Organizando E Controlando A Empresa



Alguns empresários não se preocupam tanto com a organização e controle da empresa como deveriam, preocupam-se mais com a lucratividade e o crescimento, e isso é um erro fatal.

O índice de mortalidade das micros e pequenas empresas brasileiras segundo o SEBRAE, atinge cerca de quase 70% antes de completarem um ano.

A falta de planejamento, organização e controle podem ser uma das causas desta falha.

A melhor maneira de obter sucesso é organizando e controlando todos os processos que envolvem a empresa.

É importante rever o plano de negócios e se ainda não o tem, não espere mais comece a fazê-lo.

O plano de negócios é a parte fundamental do processo empreendedor, essa ferramenta de gestão pode e deve ser utilizada, nele, serão respondidas algumas perguntas básicas, tais como: Em que negócio você está?  O que você vende?  Qual é o seu mercado alvo?

Maiores detalhes sobre plano de negócios podem ser obtidos no site: http://www.planodenegocios.com.br

Para sobreviver hoje num mercado competitivo é necessário tomar decisões rápidas, por questão de sobrevivência o empreendedor precisa ter os números da sua empresa sempre a mão e em tempo real.

Utilizar o sistema de informação é muito útil para auxiliar o empreendedor e seus colaboradores (empregados), esse sistema pode ser implantado informatizando e automatizando todos os processos da empresa interligando dados de todos os setores.

Deve-se também fazer o planejamento estratégico, analisando toda a sua estrutura empresarial, visando identificar falhas, conflitos, ameaças internas e externas, pontos fortes e pontos fracos e identificar também oportunidades.

Devemos planejar para saber qual o caminho a seguir.

Após o levantamento da situação atual, você terá uma visão mais clara e a partir daí, devera definir objetivos, traçar metas, elaborar estratégias, elaborar o plano de ação, motivar os colaboradores (empregados) para o comprometimento com a empresa, afinal neste momento em que o conhecimento e a globalização imperam o que difere o mercado competitivo, são as pessoas e não somente as tecnologias empregadas.

Finalmente, controlar, o controle deve ser freqüente para verificar se as ações estão sendo executadas de maneira adequada.

A partir de agora surge um novo caminho e você pode ver claramente onde você está e no horizonte os objetivos a serem alcançados.

Fabio Antonio Ferreira ( www.jea.i-ltda.net), é Técnico em Contabilidade e esta cursando o 2º ano de Admistração de Empresas.

Autor: Fabio Antonio Ferreira


Artigos Relacionados


A ImportÂncia Do Planejamento EstratÉgico Em OrganizaÇÕes De Tecnologia Em InformaÇÃo: Um Estudo De Caso

10 Razões Para Planejar O Futuro Da Empresa

Quais São As Etapas De Um Planejamento De Marketing Eficaz?

Seguindo Uma Linha De Pensamento

Planejamento Estratégico, Afinal O Que é?

Plano De Marketing Fator De Sucesso Para As Organizações

Dicas Para Um Empreendimento De Sucesso.