5 ações para transformar sua equipe e sua empresa



A liderança é um conceito em constante transformação.

Atualmente o líder não é mais o centro das atenções e sim o eixo que deve agir para que todos os membros da equipe possam render o seu máximo.

O líder deve se colocar a serviço de sua equipe e não o contrário

A seguir destaco as 5 ações para formar um verdadeiro Líder a Serviço:

Ação: inverter a pirâmide

O líder a serviço deve lidar com seu próprio ego, porque os melhores resultados advêm de um trabalho de equipe genuíno. O líder vira a pirâmide de cabeça para baixo a fim de serviar aos outros. Quando um líder mantém o seu próprio ego sob controle, aumenta a confiança e a auto-estima das outras pessoas e proporciona a união do trabalho em equipe.

Se o líder for o modelo vivo da importância de levantar o moral dos outros e não se importar em receber o crédito pela relaização, outros membros da equipe farão o mesmo. Dessa maneira, colcoando os outros em primeiro lugar, o líder a serviço é capaz de estimular a criação de equipes de alto desempenho.

Ação: erguer o obstáculo

A fim de servir muitas pessoas, o líder a serviço deve primeiro escolher apenas alguns outros líderes a quem servir, pessas que podem atender aos seus padrões. Um líder a serviço que deseja criar uma mudança radical de produtividade precisa de uma equipe que possa se pôr totalmente a serviço de outras. Essas equipes, por sua vez, servirão a outras fortalecendo-as, e os resultados formarão uma espiral visível. Tudo começa com um líder que realmente levanta um obstáculo.

Jesus é um bom exemplo. Ele poderia ter escolhido muitos, entre milhares de seus ávidos seguidores, mas escolhei apenas 12, passando o resto de sua vida relacionando-se com eles, servindo-os e preparando-os para fazer o mesmo com outras pessoas.

Ação: desbravar caminhos

O líder deve remover as pedras e os obstáculos que impedem o fluxo das idéias e das realizações. Ensino e remoção de obstáculos precisam caminhar juntos.

Todos os níveis de liderança em uma organização abrem caminho para sua equipe, ensinando e removendo obstáculos, e os membros da equipe depois fazem isso por suas próprias equipes.

Ação: somar forças

Líderes a serviço devem trabalhar para criar equipes em que todos utilizem seus pontos fortes dia-a-dia. Isto se aplica a equipes pequenas, organizações de tamanho médio e comunidades inteiras.

Ação: corre em busca do grande propósito

O líder deve trazer grandes propósitos à mesa, trasnformando sua liderança em serviço aos seus empregados, mantendo expectativas altas, certificando-se que sua equipe tenha o que precisa em treinamento, recursos e campo de atuação, maximizando seus pontos fortes. O líder que adotar essas ações terá dinâmica e impactos verdadeiros.

A liderança a serviço exige profunda humildade e disposição para dedicar-se ao bem dos outros.

Bibliografia:
Líder a serviço. Ken Jannings e John Stahl-/vert; tradução de Alexandre Tuche. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006 (Série Ken Blanchard)





Autor: Alexsandro Rebello Bonatto


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