando mais dinamismo e rapidez os relatórios mais rápidos. Imagine uma empresa que tinha um aplicativo para estoques outro contábil outro financeiro, uma mercadoria chegava era lançado depois a NF iria para o contábil e por fim para o financeiro, alem da possibilidade de perca de dados e erro um simples relatório demova horas, dias para está pronto, problema este resolvido com a convergência digital.

Uma das grandes vantagens da convergência é a utilização de sistemas integrados com a internet. Possibilitando um melhor uso dos sistemas de voz e ainda integrados com vídeo e outros recursos de maneira rápida e acessível Tudo isso com eficiência e a baixo custo.

2.3.4. Desvantagens

Com o aumento dessa cultura percebemos que algumas empresas não conseguem competir com as grandes empresas e muitas delas ou estão quebrando ou sendo incorporadas as grandes.

Há poucos profissionais qualificados no mercado para atender as necessidades das empresas o que dificulta as contratações, praticamente alguns estão sendo qualificado pelas empresas.

Com aumento dessa filosofia tende a algumas profissões sumirem do mercado, a exemplo de tipógrafos, cobradores de ônibus e outras mais algumas áreas profissionais estão saturadas e com excesso de profissionais e outras há falta. Ex: advogados há muitos no mercado e a falta engenheiros.

Alguns seguimentos com vídeo-locadora, casas de cinemas, estão sendo engolidos e tende a desaparecer do mercado com o aumento dos shoppings e pelos serviços prestados por empresas de telecomunicação e empresa de TV.

A população está deixando de lado várias questões culturais, o povo esta esquecendo muito da sua cultura, é comum encontra jovens que não sabe escrever uma carta.

2.3.4.1. Soluções encontradas.

Uma das soluções encontradas para empresas sobreviverem a concorrências das grandes empresas que sofreram fusões, é sair da sua área de atuação, hoje em dia existe um aumento de concentração comercial nos pequenos centros, ou seja, cidades com até 200 mil habitantes, cidade como Rio Verde GO, Ortolândia SP, Rondonópolis MT, Campinha Grande PB, Luiz Eduardo Magalhães e Barreias BA, são exemplos de cidades com um comércio ativo. Levantamento realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) aponta que as cidades pequenas o emprego industrial.

De acordo com dados obtidos pela Folha Online, 58% dos empregos industriais criados entre 2000 e 2005 ocorreram nas cidades pequenas, com menos de 100 mil habitantes. Os dados, consolidados pelo Ipea, são do Ministério do Trabalho

Conhecimento das necessidades do seu cliente, quando falamos em comércio em geral os clientes optam por fazer suas grandes compras ou compras do mês nos grandes comércios, quando ele se desloca aos pequenos geralmente são coisas complementares ou porque ele errou no calculo então analise seus produtos que tenha mais circulação.

Atuação diferenciada e serviços personalizados, as grandes empresas pelo fato de serem grandes são burocráticas então tire proveito disso, ex: os serviços de delivery são muito prático mas nas grandes redes pode leva até 42 horas para o produto chegar a casa do cliente, já no comércio pequeno ele pode inovar na sua região por ex: colocando esse mesmo serviços via telefone e como é perto de sua casa e com um serviço de motoboy a entrega pode ser prevista para no máximo 1 hora.

Diferenciar na forma de pagamento, ter mais opções de pagamento os grandes geralmente tem poucas formas de pagamento como dinheiro e cartão de crédito e somente as maiores marcas de ticket são aceita, já o pequeno alem de ter as mesmas formas de pagamento dos grandes eles podem aceitas outras marcas de ticket que não são aceito nos grandes.

2.4. Modelo analítico

2.4.1. Analise da evolução de empresas convergente.

Quando se fala de convergência podem levar a referir-se realidades distintas: convergência de grupos econômicos de media; de redações no interior de um dado grupo da forma de recolher e apresentar as notícias; e do próprio produto que é novo posto à disposição do público. Todas estas formas de convergência aportam conseqüências.

Embora o avanço do índice pareça inexpressivo, os resultados por ele obtidos foram consideravelmente bons na convergência em telecomunicação, avalia a Brasscom. O acesso às conexões de banda larga móvel no país evoluiu 124% no último trimestre de 2007, chegando a 602 mil atualmente.

Também no ano passado, foram registradas 7,5 milhões de conexões de banda larga fixa no país, crescimento de 30,5% na comparação com 2006. Já em 2008, o número saltou para 10 milhões.

O índice observou ainda que a cobertura de telefonia móvel já atinge 60% (3.357) dos municípios brasileiros, concentrando 91% da população. Com isso, o Brasil ocupa o 5º lugar mundial em usuários de telefonia móvel.

A existência de convergência de renda entre os estados e/ou municípios, na qual as unidades mais pobres da federação crescessem a taxas mais altas do que as mais ricas, permitir-nos-ia vislumbrar um futuro melhor para um país marcado por tão grandes disparidades de renda.

Por outro lado, a inexistência de convergência, ou a existência de convergência somente quando condicionada a determinado fator (por exemplo: nível de escolaridade, intercâmbio comercial, desigualdade de renda, ...), permitiriam orientar os gestores de políticas públicas na direção mais adequada para redução de tais desigualdades.

3. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

As ações abaixo tem, como objetivo mostra o cronograma seguindo para conclusão do projeto pesquisa

ANOMÊSDIAATIVIDADE

2008Outubro28Definição do Tema

2008Outubro30Definição de Roteiro para elaboração do projeto

2008Novembro04Orientação em sala pelo professor e pesquisa na biblioteca

2008Novembro05Palestra com pres da Brasil Telecom e OI (Auditório BRT)

2008Novembro11Orientação em sala pelo professor e pesquisa na biblioteca

2008Novembro18Semana Acadêmica (Palestra)

2008Novembro19Avaliação das pesquisas feitas pelos participantes do grupo

2008Novembro20Avaliação de livros sobre o Tema

2008Novembro21Avaliação das normas ABNT e início das digitações

2008Novembro24Conclusão das digitações, avaliação do grupo

2008Novembro25Apresentação do projeto

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA

CARVALHAL, Eugenio do. Ciclo de Vida das Organizações: Rio de Janeiro: FGV, 2000.

JENKINS, Henry. Cultura Da Convergência, São Paulo: Brochura , 2006.

www.ipea.gov.br/default.jsp, de 25/11/2008

www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/pmrg/DOCUMENTA_PESQUISAGT3_D.pdf


Autor: Roberto Marconi


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