Somos Convocados a Sofrer como Atletas



·Pastor George Emanuel

·ARA 2 Tm 2:5 Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.

No vers. 5 temos referência a um competidor nos jogos atléticos. Na Antigüidade o vencedor ganhava uma coroa de louros como prêmio. Segundo as normas (5); isto é, em estrita conformidade com o exigido pelo contexto particular, primeiramente no treinamento e a seguir na realização da prova atlética. A palavra Lutar (gr.: athlese) – O subjuntivo declara que a ação não é um fato determinado, mas a construção denota que não se pega uma coroa sem competir, ou lutar! A palavra diz respeito a uma competição acirrada: "combater, contender, como competição nos jogos públicos de pugilismo, arremesso de disco, luta livre, corrida, etc… 2 Timóteo 2:5" (Robinson, p. 15); "…competir numa competição de arena… diz-se dos Apóstolos … eles lutaram até a morte… estamos lutando numa competição de um Deus vivo" (Arndt e Gingrich, p. 20). Ele "luta segundo as normas". Nas competições de hoje, os jogos raramente são conduzidos sem violações e castigos. Será que somos melhores no jogo da vida? O arremesso, especialmente, é muitas vezes projetado com fraudes óbvias, perícia teatral e enganos. Um evangelista cujo espírito e serviço são uma fraude é uma vergonha!

Em nenhuma competição atlética do mundo antigo (assim como hoje também) o competidor dava uma demonstração de força ou de habilidade ao acaso. Cada esporte tinha as suas regras para a competição, e às vezes também para o treino preparatório.Cada prova também tinha o seu prêmio, e os prêmios conferidos aos jogos gregos não eram medalhas de ouro ou troféus de prata, e sim coroas de ouro. Contudo, nenhum atleta era "coroado" se não tivesse competido "de acordo com as regras", mesmo que o seu desempenho tivesse sido brilhante. "Fora do regulamento não há prêmio", essa era a palavra de ordem!

A vida cristã é geralmente comparada, no Novo Testamento, a uma corrida, não no sentido de estarmos competindo uns com os outros (conquanto tenhamos que "preferir em honra uns aos outros" — Rm 12: 10), mas no sentido da severa autodisciplina do treinamento (1 Co 9: 24-27), no sentido de que devemos nos desembaraçar de todo peso morto (Hb 12: 1-2) e, especialmente nesta passagem, no sentido de que devemos observar as regras.

Devemos correr a corrida cristã "segundo as leis". A despeito do estranho ensino da assim chamada "nova moral", que insiste em que a lei foi abolida por Cristo, o cristão acha-se sob a obrigação de viver "segundo a lei", de guardar as regras, de obedecer às leis morais de Deus. De fato, ele não está "debaixo da lei", como meio de salvação, que o aprova ou o recomenda perante Deus, antes ela lhe serve como guia de conduta. Ao invés de abolir a lei, Deus enviou o seu Filho para morrer por nós a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós", e agora envia o seu Espírito para morar em nós e escrever a sua lei em nossos corações! (Rm 8: 3-4, Jr 31: 33). Além disso não pode haver de outro modo, não porque nossa obediência à lei poderia nos justificar, mas sem a lei damos evidência de nunca termos sido justificados.

O contexto mostra que competir "de acordo com as regras" tem uma aplicação mais vasta do que a que se refere à nossa conduta moral. Paulo está descrevendo o serviço cristão, não somente a vida cristã. Parece estar dizendo que os prêmios pelo serviço dependem da fidelidade. O mestre cristão deve ensinar a verdade, construindo com materiais sólidos sobre o fundamento que é Cristo, se quer que a sua obra permaneça e não seja consumida pelo fogo (cf, 1 Co 3: 10-15). Assim, Timóteo deve confiar o depósito a homens fiéis. Somente se ele, como Paulo, perseverar até a fim, combatendo também o bom combate, completando a carreira e guardando a fé, somente assim poderá ele esperar receber, no último dia, a mais desejável de todas as coroas: "a coroa da justiça" (2Tm4:7-8).

Nota homilética:

·Um atleta de Cristo (v. 5)

1.Ele deve desprender o máximo de esforço (I Co 9:24-26; Ef. 6:12).

2.Ele deve ter uma única meta (Fp 3:14).

3.Ele dever ter abnegação (Fp 3:13).

4.Ele deve ter respeito pelas normas (v.5)Segundo as normas; isto é, em estrita conformidade com o exigido pelo contexto particular, primeiramente no treinamento e a seguir na realização da prova atlética.

5.Ele deve ter autodisciplina (I Co 9:27)

Mathew Henry, disse:À medida que crescem nossas provações necessitamos fortalecer-nos mais no que é bom: nossa fé, mais forte; nossa resolução, mais forte; nosso amor a Deus e a Cristo, mais forte. Isto em oposição a que sejamos mais fortes segundo nosso próprio poder. Todos os cristãos, mas especialmente os ministros, devem ser fiéis a seu Capitão, e resolutos em sua causa. O grande afã do cristão deve ser agradar a Cristo. devemos esforçar-nos para dominar nossas concupiscências e corrupções, mas não podemos esperar o prêmio se não observarmos as leis. Devemos ter cuidado de fazer o bem de forma correta, por que não se fale mal do bem que fazemos. Alguns que são ativos, desperdiçam seu zelo nas formas externas e em disputas duvidosas. Mas os que lutam licitamente serão coroados no final. Se desejarmos participar dos frutos, devemos trabalhar primeiro; se desejarmos ganhar o prêmio, devemos correr a carreira. Devemos fazer a vontade de Deus antes de receber o prometido, para o qual necessitamos paciência. Junto com nossas orações pelo próximo, para que o Senhor lhes dê entendimento em tudo, devemos estimulá-los e exortá-los a que considerem o que ouvem ou lêem.


Autor: george ferreira


Artigos Relacionados


Recado

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

Livre ArbÍtrio.

Sansão

O Verdadeiro Sentido Da Vida

Finados E A Vida Eterna

A Inadimplência E A Suspensão Do Fornecimento De Energia Elétrica