Avaliação, Um Processo De Reconstrução



Inicialmente, precisamos desmistificar alguns dos receios que ainda acompanham o pensamento sobre avaliação.

Conforme Hoffmann 2003, Na escola, ela ocorre num tempo programado (dia de prova, dia de fazer as provas, provas de papel timbrado e revisado, classes limpas, professores vigilantes), com gosto de dever cumprido, obrigado, julgamento necessário. Para educadores e educandos, para a sociedade, avaliação na escola é obrigação: penosa, um mal necessário. No entanto se falamos em avaliação dos nossos atos diários, da nossa situação financeira, isso significa refletir para mudar, para tentar melhorar nossas vidas. Fazemos isso todo o dia, todo o tempo, sem programações ou registros formais sobre nossos descaminhos até então. Tentamos várias vezes descobrir melhores soluções para um determinado problema e amadurecimento a partir de algumas tentativas frustradas. Ora, se tal é o sentido da avaliação na vida, esse não é o sentido da avaliação na escola. Através da formalização do processo, perdeu-se o bom senso em relação ao seu significado.

Como sabemos, o tema avaliação é bastante complexo e muito discutido por diversos autores. Conforme Gronlund, Avaliação é um processo contínuo, subjacente a todo bom ensino e aprendizagem (...). Avaliação pode ser definida como um processo sistemático que determina a extensão na qual os objetivos educacionais foram alcançados pelos alunos. Há dois aspectos importantes nessa definição. Primeiro, note que a avaliação implica um processo sistemático, o qual omite observações casuais, não controladas a respeito dos alunos. Segundo, avaliação sempre pressupõe que objetivos educacionais sejam previamente identificados. Sem a determinação prévia dos objetivos, é impossível julgar a extensão do progresso (...). A avaliação inclui julgamento de valor quanto à desejabilidade do comportamento do aluno. 

Portanto, a avaliação oferece as pessoas envolvidas à possibilidade de criar espaços de reflexão sobre a prática, tornando um processo reflexivo, onde fortalece a equipe de trabalho, estimular a reflexão e possibilita o entendimento do papel da avaliação no processo.

Assim, a avaliação deve ser compatível com os objetivos propostos seguindo os pressupostos de que devem nortear a avaliação para clarificar o que deve ser avaliado tendo a função de diagnosticar e retro informar favorecendo o desenvolvimento. Através de uma avaliação contínua, respeitando as peculiaridades, sem compará-lo, selecioná-lo ou classificá-lo, e tendo em vista os objetivos dando significado ao processo avaliativo como acompanhamento da evolução do desenvolvimento da criança. O que Teresa Cristina Rego em 2005 faz-nos lembrar que Vygotsky identifica dois níveis de desenvolvimento: um se refere às conquistas já efetivas, que ele chama de nível de desenvolvimento real ou efetivo, e o outro, o nível de desenvolvimento potencial ou proximal, que se relaciona às capacidades em vias de serem construídas. Para estas capacidades se transformem em conquistas consolidadas, é fundamental a ajuda de outras pessoas (adultos ou crianças mais experientes). Em Aprendizagem e desenvolvimento escolar, o autor chamou de zona de desenvolvimento proximal a distância entre aquilo que o indivíduo é capaz de fazer de forma autônoma (nível de desenvolvimento real) e aquilo que ele realiza em colaboração com os outros elementos de seu grupo social (nível de desenvolvimento potencial).

Referência Bibliográfica

HOFFMANN, Jussara. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 1996.

                        .Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 20a ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.    

SOUZA, Clarilza Prado (org). Avaliação do rendimento escolar. 3a ed. Campinas: Papirus, 1994.

www.fonte.org.br/documentos/artigos%209.org


Autor: Graziela Sutter


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