Brasil: Um País único No Planeta...



Oh país abençoado, quem és tu? Terra do Samba, da Cachaça e da impunidade.

Não tens guerra, maremotos, terremotos ou vulcões. Tú tens um clima perfeito para a agricultura. És um dos únicos paises do mundo a teres alternativas energéticas e Tecnologia para substituir o petróleo nosso de cada dia. Tens riquezas naturais incomensuráveis. És o país com a maior reserva de água doce do planeta. Um dos países com as mais belas praias do mundo. Que te faltas para te tornares de PRIMEIRO MUNDO?

Perfil: Brasileiro, casado, X filhos. Na grande maioria dos casos o X significa mais que 3. Trabalhador honesto que paga seus impostos e contribui para a construção de um país melhor. Lutador perseverante, ético e extremamente indignado com a classe política Brasileira.

Este perfil é comum para a grande maioria dos cidadãos Brasileiros, descoberto pelos navegadores Portugueses em 22 de Abril de 1500 e batizado de  Terra de Santa CRUZ.

Será que é por casusa deste primeiro nome de batismo que até hoje temos que carregar a  CRUZ da incompetência e da corrupção política ?. Será que se as Caravelas de Pedro Alvarez Cabral tivessem mudado de rumo antes de aqui chegaire não estaríamos em outra realidade?. Que me perdoem os nossos Patrícios.

Porque o descobridor da América, Cristovão Colombo, ao invéz de seguir para o NORTE não veio para a terra Tupiniquim?. Por que razão ele não descobriu o Brasil ao invéz da América (USA). Quem sabe não poderíamos estar hoje no mesmo nível dos filhos do TIO SAM !.

Que país é este onde se valoriza e se dá audiência absurda (30, 40, 60, 90 milhões de VOTOS em 72 horas) à um programa de REALITY SHOW, onde os protagonistas exibem-se em rede nacional durante 24 horas por dia, 7 dias por semana,  mostrando para as nossas crianças tudo o que a sociedade abomina.

Que país é este que, com tanta pobreza, miséria, fome, diferenças sociais extremas, ainda consegue ser o recordista mundial de venda de aparelhos celulares e o recordista per capto de falação bate-papo neste tipo de equipamento. Em que país vivemos, onde por 5 dias seguidos (em alguns Estados semanas, em outros meses), há uma verdadeira estagnação da economia em nome de uma FESTA dita popular culminando num dos maiores índices de acidentes automobilísticos, assassinatos e violência gratuita. Que cultura é a nossa onde a frase: O ano no Brasil começa somente depois do carnaval é mencionada sem nenhum pudor ou vergonha.

Que Democracia é esta que reelege representantes do povo que comprovadamente tiveram suas entranhas dilaceradas pela corrupção, falta de ética, Valeriodutos, máfia dos Bingos, dos Correios e todo o tipo de desvio de conduta. Que política de segurança é esta que menores de idade matam sem nenhum pudor e ficam ilesos perante a justiça. Que legislação penal é esta, onde bandidos são soltos e podem gozar de um indulto assinado por advogados de porta de cadeia e desembargadores públicos sem a mínima noção do ato que estão firmando.

Que saúde pública é a nossa onde pessoas morrem na porta de hospitias públicos, filas do INSS, à espera de um atendimento de urgência que quando vem é tardio. Onde está nossa contribuição da CPMF que de provisória só tem o nome, e tornou-se permanente Lembram-se que esta mesma CPMF (Jurada de Pés Junto pelo então Ministro da saúde), tinha por objetivo injetar bilhões de Reais para melhorar o atendimento e recursos da saúde pública no Brasil?

Oh, preciosa educação, por onde andas?. Crianças que são o futiro de qualquer nação, estão à margem da criminalidade e dos traficantes de drogas e de armas. Comunidades nascem e crescem já fadadas ao abandono público.

Grupos organizados se fortalecem à revelia das autoridades: Pcc, CV, Skin Heads, Punks, quadrilhas especializadas de roubos à bancos, estelionatários em todos os níveis da sociedade, banqueiros fraudulentos, empresários corruptos, lavagem de dinheiro nas loterias, traficantes de crianças e mulheres, mercado de venda de órgãos para transplante, contrabandistas de mercadorias, e tantas outras formas de crimes que poderiam preencher dezenas de centenas de páginas.

Que política econômica temos onde um trabalhador tem cerca de 30% do seu salário mensal retido pelo Governo (INSS, IR, etc, etc). Os  70% que sobram são para nossa sobrevivência (alimentação, contas para pagar, escola das crianças, plano de saúde, etc, etc). Em média, 40% de tudo que consumimos é cobrado com forma de imposto (Federal, Estadual, Municipal) restando apenas e tão somente cerca de 30% do seu suor.

O que é feito com este TSUNAMI de impostos que o Governo arrecada? Deveria voltar para a população na forma de benefícios: Saúde pública descente, segurança pública eficaz, escolas públicas fortes, etc. Como poderemos mudar esta história e nos tornarmos um país de primeiro Mundo? Quando iremos nos livrar do estigma de um Páis em desenvolvimento ou emergente ?

Como um país que tem cerca de 65% da força de trabalho informal pode progredir? Imaginem quanto imposto o governo arrecadaria com a formalização destes trabalhadores ? Se a arrecadação do Estado é cada vez maior com um número cada vez menor de trabalhadores assalariados e consequentemente  contribuintes, o que faz com que esta balança cada vez mais positiva? Não é necessário ser um gênio para concluir que o aumento de impostos e a criação de outros tantos é a chave do sucesso (na verdade do fracasso).

Matematicamente, para que o Estado arrecade mais e com menos contribuintes à cada ano, é necessário aumentar a carga tributária dos que ainda estão no mercado formal. Que sistema financeiro é este onde as instituições, que nos primórdios foram criadas para darem crédito à população com juro baixo, estão batendo recordes e recordes de lucro à cada trimestre?  Bancos públicos, que foram criados para ajudar o povo mais necessitado, estão no topo da lista dos campeões de lucratividade.

Que heróis são estes que conseguem sobreviver com um Salário mínimo de R 3xx,xx por mês? Que orgulho estes Pais de família possuem quando se vêem privados de dar o mínimo de dignidade para suas famílias?

De quem é a culpa? Do Governo Federal, do Estadual ou do Municipal?

Sinto informar-lhes que a culpa é de todos nós, que não sabemos escolher os seus governantes. Para que possamos mudar este cenário, onde ano após ano, década após década, século após século ficamos correndo do prejuízo sem nenhuma efetividade ou mudanças substanciais, temos que educar nossas crianças agora que quando se tornarem adultas e tiverem o poder do voto, possam ser nossos políticos reelegerem os mais capazes, mais éticos, compromissados e comprometidos com o desenvolvimento. Soberania e uma posição de destaque no cenário mundial é o que nosso País merece e que já carece há séculos.

O que aconteceria se na próxima eleição não houvesse nenhum eleitor disposto à sair do conforto do seu lar para votar?

A Democracia é a melhor forma de Governo quando um país possui Democratas idôneos e íntregros para governá-lo.


Autor: Ricardo Bacci


Artigos Relacionados


A Noite

Uma Folha

Cora Coralina

Sonhos De Crianças

...e Quem Não Quer Possuí-la ?!!

Brasil

Confesso