Programa Primeira Infância Melhor: Uma Proposta Inovadora De Construção Coletiva Do Conhecimento



Por Graziela Sutter e Kelly Cristine dos Santos

Introdução e Objetivos


A Pedagogia de Projetos dentro do Programa Primeira Infância Melhor acontece de forma integrada entre Visitador, que é o mediador entre o conhecimento e a família. O Visitador orienta a família para que desenvolva as atividades com seu filho. Estas atividades são realizadas em encontros semanais e em casa com gestantes e crianças de zero até três anos, e com crianças de três até seis anos, em um local da Comunidade como: escola, praça, ginásio de esportes, salão comunitário ou a própria residência de uma família. As atividades são planejadas a partir da cultura e experiência da família para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças.

Inicialmente é feito um diagnóstico do desenvolvimento da criança para que sejam planejadas atividades de acordo com a faixa etária, necessidade e interesse da criança. No decorrer do trabalho é feito um acompanhamento dos ganhos do seu desenvolvimento, dando continuidade aos conhecimentos adquiridos e aos que poderão vir a ocorrer, conforme o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky.

Metodologia do Trabalho

Antes da execução das atividades, o planejamento é analisado, orientado e acompanhado por uma equipe intersetorial, abrangendo os olhares da Educação, Saúde e Assistência Social. Através destes olhares a criança é trabalhada de forma integral como um ser completo, contemplando as dimensões do desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo, motricidade, linguagem, saúde, higiene e nutrição. Nos planejamentos é ressaltada a importância da criança aprender com prazer, alcançando os ganhos com maior êxito. A execução das atividades (Modalidade de Atenção) é realizada pela família com orientação do Visitador. No primeiro momento é apresentado à família o objetivo da atividade, explicado os ganhos que a criança poderá alcançar naquele momento, combinada a atividade que será realizada e o material utilizado. Basicamente são utilizados materiais disponíveis na casa da família e na comunidade. No segundo momento é realizada a coleta de informações onde a criança e o adulto interagem através de conversas, observações e exploração de materiais. No decorrer deste momento, na execução da atividade, a criança formula hipóteses, reconstruindo o seu conhecimento.

No terceiro e último momento da Modalidade de Atenção é efetuada a avaliação e orientação. Na avaliação é consolidado o olhar da família, diante da atividade executada. O Visitador estimula a família a refletir sobre os ganhos obtidos e dificuldades apresentadas, para que estas sejam superadas no decorrer da semana, pois a família tem o compromisso em continuar estimulando.

Resultados Obtidos

Através de acompanhamentos realizados nas comunidades, percebemos mudanças positivas como:

  • Melhor qualidade de vida das pessoas envolvidas (famílias e comunidades);
  • Relacionamento familiar mais afetivo;
  • Condições adequadas de higiene do ambiente;
  • Expressivo avanço no desenvolvimento integral da criança, comparando o Diagnóstico Inicial da criança com o Acompanhamento dos Ganhos realizado no decorrer do trabalho;
  • Crescente envolvimento das famílias no dia-a-dia da criança, demonstrando interesse em estimulá-la;
  • Através do Acompanhamento da criança egressa, constata-se que a estimulação recebida durante a sua permanência no Programa, mostra resultados positivos na vivência escolar como: envolvimento da família na escola, maior cooperação e integração entre as crianças, responsabilidade e organização do material, condição para a aprendizagem e organização do pensamento crítico.

Autor: Graziela Sutter


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