Mudanças na Vida – Como Promover



Como promover mudanças em nossas vidas? Muitos clientes me fazem esta pergunta. Pois bem, ao contrário do que pode parecer, você pode imaginar, antever e planejar a mudança. E mais, quanto mais você pensa e planeja, mais seguro e corajoso você vai se sentir em relação ao que enfrentará.

Pois bem, para a mudança você precisa de 3 ingredientes básicos: sonho, valores e metas. Pegue o seu sonho e coloque-o por escrito numa folha. Pensar no papel faz uma diferença absurda e é o começo das maiores realizações. Depois investigue e tenha claros quais são os seus valores. Saiba o que é importante para você na vida. Depois crie as suas metas, condizentes com seus valores e que te aproximem do teu sonho. Escreva suas metas no modelo SMART, isto é, torne-as específicas, mensuráveis, que sejam atingíveis, que tenham relevância e que tenham um prazo.

Depois, você tem os ingredientes adicionais. Pense nas opções. Coloque sua cabeça para funcionar e deixe a criatividade vir. Vale tudo: revistas, livros, programas de televisão, dicas de amigos etc. Tudo pode criar uma imagem para você. Pense nas alternativas para atingir suas metas. Aqui o importante é você gerar pelo menos 3 caminhos que te levam para o teu objetivo.

Uma vezeleitas as 3 melhores alternativas, pegue uma nova folha e escreva os ganhos e a perdas de cada opção. Avalie os riscos e os benefícios. Nesta parte de seu trabalho será muito últil você cruzar ganhos e perdas com seus valores. Geralmente, a melhor escolha salta aos olhos.

Depois vem a parte do planejamento. Como fazer isso? Não fique nervoso. Seu cérebro é uma máquina perfeita e vai te mostrar os caminhos. Caso você não crie um plano, fique tranqüilo pois existem várias técnicas de planejamento. Uma delas é pensar de trás para frente, isto é, imagine ou pense no seu objetivo realizado. Depois pense qual seria o passo imediatamente anterior. Depois qual o imediatamente anterior e assim por diante. Pronto, você terá uma séria de marcos (como se fossem pontos numa estrada) de coisas que devem ser feitas .

Na seqüência, vem a fase em que você age. Para muitos , esta é a fase mais difícil, uma vez que tudo está escrito, tudo está no papel, tudo está pronto, mas falta a coragem, pegar a coisa e fazer. E agora? Minha dica é vá lá e faça. Esta é a fase que mais vale fazer do que pensar. Faça logo. Não pense muito. Caso tenha medo, enfrente este medo. Lembre-se que medo pode ser bom pois pode te manter atento e precavido. O medo é como uma criança de 2 anos que não quer ir ao supermercado com você. Você não negocia muito com ela. Você simplesmente a pega e a leva ao supermercado, mesmo que ela chore. Com o medo é a mesma coisa. Leve ele com você e faça o que tem que ser feito.

De qualquer forma, te asseguro que os passos acima descritos de valores, metas, opções, ganhos e perdas, escolha de alternativas, planejamento e ação vão aumentar em muito a tua coragem. Você pode ficar relaxado e tranqüilo pois terá uma clareza imensa com todo o seu trabalho no papel. Agora é com você. Seja o dono da sua vida! Pegue uma folha e comece, faça,aja. Não se preocupe em fazer tudo perfeito. Foque em começar e agir pois somente quando você age você colhe resultados. Boa sorte e mais sucesso!

Frederico Graef – Coach e Palestrante

Membro da Sociedade Brasileira de Coaching

www.fredgraef.com.brfred@fredgraef.com.br

 


Autor: Frederico Graef


Artigos Relacionados


7 Dicas Para Administração Do Tempo

Você Quer Seguir Seu Sonho Mas Falta Coragem?

Qual A Relação Entre Suas Metas E Um Foguete?

6 Dicas Para Você Ser Mais Disciplinado

Pequenas Ações Diárias Fazem Toda A Diferença

O Que Dominó Tem A Ver Com O Controle Dos Seus Estados Emocionais?

O Tempo Passa E...