Proposta De Educação Moral Nas Escolas



DD Ministro da Educação
Cópia: Todos os Deputados e Senadores do Congresso Nacional
Toda a grande imprensa do País

Proposta de Educação Moral nas Escolas

Alamar Régis Carvalho
[email protected]

Senhor Ministro:

Já que a ordem agora é apoio total para a Educação, incentivo para a Educação e, finalmente, até que enfim, o reconhecimento de que a Educação brasileira é uma das piores do mundo, estou aqui, como Cidadão Brasileiro, lúcido e com muita experiência na educação, a prestar a minha contribuição.

A carta é longa, muito longa, senhor Ministro, mas não pode ser de outra forma.

Em junho de 2005 enviei a esse Ministério da Educação, com cópias para os senhores deputados e senadores do Congresso Nacional, bem como para toda a imprensa brasileira, esta mesma proposta que vou apresentar agora.

Acontece que, na época, recebi, via e-mail, uma resposta escrita em meia dúzia de linhas, tão insensata, indiferente e absolutamente carente de educação, provavelmente formulada por algum assessor ou funcionário de quinta categoria desse Ministério, que jamais imaginei que, logo do Ministério da Educação, eu receberia uma resposta tão ridícula, haja vista a seriedade do que, modéstia a parte, eu proponho para a Educação do nosso País.

Mas já que sou teimoso, aproveitando o gancho de ter ouvido, recentemente, o Presidente da República enaltecer tanto a inteligência e a competência do seu atual Ministro, da mesma pasta da Educação, volto a insistir na mesma proposta, mandando a mesma proposta, agora ampliada e revisada, uma vez que nada vi mudar ou ser acrescentado nas escolas brasileiras, nos últimos dois anos, que atendesse a sugestão feita que, se aplicada, começaria um processo de contribuição para a redução da violência no País.

Vamos lá, senhor Ministro:  

Discute-se muito a validade ou não do ensino religioso nas escolas. Com muita razão grande parte da sociedade recorre a Constituição para lembrar o artigo 5º que estabelece a liberdade de culto, Lei Maior que deve ser obedecida acima de todas, embora essa Constituição não valha nada, quando desejam os políticos estabelecerem leis conforme as suas conveniências, como, por exemplo, leis de interesses dos bancos, que passam por cima de tudo, dizendo, inclusive que se dane a Constituição.

É fato que os projetos de educação religiosa não prevêem ensino genérico das propostas comuns das religiões e sim o ensino do Catolicismo que, embora seja uma doutrina respeitável, não é unanimidade nacional, de forma que os seus catecismos não são aceitos por milhões e milhões de brasileiros.

 

Em verdade se analisarmos a questão profundamente, dando uma olhadinha nas enciclopédias e publicações sérias, honestas e decentes observaremos que ao longo dos séculos os exemplos que as religiões têm dado ao mundo não têm sido os melhores, principalmente do ponto de vista da moral autêntica, embora em todas elas encontremos missionários notáveis que viveram dignamente, sem esquecer que muitos também viveram com amor e dignidade sem rótulo religioso algum.

A proposta de uma matéria escolar que ensine a criatura humana a ser gente, a ter dignidade, amor ao próximo, respeito à cidadania, honestidade e disposição para servir, tratando do aspecto espiritual do ser, deve ser indiscutivelmente praticada, sim, todavia sem qualquer rotulação religiosa.

Consta no artigo 33 da LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que o ensino "deve ser ministrado por professores ou orientadores religiosos preparados pelas respectivas igrejas, ou entidades religiosas"... e acrescenta "sem ônus para o cofre publico"... o que é um tanto quanto preocupante, se não for levado em consideração os reais princípios morais e objetivos desses religiosos e igrejas que poderão estar à frente disso.

É aí que eu pergunto ao senhor, Ministro: E se uma dessas igrejas, por exemplo, for dona de um Partido Político e de três redes de televisões de abrangência nacional, tendo uma bancada na Câmara e no Congresso, que faz parte da base de apoio ao Governo, é óbvio que o aspecto político, como sempre, falará mais alto que os objetivos maiores. Como é que vai ficar, senhor Ministro? Prevalecerá o pensamento daquela igreja, não é verdade? É caso a pensar também. Mas não é o que interessa aqui agora.

