Marketing Pessoal



O que é o Marketing Pessoal? Essa ainda é uma pergunta feita por muitas pessoas. Pois bem, a própria palavra "marketing", por sinal de origem estrangeira, ainda não é totalmente compreendida. Ainda hoje pessoas associam esta palavra a vendas. Não é exatamente isso, mas seguindo esse raciocínio, seria "Venda Pessoal". Vamos lá então. O que seria essa "Venda Pessoal"? Poderia ser como nós nos vendemos para o mundo. Mas este também não é um conceito adequado. Resumindo: Marketing Pessoal é como o mundo nos vê. E aí partimos para um problema muito sério. Se o mundo não nos vê bem, ou como gostaríamos que vissem, é possível que nós realmente não estajamos adequados a certas "normas" ou somente não saibamos salientar nossas qualidades.

O Marketing Pessoal é todo o conjunto de qualidades, aptidões, e também nosso caráter e personalidade. Quando a maioria das pessoas se preocupa com o Marketing Pessoal, simplesmente procupam-se com a aparência pessoal. As roupas e a postura basicamente. Só que o MP é muito mais do que isso. Quando se diz que uma pessoa tem um bom Marketing Pessoal, não significa dizer que ela está bem apresentada ou bem vestida. Significa muito mais, é ter uma boa imagem. O que diferente de ter uma boa impressão, que também é muito importante. Então temos que o conceito de imagem é maior do que o de visual. A imagem de as pessoas tem sobre você é muito mais do que a roupa que você veste. Pense nisso.

Vamos tratar da roupa então. Parece ser um tabú. Mas não é. Todas as sociedades vivem sob algum regime de regras, normas e condutas. Você pode ser góltico, punk, funkeiro e etc. O que você não deve é impor ao resto do mundo que compartilhe do mesmo pensamento. Se estamos falando de mercado de trabalho, o melhor é não cometer excessos. Enquanto estamos vivendo os momentos coletivos, não é bom usar roupas extravagantes. Roupas muito coloridas, muito curtas no caso das moças, camisas que expressem preferências, como de times de futebol ou com dizeres de pensamentos políticos, não são adequadas para o meio profissional. Como já disse, não é que você não possa expressar o seu pensamento. O que não pode ocorrer é você causar conflitos desnecessários na sua atividade laborativa. No caso de entrevistas de emprego, procure saber antes o perfil de vestuário dos funcionários que já trabalham, as vezes o terno também pode impactar de modo forçoso na hora da entrevista.

Mas onde mais está relacionado o Marketing Pessoal? O que as empresas tentam descobrir sobre você na hora da entrevista? Na verdade são muitas. Vou enumerar as dez mais importantes para que você se guie:

1- Projeto Pessoal - todo mundo tem sonhos e metas a realizar. As empresas gostam de saber disso. E também como você está agindo para o cumprimento delas.

2 - Currículo - é muito importante um currículo bem feito. Enxuto e valorizando os pontos fortes. Lembre-se de que ele na maioria das vezes chega antes de você. Ele tem que ser algo que estimule a empresa a conhecê-lo pessoalmente.

3 - Falar bem - saber o que falar, falar corretamente (pelo menos o português), e é claro, idiomas é sempre ponto a favor.

4 - Regras de etiqueta - nada de mais. São aquelas palavrinhas mágicas que nossos pais e avós nos ensinaram quando eramos crianças, o detalhe do vestuário já comentado e uma postura adequada.

5 - A primeira impressão - no caso de entrevistas, chegue quinze minutos antes, esteja preparado (procure saber sobre a empresa) e controle a ansiedade.

6 - Perfil empreendedor - as empresas gostam muito: inteligência emocional, educação continuada, "Network" (como você está com sua rede de relacionamentos) e o seu nível de atualização.

7 - Controle e organização pessoal - organização do tempo, organização financeira pessoal, investimentos futuros e proximas aquisições.

8 - Leitura - leitura profissional, leitura diária (atualidades) e leitura de cabeceira. É muito importante que você consiga tempo para a leitura.

9 - Internet - quais os sites você mais visita? Como é o seu e-mail profissional ([email protected])? E-learning, você usa a internet para fazer cursos?

10 - Ética e responsabilidade social - hoje em dia, as empresas dão valor para aqueles profissionais que conseguem fazer alguma atividade social, seja religiosa, esportiva, ou de caráter benficente. Não adianta entrar para o coral da igreja no dia anterior.

É isso aí pessoal, existe uma alguém que pode cuidar da sua carreita. É você mesmo. Então anote aí o resumo da ópera: seja pró-ativo, saiba trabalhar em equipe, mantenha-se organizado e crie suas metas pessoais.

Sucesso a todos e até a próxima.

Autor: Leandro Zimbrão


Artigos Relacionados


Marketing Pessoal

Marketing Pessoal - Valorizando Sua Imagem E Sua Marca

Marketing Pessoal - Conquistando Um Emprego

Marketing Pessoal é Hábito

Marketing Pessoal é Hábito

Marketing Pessoal - Um Bom Profissional Com Uma Boa Imagem

Antes De Montar O Seu Negócio