Porque Os Empreendedores Falham?



O gemconsortium aponta o Brasil como um dos países mais empreendedores do mundo, mas a mortalidade exagerada das pequenas empresas nos faz considerar porque esse potencial não tem se refletido em crescimento econômico acima do ridículo atual.


O fato é que a maior parte dos novos negócios brasileiros carece daquilo que é fundamental ao empreendedor, a capacidade de inovar, e um pouco de planejamento.


Abrir uma nova padaria, igualzinha a padaria da quadra vizinha, não fará de um empreendedor alguém com sucesso, pois o dono da outra padaria tem mais noção do negócio, não precisa conquistar uma nova clientela, e já tem as manhas.  A probabilidade é que o novo proprietário de uma loja de objetos de decoração não ofereça nada diferente das infindáveis lojas de objeto de decoração que existem na Vila Madalena, e seja engolido pelos custos e pela concorrência em pouco tempo.


Além disso, o empresário brasileiro é mal preparado, ignora o que seja gerir uma empresa, não conhece ferramentas de administração, e acaba empreendendo exatamente no momento que mais precisa de capital (quando está desempregado). O resultado é que a maior parte dos novos negócios fecha por problemas de fluxo de caixa, desconhecimento do mercado e falta de capital de giro.


O empreendedor deveria dedicar parte do seu tempo a se preparar, e especialmente a procurar um produto ou público novo. Exemplificando, a minha empresa, Central de Ensino para Graduados, especializou-se em cursos preparatórios para programas de pós-graduação como o  ANPAD  ou o  ANPEC, e em cursos para certificação profissional Serasa , e provas  ANBID CPA 10 CPA 20. Todos estes mercados estavam nascendo quando iniciamos as atividades, e hoje somos referencia na área, e dificilmente . Agora, com fôlego no caixa, estrutura e experiência podemos focar num outro produto. Atualmente cursos e treinamentos coorporativos, sobre demanda, são nosso novo desafio, mas trata-se de um mercado mais competitivo, do qual teríamos sido expulsos se iniciássemos por lá.


Se você tem em mente abrir um novo negócio, vá além do óbvio. O mercado de serviços tem espaço para diferenciação, por exemplo, com uma quitanda especializada em produtos sem agrotóxico, ou com uma banca especializada em quadrinhos ou revistas de esporte, mas apenas abrir mais uma quitanda ou outra banca, só vai funcionar se na sua região houver carência deste serviço.


Autor: Carlos Lavieri


Artigos Relacionados


About Me

Theo De Carvalho - Segundo AniversÁrio

Quem Sabe ??!!....

Pensamento

Mar Dos Sonhos

Súplicas

Recompensa