Quero sugerir a esse Ministério que seja criada imediatamente uma equipe de Mestres, Docentes, Psicólogos, Pedagogos, Filósofos, Profissionais da área de saúde e Assistência Social para que seja criada uma nova matéria a ser implantada nos colégios, já na programação do ano de 2008, ensinando para as crianças e para os adolescentes coisas que normalmente não são tratadas nos colégios e que, pelo seu desconhecimento, registramos muitos vícios, agressões, traumas, revoltas e problemas psíquicos que terminam comprometendo a formação do futuro adulto, trazendo como conseqüência muitos sofrimentos, desgraças e tragédias as mais lamentáveis.

Vide, senhor Ministro, o índice crescente e incontrolável da violência no País, balas perdidas tirando a vida de pessoas todos os dias, crianças afirmando que querem ser bandidas quando crescerem, índice de tabagismo crescendo cada vez mais na adolescência, consumo de tóxicos confundido com exercício da liberdade... etc.

Muita coisa precisa ser repensada e mudada no ensino básico do nosso país. Veja estes dois exemplos:

Ensino de línguas Em todo o primeiro grau registramos o ensino de Inglês, no entanto não conheço um caso, sequer, de um brasileiro que termine o ensino fundamental sabendo falar Inglês, com base no que aprendeu nesta fase. Ora, senhor Ministro, de que adianta?

Cultura de guerra Por que ensina-se tanto sobre guerra no ensino fundamental brasileiro, senhor Ministro? Guerra dos farrapos, guerra do Paraguai, guerra dos Guararapes, guerra dos emboabas, guerra da cisplatina, guerra de Canudos, primeira guerra mundial, segunda guerra... Pra que aprender tanto sobre guerra? O que isto contribui na educação e cultura básica do cidadão?

Não seria bem melhor que, em vez de perderem tanto tempo falando em guerra, criassem uma nova matéria, com o nome, por exemplo, Estudos dos problemas do dia-a-dia?  Sim, uma nova matéria como antigamente estudava-se OSPB e, principalmente, Educação Moral e Cívica, uma disciplina que foi abolida das escolas por irresponsabilidade, incoerência e falta de bom senso desse Ministério.

Esta matéria que sugiro e que vou dar exemplo de alguns tópicos a seguir, vem ensinar às crianças:

· Como se comportarem diante de pais bêbados que agridem as suas esposas e filhos dentro de casa.

· Como se comportarem ante as apelações das indústrias do tabagismo e do alcoolismo que continuam e enganar neste país, fazendo tantos jovens de idiotas, haja vista a quantidade de adolescentes com cigarro na boca nas portas dos colégios e faculdades.

· Sobre a estúpida cultura do machismo que continua a fazer muita mulher conformar-se em ser objeto de homem, na ridícula cultura do homem pode tudo e mulher não pode nada.

· Sobre a realidade do crescente mundo das drogas.

· Sobre uma eficiente educação sexual já que vivemos uma realidade incrível de casais que, mesmo casados, não sabem manter relação sexual, o que faz prevalecer a ridícula estatística de que mais da metade das mulheres não chegam ou dificilmente chegam ao orgasmo.

· Educação de consciência política para que o brasileiro esteja mais preparado e prevenido contra as safadezas da política partidária, a demagogia da politicagem e as malandragens das formações de sindicatos, cujos objetivos prioritários é apenas projetar politicamente alguém que se apresenta como anjo de guarda e defensor do trabalhador brasileiro, terminando virando deputado depois.

· Como se defenderem de criminosos como os bancos, seguradoras, operadoras de cartões de créditos e financeiras que assaltam explicitamente a economia do cidadão, praticando agiotagem escancarada.

· Como se prevenirem contra o mau caratismo sutil e bem elaborado que promovem os boicotes, as sabotagens, as difamações e as calunias, fazendo de tudo para convencer às pessoas de que pilantras e canalhas são santos e que homens de bem e criaturas honestas são bandidas.

· Como se comportarem ao formarem opiniões, diante do que é vinculado pela imprensa, conscientizando-se de que quem faz imprensa são pessoas humanas, com os mesmos problemas comuns de todos, onde se verificam pessoas honestas mas também pessoas de extremo mau caratismo.

