Entrevista de Ramon Tessmann para Elnet



Entrevista de Ramon para Elnet
Por Ramon Tessmann

Entrevista com Ramon Tessmann fundador e diretor do Ministério Vidanova Music

Camile Duque Estrada

Há 15 anos se aprofundando na área de adoração e artes, trabalhando na capacitação de instrumentistas, cantores, dirigentes e realizando pesquisas sobre louvor e adoração, Ramon Tessmann tem difundido por todo o Brasil e América Latina ensinamentos sobre a utilização da música na igreja. Fundador e diretor do Ministério Vidanova Music, um dos braços de louvor da Igreja Vida Nova em Criciúma, ele viaja pelo Brasil ministrando em igrejas no propósito de despertar e capacitar uma geração de adoradores para obra de Deus. Entre seus sonhos e projetos está uma Escola de Adoração no Sul do Brasil.

ELNET: Quando você sentiu o chamado de Deus para o ministério que exerce?

RAMON TESSMANN: Nasci em berço evangélico e desde cedo tive envolvimento com a música. Mas, o primeiro chamado forte que tive de Deus foi em 1994, quando um pastor de outra cidade profetizou que eu seria usado por Deus na área do louvor, e que seria compositor. Na época não fazia idéia do que isso implicava. Depois disso o Senhor nos revelou cada passo que o ministério dava, e sempre antecipava a nós os Seus planos. Por exemplo, em 2003 Deus me avisou através de um pastor Irlandês que eu fundaria uma Escola de Adoração. Em dezembro desse ano essa profecia se cumprirá. É assim que tem sido a cada ano: confirmações, palavras... É Deus me mostrando o meu chamado e a direção que devo tomar.

ELNET: Como tem sido essa caminhada? Existe alguma dificuldade em formar e capacitar adoradores?

RAMON TESSMANN: A caminhada é dura. Despertar adoradores é uma tarefa árdua. Simplesmente porque nós temos que despertar antes, para depois levar a presença de Deus a outros. Em 2003, Deus nos conferiu uma unção para "trazer vida aos lugares mortos...”. Foi bem dessa forma que Deus falou, temos gravado isso em CD. E, após essa palavra, temos recebido convites para ministrar em igrejas despedaçadas, tradicionais e divididas. Igrejas realmente necessitadas que Deus tem vindo com Sua vida e presença. Mas as dificuldades são muitas: tratamento e discipulado dos músicos, críticas, perseguição, tradicionalismo, desconfiança, etc.

ELNET: Quais ensinamentos têm passado sobre utilização de música nas igrejas? Pode citar algum deles?

RAMON TESSMANN: Ultimamente Deus tem movido muito a falar sobre o papel dos músicos dentro do Reino de Deus. Um avivamento virá sobre o Brasil, e isso trará um fogo consumidor, juízo e limpeza de Deus nas igrejas. Os músicos não estão escapes dessa peneira. Então tenho falado muito sobre temor, avivamento, santidade, visão ministerial, motivação, etc.

ELNET: Você acredita que o Brasil está vivendo um tempo de avivamento através da música evangélica?

RAMON TESSMANN: Com certeza. Não só através da música evangélica, mas também através da intercessão, do jejum, da santidade que estão sendo levantados no Brasil. O avivamento vem não da música. A música é apenas uma conseqüência, um fruto do que está em nosso coração (a boca fala do que está cheio o coração). O Brasil está entrando em tempo de avivamento porque há coração em arrependimento com o desejo ardente de obedecer a Deus.

"O coração do verdadeiro adorador é um coração que ama"

ELNET: Como é o coração de um verdadeiro adorador?

RAMON TESSMANN: O coração do verdadeiro adorador é um coração que ama. E por amar ele tem o desejo de obedecer, agradar e adorar. Não por obrigação, mas por escolha. O adorador escolhe servir a Deus porque ele O ama. Poderíamos ficar horas e horas falando sobre o coração do adorador, mas se quisermos entender adoração, temos que entender o amor.

ELNET: Qual o tipo de louvor que chega até o coração de Deus? RAMON TESSMANN: O louvor que toca o coração de Deus é aquele que é embasado na vida daquele que louva. Ou seja, se você quer tocar o coração de Deus não basta apenas louvar com a boca, mas com sua vida. Tudo em sua vida deve cheirar adoração e louvor, desde os pensamentos, motivações até atitudes e palavras. Quando louvamos Deus enxerga nosso coração, e é o que vai em nosso coração que pode tocar ou não o coração de Deus.

ELNET: Como tem sido seu trabalho a frente do ministério Vidanova Music?

RAMON TESSMANN: Muito corrido... Mas Deus dá graça! Tenho que conciliar agenda, liderança e administração do Ministério Vidanova Music, administração do Instituto VNM e liderança da Rede de Louvor da minha igreja, na qual cuido de 35 músicos. Mas Deus tem me ensinado a formar discípulos que me ajudam tanto na administração do ministério como na igreja.

ELNET: Você tem viajado pelo Brasil com o propósito de despertar verdadeiros adoradores? O objetivo tem se cumprido? RAMON TESSMAN: Com certeza. Não só o objetivo tem se cumprido, como esse despertar tem sido umas das nossas forças motivadoras. Estou presenciando igrejas e pessoas sendo incendiadas. Deus nos prometeu que isso aconteceria e Ele cumpre tudo o que promete. Não poderia ser de outra forma.

ELNET: O que você ainda pretende realizar? Quais são os planos para sua vida e ministério?

RAMON TESSMANN: Temos muitos planos e Deus nos capacitará a realizar todos no tempo certo. Agora estamos nos dedicando à consolidação do Instituto Vidanova Music, uma escola de adoração que atenderá todo o sul do Brasil, e a partir do ano que vem queremos fazer extensões em cada capital do Brasil. Também precisamos encontrar alguma empresa que distribua nossos produtos para que possamos nos envolver inteiramente com a área espiritual. Mas quanto a isso Deus abrirá as portas no tempo Dele.

ELNET: Você acredita que o projeto da Escola de Adoração no sul do país pode ser um passo para conquistar um país inteiro para Jesus? RAMON TESSMANN: Ainda não imagino tudo o que Deus vai fazer com esta escola, mas se isso estiver nos planos Dele só posso dizer: Eis-me aqui. De qualquer forma, penso que a escola trará um crescimento fantástico para os alunos, e conseqüentemente para suas igrejas. Isso certamente ajudará na conquista do país para Jesus. Fica aqui o meu convite para todos os internautas. Se Deus o mover para estudar conosco, não receie, somente diga: Eis-me aqui!


Um abração em Cristo Jesus
Ramon Tessmann
http://www.ramontessmann.com.br
[email protected]

Autor: Oxigenio Records


Artigos Relacionados


Expectativa Para A Chegada Do Novo Cd De Ramon Tessmann Por Ministério Adorazione

Saiba Mais Sobre O Conferencista , Musico E Escritor Ramon Tessmann.

Entrevista De Ramon Tessmann Para Elnet

Chegou O Cd Aviva Nossa Terra De Ramon Tessmann

Deus Não Existe. Rasgo Minha Bíblia!

Modelo De Estatuto Para Ministério De Música

Mortes, Acidentes, ... E Outros Bichos Mais! - Ramon Tessmann