Air Bag: Você Merece Ter Um



O air bag é uma eficiente bolsa de ar que se infla muito rápidamente em colisões destinado a proteger motoristas e passageiros de automóveis em caso de colisão.

Do lado do motorista, é instalado no centro do volante. Do passageiro, logo acima do porta-luvas. Algumas montadoras o colocam também nas laterais.

Foi inventado há 33 anos, nos EUA, sendo o primeiro carro equipado com air bag do passageiro, o GM Oldsmobile Toronado 1974.

Deste 1998, uma lei federal americana estabelece que todos os veículos devem ter air bag do motorista e passageiro de série.

Somente por razões puramente econômicas que o uso do air bag não é item obrigatório no Brasil (seu custo real em escala é inferior a mil reais); entretanto todos os carros por nós exportados contam com este item de série.

Será que a cabeça de um Brasileiro é mais dura que a de um americano ou europeu para não precisar ter air bag em seu carro?

A isenção de impostos para a fabricação do air bag e a redução do IPI para veículos com ele equipado;  salvariam milhares de vidas. E uma vida não tem preço.

É essencial investir na conscientização da opinião pública para que esta possa lutar por medidas realmente eficazes. A sua mobilização leitor como consumidor é fundamental.

Envie este artigo para o deputado ([email protected]) e senador ([email protected]@gov.br)  que você elegeu e cobre o seu apoio, para tornar OBRIGATÓRIO A FABRICAÇÃO DE VEÍCULOS COM AIR BAG apartir de 2008.

AIR BAG você merece ter um. Divulgue esta idéia!

Autor: Dr. Humberto Vallim


Artigos Relacionados


Tecnologia De Rastreamento

Quem Sou Eu...quem és Tu ?!

Entrevista - Novidades Nos Dispositivos De Segurança

SolidÃo...

Educação Física Escolar

Transporte Público: Um Problema Seu, Nosso Ou Da Prefeitura?

Grande Índio