· Como se comportarem diante de propostas religiosas, ensinando-as a discernir sobre o que é, de fato, proposta comprometida com ensinamentos verdadeiramente morais, como a essência do Evangelho, e outra que nada mais é que estratégia comercial disfarçada e sem vergonha, onde se faz indústria do dízimo e de outras formas de doação de dinheiro, no abuso da pouca capacidade de racionar de muita gente.

· Algum espaço para mostrar as orientações advindas da experiência da polícia, como, por exemplo: Prevenir contra os contos que surgem no dia-a-dia, assédios de traficantes, de ladrões, estelionatários etc.

· Relacionamento para com o idoso, com o meio ambiente e com os animais.

Não é bem melhor falar sobre estas coisas nas escolas do que falar em guerras, senhor Ministro?

Senhor Ministro, há muito homem aí deixando evoluir o quadro do câncer na próstata até o ponto de não ter mais cura, chegando a óbito, porque alimenta a absurda e estúpida cultura de que não vai deixar homem nenhum enfiar o dedo no seu rabo, (no caso o médico urologista), com receio de gozações da macharada conhecida, que poderá supor que ele é viado. Desculpe as expressões, mas são estas expressões mesmo que quero utilizar, com toda esta clareza, pra ver se muita gente acorda neste país.

Apresento algumas idéias que podem, e devem, serem aperfeiçoadas, enriquecidas e bem elaboradas para a apreciação das autoridades deste País:

Educação no Lar

Não ensinar apenas o que a sociedade chama de boas maneiras, que restringe a criança apenas a aprender segurar um garfo e uma colher, a não arrotar na mesa, a pedir licença quando se levantar, a dizer por favor, muito obrigado... e essas coisas que atendem apenas às formalidades e as etiquetas, mas não ao próprio bem estar dela, da família e dos seus semelhantes.

Estabelecer um programa que ensine à criança coisas do tipo:

1)      A sua mãe é esposa do seu pai e não empregada doméstica dele. O dia em que você o vê espancando-a procure a delegacia mais próxima e denuncie, mesmo sendo seu pai. Se sofrer ameaça de surras, para ficar calada, conte a todos os parentes, amigos e à polícia.

2)      A cultura do machismo não pode ser mais aplicada no mundo moderno e os direitos humanos são iguais, independentemente do sexo da pessoa.

3)      Cigarro, cachaça e qualquer bebida alcoólica nunca foram provas de que rapaz nenhum é homem. Jamais aceite qualquer proposta de tomar bebidas alcoólicas e colocar cigarro na boca para mostrar aos outros que você é homem, porque no futuro, em vez de homem autêntico, você será um doente, um fraco e incapaz de produzir o que poderia produzir, inclusive no desempenho sexual.

4)      Se o seu pai fuma, contaminando a família com sua fedorenta nicotina e vive bêbado, agredindo todo mundo em casa, isto não é sinal de hombridade, é sinal de que ele, quando jovem foi também uma maria-vai-com-as-outras, começou a fumar e a beber, achando que estava mostrando aos outros que era homem, deixou-se dominar pelo vício, não faz o menor esforço em vencê-lo e acha tudo muito normal. Não o imite nessa coisa tão ridícula. Se você tiver que imitá-lo, identifique apenas as qualidades boas que ele certamente deve tem, jamais imite este modelo.

5)      Menino, para provar que é homem, não precisa sair por aí abusando sexualmente das filhas dos vizinhos, porque as famílias alheias devem ser respeitadas também, como a sua. Se o seu pai lhe der esse tipo de orientação, sugira que ele procure um Psicólogo, para ele, e não para você. Tenha coragem de agir assim dentro do seu próprio lar. Pergunte-o se ele gostaria que os filhos dos outros se aproveitassem da sua irmã, também jovem.

6)      Menino nenhum carece de ser levado à zona de meretrício para provar que é homem, porque não é pelo sexo precipitado e irresponsável que se prova hombridade. Sexo não tem pressa, precisa de amadurecimento, cabeça, boa relação humana com a criatura de sexo oposto e constitui-se um ato de violência qualquer ser humano fazer do outro objeto seu.

7)      Todos os homens e mulheres devem lavar os seus órgãos depois das necessidades fisiológicas e rapazes não se tornam homossexuais pelo fato de se sentarem em bidês ou utilizarem chuveirinhos para se higienizarem. Pessoas que deixam cuecas e calcinhas com restos de fezes e urina para as suas mães lavarem, são porcas e não têm respeito e nem consideração por quem mais lhes ama.

