Se Você Pensa Que Conhece a Solidão, Está enganado!



Anos atrás, houve um momento que marcou muito a minha vida... fazendo com que eu descobrisse o verdadeiro sentido da palavra solidão.

 

Estava eu em uma badaladíssima discoteca da moda, onde havia além dos amigos mais umas 500 pessoas, dentre eles artistas famosos, filhos de políticos e muita gente de sucesso da época.

 

Em um instante, olhei para os rostos de meus amigos e toda aquela gente ao meu redor...  ouvi a música eletrizante que tocava, as pessoas dançando, sorrindo, bebendo, conversando, etc.

 

Após alguns minutos olhando profundamente para tudo aquilo que parei e olhei para dentro de mim e senti uma dor imensa de tristeza no peito, uma vontade incontida de chorar e algo que cravou em minha alma como uma espada e a partir deste instante eu fui apresentada à verdadeira solidão: a solidão de alma.

 

Percebi que tudo aquilo que ouvi, vivi e pensava que conhecia sobre solidão foi-se tudo por água abaixo, não era a verdadeira solidão que eu conhecia. 

 

Naquele instante eu fui literalmente apresentada à solidão e essa dor me marcou tanto que jamais esqueci...

 

Se em algum dia no passado eu reclamei de solidão, eu fatalmente não sabia o que era solidão...  eu apenas pensava que estava sentindo, é o que eu chamo de Pensamentos disfarçados de Sentimentos.

 

Mas viver é experenciar e enquanto não experenciamos determinado sentimento, não sabemos o que realmente significa para nós, não conhecemos a magnitude do que aquele sentimento representa para nossa existência e o quanto ele pode nos modificar por dentro.

 

Nenhum sentimento significa a mesma coisa para todos os seres humanos, cada pessoa é uma pessoa e vive cada experiência de forma diferente. Vivermos e aprendermos com a experiência do outro, não quer dizer que conhecemos e saibamos o que na verdade significa um determinado sentimento para nós. A química é diferente,  e esta é uma das grandes magias da vida, cada experiência é única para cada pessoa e temos que sentir seja seu gosto amargo ou doce, sendo que somente nosso paladar é que irá designar o quanto amargo ou doce é para nós.

 

Descobri que solidão não significa estar sozinho consigo mesmo, pois podemos estar sós e nos sentirmos totalmente acompanhados pelos nossos pensamentos, livros, filmes e sensações.

 

Estar só é nossa alma buscar um significado para viver e não encontrar. È uma morte súbita (breve ou prolongada) de um sentimento que não sabemos se iremos sobreviver para contar a história.

 

Ele (sentimento de solidão) pode ser breve e nos matar rapidamente ou prolongado e nos enterrar um pouco a cada momento,  o que não vivemos, o que não encontramos, o que não temos esperança que encontraremos pelo caminho.

 

Solidão é olhar para o lado, ter um milhão de pessoas e ver ninguém... olhar para dentro de si e encontrar um profundo vazio, buscar por algo ou alguém que talvez nunca encontremos.

 

Mas também foi através deste sentimento tão profundo de solidão,  no desespero e aflição que encontrei a esperança.

 

Sentimento este que nos faz levantar no outro dia e continuarmos a buscar aquilo que talvez jamais encontremos, mas que por não sabermos, continuamos a buscar eternamente.


Autor: Sandra Regina da Luz Inácio


Artigos Relacionados


Cidade Mineira

A Chave Da Felicidade

Esmola De Natal

Mensagem De Natal

Um Presente Especial

Saudade (poesias)

A ExtinÇÃo Da Fauna