Poluição = doenças



Atualmente, a queima de combustíveis fósseis como carvão mineral e derivados de petróleo tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carboo na atmosfera terrestre.

Esses poluentes são fortes e oxidantes, isto é, aumentam os radicais livres no organismo e causam, entre outros problemas, o envelhecimento celular precoce. Os óxidos de carbono aderem à hemoglobina, prejudicando o transporte de outro gás essencial as funcionamento do nosso corpo, o oxigênio.

Esse tipo de poluição provoca muitos problemas e a saúde das pessoas é a mais afetada dentro desse cenário. Doenças respiratórias como a asma, a bronquite e a rinite levam milhares de crianças e adultos aos hospitais todos os anos.

A água poluída é um veículo de muitas doenças causadas por agentes microbianos e químicos. Por exemplo: a esquistossomose, popularmente conhecida como barriga d'água é transmitida ao ser humano através de um verme  que vive na água. A pessoa contaminada por esse verme fica com o fígado e o pâncreas inchados e com um acúmulo de líquido na cavidade abdominal.

infelizmente, ainda hoje não existe solução global para combater a poluição marinha, de origem industrial e doméstica.

Álém desses dois tipos de poluição há ainda as poluições sonora e visual, que não são tão impactantes como as citadas  acima, mas que não devem ser tratadas como menos nocivas. Aliás, estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano.

os problemas ambientais devem ser tratados com a seriedade que merecem, para que, pelo menos, diminua o número de doenças causadas por esses problemas e suas soluções dependem de políticas públicas enérgicas.

 


Autor: amanda andozia


Artigos Relacionados


Sombra & Luz

Disfarce

Fragmentos...

Na Vida...

September, 11: Farenheit

Gata Mineira

Literatura Contemporânea - O Caminho Abstrato