8)      Etc...

A experiência dos seus pais

1)      Jamais subestime a experiência dos seus pais. Por mais rudes que eles possam parecer, eles já passaram por situações desagradáveis, diversas vezes, em condições pelo menos de deixar você alerta contra muitas situações da vida. Pode ter certeza de que um jovem, colega de colégio ou amigo da rua, não tem nunca a experiência de vida dos seus pais.

2)      Por mais que não costume haver diálogo em sua casa, entre pais e filhos, force esta barra. Crie o hábito de conversar com os seus pais. Não perca a oportunidade de perguntar coisas a eles, peça para que eles lhe contem as experiências de vida de cada um. Com isto você demonstra inteligência e vai levar uma vantagem enorme.

3)      O seu pai e a sua mãe conhecem muito bem as estratégias usadas por mulheres pilantras para fisgar homens, principalmente os ingênuos, e também as de homens safados. Leve em conta a experiência deles, embora existam muitos pais recalcados e problemáticos que generalizam.

4)      Lute contra a timidez, a começar dentro de casa. Faça exercícios para encarar os seus pais, irmãos e demais parentes nos olhos, dizendo o que tem que ser dito.

Chantagens com os pais

1)      Os seus pais não são feitos de ferro. Eles também são humanos e têm sentimentos. Não apenas eles devem ter obrigações de compreender os seus momentos difíceis, você também tem obrigação de entender os deles. Do mesmo jeito que o seu pai e a sua mãe não criam traumas eternos e ódios pelos erros dos seus filhos, não é justificável também que você crie ódios, traumas e restrições em relação a um deles, caso o papai ou a mamãe venha a cometer algum erro. Se você deseja ser perdoado quando erra, deve aprender também a perdoar sem restrições.

2)      Os seus pais não fabricam dinheiro. Eles não são obrigados a ter dinheiro toda hora que você quiser e nem comprar tudo o que você tem vontade. O dinheiro da família tem prioridade para as coisas de primeira necessidade. Toda criança e adolescente deve aprender o que é supérfluo.

3)      Jamais imagine que saindo de casa e ir morar em casa de colegas ou outros parentes você vai encontrar um paraíso e a liberdade absoluta que você quer e que os seus pais não lhe dão. Os pais dos seus colegas, primos e outros parentes, também vivem no mesmo mundo onde vivem os seus, não toleram bagunça, desrespeito, desperdício, desordem e muito menos desobediência. Quando você começar a viver lá como vive na sua casa, será posto para fora e vai morar na rua. Morando na rua o seu sofrimento será incomparavelmente maior que às dificuldades que você supõe ter em casa. Ninguém vai ter a paciência que os seus pais tem contigo. Quando a gente perde uma perna por exemplo ou torna-se paralítico, somente os pais têm paciência de nos manter em um lar até o fim das nossas vidas corporais, a sociedade nos joga na rua.

Paixão e Amor

1)      Paixão é uma coisa e Amor é outra. Não confunda as coisas. Paixão é sentimento material que gera ciúmes, desconfianças, chantagens emocionais, brigas entre namorados e cônjuges, disputas, ofensas, apegos materiais, agressões, fazer o outro de propriedade sua e muita coisa ruim. Amor é o contrário disso, não faz jamais uma pessoa objeto seu, não faz chantagens, não alimenta ciúmes, desconfianças etc. Aprenda a Amar e não a ser apaixonado.

2)      Apaixonar-se por uma pessoa não significa nunca que ela seja a pessoa mais importante no mundo, muito menos insubstituível, inclusive mais do que a sua própria família. Quem supervaloriza namorado ou namorada, comete um erro terrível e uma tremenda injustiça para com seus maiores amigos, que é a família, que é para sempre, já que o namoro é passageiro e pode não durar nem um mês.

3)      Beleza física não é sinônimo de dignidade em ninguém, nem quer dizer que a pessoa vai estar ao nosso lado a vida inteira. Cuidado com isto.

4)      Aprenda a valorizar, prioritariamente, a cabeça das pessoas.

