Educação Física Escolar



RODRIGUES,Judite Filgueiras

INTRODUÇÃO

Esta obra retrata a possibilidade de o educador reflexionar sobre sua prática. Ele é destinado àqueles que vêm a educação de qualidade para todos como possibilidade que transcende a teoria, pois acreditam que a capacidade de aprender é uma das características universais da humanidade.

Sabemos que há muito a fazer em nossa realidade escolar. Por isso precisamos descobrir o que realmente sabemos e fazemos, o que precisamos saber e fazer, e o que podemos vir a saber e a fazer.

Para isso, é imprescindível aprendermos a desenvolver tanto uma macrovisão quanto uma microvisão que comporte os pontos de vista individuais e coletivos, pois somos elos marcados e marcantes, numa cadeia de influências em que nossa responsabilidade é tanto com o que fazemos quanto com o que deixamos de fazer.

Se quisermos promover transformações, precisamos refletir sobre nosso jeito de pensar e de agir. Dessa maneira, estaremos perto das condições de operarmos essas transformações.

Encetamos esta pesquisa por acreditar que o homem é o mais evoluído dos seres e também o que mais depende da aprendizagem para sobreviver e que o melhor nível de aprendizagem ocorre quando ele é respeitado na sua corporeidade.

Uma meta educacional é possível no desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender, pautada no movimento humano, abrindo novas perspectivas para se pensar a Educação sob a égide do Movimento. Partimos do pressuposto de que nossa visão particular de mundo determina as ações que desenvolvemos em nossa atividade profissional.

Estes pressupostos constituem uma teoria pessoal, resultado da nossa história de vida profissional em que apresentamos partes da nossa Dissertação de Mestrado em Ciência da Educação sobre Corporeidade e Aprendizagem: uma relação político-pedagógica realizada na UTIC - Universidade Tecnológica Intercontinental – PY. Agregadas a ela estão as vivências pedagógicas sobre Educação e Educação Física, por meio de pesquisa exploratória realizada no Instituto Estadual Rui Barbosa de São Luiz Gonzaga, RS, Brasil, no ano letivo de 2007.

Acreditamos que a escola precisa ser um espaço que possibilite a construção do saber revendo sempre sua função social, política e pedagógica, respeitando as diversidades. É no cotidiano escolar que o aluno desempenha todas as suas potencialidades vivenciando também características de outros cotidianos nos quais cada sujeito ressignifica seus conhecimentos e suas práticas processando de diferentes formas os seus aspectos cognitivo, afetivo e social na sua condição de cidadão.

Para a realização deste estudo e para a escolha do tema, consideramos também a preocupação, nossa e de outros educadores, que se sentem às vezes sem opções e perspectivas ante o quadro educacional atual e buscam uma proposta pedagógica que valorize o sujeito na sua totalidade. Essa busca surge da necessidade de uma aprendizagem efetiva, avaliando e reavaliando situações-problema que se impõem e exigem alternativas e/ou soluções, tornando-a significativa.

Sabemos que o ser humano é complexo, isto é, a um só tempo, é físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico e, por isso, a condição humana deve ser sempre o objeto essencial de todo ensino.

Nossa existência como seres vivos num planeta em constante transformação nos faz construir a história para explicar nosso presente: uma história de conservação e preservação da espécie nos diferentes modos de aprender a aprender.

Nesse sentido, acreditamos que a compreensão da corporeidade poderá incendiar a paixão de ensinar e aprender com princípio educativo, visível nos gestos, na palavra, no olhar, no silêncio e na inquietude, sempre de forma lúdica e prazerosa.

Procurando entrelaçar práticas agradáveis com conteúdos significativos, organizamos esta obra agregando resultados da nossa Dissertação de Mestrado com a nossa Prática Docente assim organizada:

1 Corporeidade e Aprendizagem

2 A Aprendizagem por meio da Ludicidade

3 A Importância do Movimento

4 Coletânea de Atividades

Dessa maneira, traçamos dois objetivos: o primeiro é dar um panorama amplo das atividades lúdicas que podem ser aplicadas e, para tal, nos embasamos em alguns autores como Piaget, (1978), Maturana, (2001) Morin, (2000). O segundo objetivo é mostrar de que forma a aplicação de algumas dessas atividades podem contribuir na ação pedagógica, sendo nossas sugestões advindas de autores como Martins e Queiróz, Meure Staes, entre outros, bem como sites da Internet dedicados aos profissionais da educação.

É com esse sentimento que temos a pretensão de demonstrar, na teoria e na prática, que as atividades lúdicas, mais do que aceitas como rotina da educação, são uma prática privilegiada para aprender com o movimento.

RODRIGUES, Judite Filgueiras. 2008. Educação Física Escolar: Aprender com o Movimento. Editora UNIJUÍ. Ijui.RS

Opinião:

Este livro contém práticas agradáveis que podem ser realizadas com crianças desde a Educação Infantil até a última etapa do Ensino Fundamental, com conteúdos significativos, baseados em um vasto referencial teórico e uma linguagem de fácil compreensão, que nos  instiga a colocarmos em prática todo o seu conteúdo.

Para adquirir: [email protected]

[i]Carla Vasconcelos de Menezes




Autor: JUDITE FILGUEIRAS RODRIGUES


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