5)      Sexo sem o preparo e a orientação adequada pode trazer danos irreparáveis às pessoas, inclusive sérios problemas de ordem de saúde. Jamais inicie a sua vida sexual sem procurar entender bem como a coisa funciona. Jamais vincule sexo com imoralidade, delito, indecência ou pecado.

6)      Saiba que aquele apego exagerado que você está tendo por aquele namorado ou por aquela namorada, nada mais é do que a sua carência sexual, na grande maioria das vezes, quando você vê na pessoa o meio de descarregar as suas energias acumuladas. Brigar com todo mundo por causa dela, é burrice. Não demorará muito, esta relação esfriará, você não quererá mais nada com essa pessoa e nem ela contigo, e você talvez terá perdido amigos valiosos que agrediu por causa dela.

7)      Meninos e rapazes, jamais discriminem meninas e moças por causa de virgindade. O hímen não dá nem tira a dignidade de mulher nenhuma. Exigência de casamento com mulher necessariamente virgem não é garantia de sucesso conjugal nunca, é um desrespeito à dignidade da mulher. Se hímen fosse condição de moralidade, nossas mães seriam todas imorais e sem vergonha. Mulher de inteligência duvidosa diz que perdeu o hímem, mulher verdadeiramente inteligente diz que se livrou do hímem.

8)      Ainda que os seus pais não tenham recebido orientação sexual nos tempos deles, talvez por preconceito ou cabeça equivocada dos seus avós, não significa que você também deva restringir-se desse conhecimento. Ainda que nos seus tempos vinculassem sexo com imoralidade, não veja a coisa assim. Procure uma boa biblioteca, leia livros educativos sobre o assunto, oriente-se e proteja-se contra todos os problemas que a sexualidade mal entendida pode proporcionar. Você poderá, até, ser o educador dos seus próprios pais, depois de velhos. Vagina e pênis são órgãos do corpo humano como outro qualquer e nada têm de imorais, indecentes, pecaminosos e muito menos delituosos.

9)      Camisinha evita gravidez, mas não garante proteção contra a AIDS, uma vez que o vírus é muito micro e pode ultrapassar os espaços da malha. Cuide-se mais, com total inteligência, nas prevenções às doenças.

A Cabeça dos outros

1)      Jamais se deixe conduzir pela cabeça dos outros. Receba todas as orientações com atenção e respeito, aprenda a exercitar a sua inteligência e passe tudo o que lhe ensinarem pelo crivo do seu bom senso e da sua inteligência. Você não tem obrigação de seguir integralmente as orientações de ninguém, porque não deve jamais ser fantoche de vontades e estilos alheios.

2)      Ter personalidade significa ser você mesmo, obviamente levando em consideração as orientações de pessoas mais experientes, desde que você faça um esforço para tentar perceber se elas são felizes, de bem com a vida com os seus familiares, com as pessoas comuns e os animais.

3)      Jamais aceite qualquer orientação de homens que agridem as suas mulheres e de mulheres que agridem os seus maridos. Estes não têm equilíbrio nem moral para lhe orientar em nada. Saiba o que significa: pelos frutos se conhece a árvore.

4)      Cuidado com cegos que vivem se propondo a guiar cegos. Pessoas problemáticas, frustradas, cheias de recalques, eternamente de mal com a vida, sempre em mau humor, sempre falando da vida de todo mundo, não devem servir nunca como conselheiras.

5)      Flamenguistas que odeiam vascaínos, vascaínos que odeiam flamenguistas, corinthianos que odeiam pessoas porque torcem para o palmeiras e vice-versa são pessoas também insensatas e estúpidas. Jamais devem servir de modelo para você, criaturas que odeiam outros seres humanos, somente porque têm opções diferentes no futebol, que nada mais é que uma simples modalidade esportiva.

Consciência Política

1)      Jamais vote em pessoas, porque outros estão indicando. Em épocas de eleições não dê importância à out doors ou qualquer tipo de propagandas onde se vêem os políticos mais famosos da cidade ou do estado indicando outros para serem votados.

2)      Não deixe para decidir seu voto apenas nas épocas de eleições. Fique de olho na forma como vivem as pessoas que, certamente, serão candidatas. Observe você mesmo o que elas fazem, o que elas produzem, quais são as coisas de utilidade pública que elas praticam naturalmente em suas vidas. Comece a fazer isto desde já.

3)      Não se deixe nunca levar por promessas de candidatos, mesmo que sejam de empregos para parentes desempregados ou conserto da sua rua que nunca foi atendida por ninguém. Votar em alguém só porque prometeu emprego para o seu pai que está há mais de um ano desempregado? É burrice.

4)      Não admita o não gosto de política, embora você possa ser apartidário. Fique de olho nos noticiários e anote tudo o que os atuais políticos da sua região, município e estado fazem, acompanhe os noticiários. Procure saber o que é quorum. Se você tem acesso à Internet, procure saber  qual deles apresentou algum projeto importante, procure saber como cada um votou nos assuntos de interesse do povo. Faça de tudo para descobrir se cada político da sua região não é comprometido com os interesses dos bancos, das mega empresas e dos poderosos. O site da câmera dos deputados (www.camara.gov.br) tem o histórico de todos os deputados, mostrando todos os projetos que eles apresentaram, as suas presenças e faltas em plenário. Tem deputado que não apresenta projeto nenhum, não cria nada relevante, é apenas um sangue-suga. É muito fácil identificá-los. Você só reelegerá elementos desse tipo se você for burro.

5)      Anote sempre em algum lugar quais foram os candidatos que você votou na eleição, e fique de olho neles o tempo todo. A grande maioria das pessoas não tem esse cuidado e costuma reeleger pilantras.

6)      Aprenda a procurar saber como era o padrão de vida dos políticos de sua região, antes dele entrar para a política e compare com o que ele tem hoje. Como exemplo, saiba que um canal de televisão ou de rádio custa sempre valores na casa dos milhões de reais. Não é que recomendemos apologia à pobreza, como sinônimo de honestidade, mas fiquemos de olho nas riquezas surgidas de uma hora para outra, nas mansões, nos carrões e nas ostentações, principalmente por parte de políticos e funcionários públicos.

7)      Jamais deixe se levar por brindes, tipos camisetas de propagandas partidárias e outras.

8)      Não se deixe nunca levar pelas propagandas políticas produzidas no horário do TRE, porque as agências de publicidade fazem efeitos especiais extraordinários para transformarem candidatos safados em heróis, para parecerem simpáticos a você.

9)      Cuidado com elementos que se apresentam como participantes de sindicado A ou B. Esse negócio de se apresentar com defensor da classe, na maioria das vezes, é conversa fiada. Porque o país conseguiu levar um sindicalista à Presidência da República, é muito natural que muitos espertalhões se aproveitem dessa idéia para também se darem bem na política, o que de fato tem acontecido demais. Existem, de fato, sindicalistas honestos, mas a maioria é pilantra mesmo e os interesses são outros.

10)  Cuidado com os radicais e possuidores de ódios eternos, eles também não servem como guias da sua vida. Há criaturas, que se identificam como esquerdistas, que odeiam os militares e chegam ao absurdo de dizerem que TODOS os militares sãos bandidos, o que é um absurdo, já que existem inúmeros militares: generais, coronéis etc. da mais alta dignidade, honestidade, caráter, decência, amor ao próximo, espírito de caridade e moralidade no mais alto nível, que nada tem a ver com abusos e torturas praticadas por outros que possam ter abusado do poder. Ao mesmo tempo, não se pode deixar levar por um ou outro militar que também generaliza todo homem que luta pelos direitos à liberdade de expressão e a liberdade total, como sendo TODOS agitadores, terroristas, subversivos, envolvidos com guerrilhas e agressores aos valores da Pátria. O ódio não merece credibilidade NUNCA! Queira distância do radicalismo e da generalização.

Influência da Televisão e da imprensa

1)      Não admita como verdade o que as propagandas dizem sobre os diversos produtos. Todo fabricante contrata agências de publicidade para dizerem que os seus produtos são bons, maravilhosos e extraordinários. Mostram corpos atléticos de modelos belíssimos em propagandas de cigarros e cervejas para você ter a impressão de que fumando e bebendo vai ficar esbelto. Até os bancos aparecem como honestos na televisão, falam em gerentes amigos, quando na verdade são os maiores vilões da Nação.

2)      Não se obrigue, nunca, a ter que se vestir como vestem personalidades de novelas, artistas e atletas esportivos. Crie o hábito de se vestir nos modelos e cores que agradam às suas vistas, não a dos outros. Cultive gostos saudáveis.

3)      Continue a ser fã dos mais conhecidos jogadores de futebol, dos cantores e artistas em geral que você gosta; mas dos jogadores apenas com a bola no pé, dos cantores apenas no palco, dos atores apenas nas novelas. Não se deixe achar que determinado produto é maravilhoso só porque é anunciado pelos seus ídolos.

4)      Saiba que todas as coisas que são mostradas na televisão, no rádio, nas revistas e nos jornais são escritas por pessoas humanas, comuns, como você, como seu pai e sua mãe, sem super poderes, sem vistas e olhos de super-homem, com possibilidades de serem honestas, mas também desonestas, do mesmo jeito que todas as demais pessoas, tendo o cuidado absoluto de não considerar necessariamente verdade o que é veiculado. Sempre que possível procure ver a mesma notícia em veículos emissoras diferentes, em jornais diferentes e em revistas diferentes.

Economia e finanças

1) Não gastar além do que ganha. Não se deixar ludibriar pelas ofertas sem entrada, para pagamento em 36 meses etc.

2) Não se deixar iludir pelas sórdidas estratégias das vendas a longo prazo, que visam ver a possibilidade grande do cidadão passar por problemas financeiros, a fim tomar o seu bem e vender de novo, como fazem muitas empresas, principalmente os bancos.

3) Ter cuidado com negócios que possam gerar o famigerado saldo devedor, inclusive da Caixa Econômica Federal, que, infelizmente, também rouba do povo brasileiro, não diminuindo nunca o valor desse saldo, na estratégia de inviabilizar o cidadão, tomando dele o bem para vender novamente e faturar várias vezes em cima do mesmo produto.

4) Não se deixar levar pelas campanhas de prestações baixas, que ilude o consumidor,    mas no fundo coloca altos juros nos preços.

5) Cartão de crédito é um veneno que se apresenta para as pessoas como sendo status, mas na verdade é um perigo na vida delas. A tentação de poder comprar sempre, sem nunca estar sem dinheiro, leva pessoas, inclusive equilibradas, a gastarem além do que ganham, fatalmente levando-as a ter que pagar as faturas pelo mínimo, que é exatamente os que os vampiros da indústria dos cartões de crédito querem, onde enriquecem vergonhosamente à custa de bilhões de reais adquiridos às custas de juros altíssimos que acabam com a economia das pessoas. Ninguém precisa de cartão de crédito para viver.

Sobre as malandragens da vida

1)      É importante no currículo de um jovem que haja uma cartilha que o alerte sobre as mais diversificadas estratégias utilizadas para enganar, pelos traficantes de drogas, os seqüestradores, os estupradores, os pedófilos, os bancos, as operadoras de cartões de crédito, as financeiras e todos os tipos de bandidos do País, para que ele aprenda a  proteger-se o máximo possível.

2)      As malandragens das mulheres que montam estratégias para engravidarem de rapazes e homens de famílias bem sucedidas, ou famosos, a fim de levarem vantagens materiais, abusando da fragilíssima lei que não tem competência para detectar as malandragens e espertezas das pessoas safadas e calhordas. Todo rapaz jovem tem que começar a saber que existem inúmeras pilantras de olho em 50% do patrimônio de homens bem sucedidos economicamente, bastando para isto engravidar-se deles.        

Sobre as nossas semeaduras e colheitas

1)      Quem cultiva o hábito de assistir filmes violentos no cinema e na televisão, intimamente gosta da violência, queira ou não queira reconhecer isto. Estar consciente de que o cinema só continua a produzir os estilos de filmes que o povo adora. Fazer a sua parte e começar dar um basta nisso.

2)      Raciocinar em cima do exemplo do chamado 11 de setembro ocorrido nos Estados Unidos, com o triste desabamento das torres gêmeas e morte de milhares de pessoas. Naquele episódio ocorreu exatamente aquilo que os americanos vêm semeando pela sua poderosa indústria do cinema, ao longo dos anos. Se a sua maior indústria sempre mostrou e continua mostrando o seu país sendo destruído, terroristas acabando com tudo, suas cidades sendo dizimadas e o seu povo sempre gostou de ver aquilo, e continua gostando, caracteriza-se que intimamente o povo adora aquilo e quer ver aquilo na prática. Foi criado um clima para aquilo e a natureza simplesmente atendeu a um desejo de uma Nação. No fundo o episódio foi tão bom para eles que, mesmo depois da experiência, continuam a fazer exatamente a mesma coisa. Saibam os jovens que quando não se aproveitam as experiências da vida, a tendência é ter sempre repetidos os sofrimentos, que nada têm a ver com castigos de Deus.

Base moral do Evangelho

1)      Ensinar a fazer às pessoas somente o que gostaria que elas lhe fizessem, por outro lado jamais fazer aquilo que você não quer que ninguém faça contigo. Fazer entender que a máxima do é dando que se recebe é uma máxima nobre que nada tem a ver com a forma como é aplicada na política.

2)      Ensinar o quem com ferro fere, certamente com ferro se ferirá, o não julgueis, não aponte o seu dedo para os outros, quando você também tem defeitos, não atirar a primeira pedra, a humildade, a indulgência, a caridade, a fraternidade, o amor incondicional, a benevolência, a tolerância, etc. são valores que devem ser autênticos, jamais teatralizados para impressionar os outros.   

3)      Citar grandes exemplos da humanidade, como Jesus, Buda, Krishna, Gandhi, Irmã Dulce, Madre Tereza de Calcutá, Pastor Martin Luther King, Alberto Scheitzer, Dom Hélder, vários nomes de padres, pastores, freiras, espíritas, monges etc... que sempre foram exemplos de amor autênticos.

4)      Não avaliar pessoas por rotulações religiosas. Jamais deixar-se levar por cabeças de religiosos fanáticos, como Protestantes que odeiam tudo do Catolicismo, Católicos que odeiam tudo dos Protestantes, pessoas que generalizam todos os pastores como sendo desonestos, o que não é verdade; pessoas que generalizam os padres pelos tristes exemplos da pedofilia, religiosos que dizem do Espiritismo coisas que ele não é, visando denegrir a sua imagem. Padres, bispos, pastores, espíritas, pais de santos... são pessoas comuns, como outras quaisquer, no meio deles todos existem pilantras, da mesma forma como em todos os outros segmentos da sociedade, mas existem também nomes altamente dignos, independentemente da rotulação religiosa.

5)      Estar consciente de que religião não salva ninguém. Nenhuma delas! O que lhe proporcionará um futuro melhor é a sua transformação moral sempre e constante reforma íntima, a obediência às leis de Amor ao próximo, leis de conservação dos valores elevados.   

6)      O Evangelho não é propriedade exclusiva de religião nenhuma. O seu autor não fundou nenhuma religião, e qualquer proposta religiosa que se diz dona exclusiva da verdade está em contradição com ele.     

Estas são apenas algumas demonstrações e alguns tópicos que devem constar de um programa de curso nos colégios. Existem outros tópicos que não são dispostos aqui, porque demandaria em um e-mail muito longo (mais do que já está este). Sobre cada tópico deste, tenho relacionado centenas de itens importantíssimos para a proteção da criança e do adolescente contra a maioria dos problemas da vida.

É bem melhor do que ensinar dogmas religiosos, senhor Ministro. É bem melhor do que ensinar propostas que joguem cidadãos contra cidadãos por causa de rotulações e fanatismos religiosos, incentivar ódio e discriminações por causa de religião, incentivar criação de partidos políticos pertencentes a Igrejas. É preciso voltar a ensinar a antiga Educação Moral e Cívica, dentro deste programa, despertando assim o Orgulho Nacional no Coração dos Brasileiros, desde cedo, gerando o ano inteiro um sentimento como os que acontecem durante as copas do mundo, incentivando o povo a amar a Nossa Bandeira, a levar a mão ao coração quando tocado o Hino Nacional, mas antes, senhor Ministro, recomendando a todos os políticos que sejam eles os primeiros a darem exemplos de civilidade, honestidade e vergonha na cara, para não desestimular o povo de ter amor pela Nação.

Agradeço pela atenção e fico aqui na expectativa de receber algum comunicado, pelo menos registrando o recebimento desta correspondência, já que esse aí é exatamente o Ministério da Educação.

Respeitosamente.

Alamar Régis Carvalho

Escritor, Analista de sistemas e Professor

Santos São Paulo

[email protected]

orkut alamaregis


Autor: Félix Maier


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A Vida TambÉm É Feita De Amor E Com O Amor

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Cora Coralina

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