O Foco Direcionado em Atividades Desenvolvidas nas Academias de Araguaína



O Foco Direcionado em Atividades Desenvolvidas nas Academias de Araguaína.

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar os fatores de motivação, verificando o foco que levam as pessoas a procurarem por academias para a pratica do exercício físico. Foram estabelecidos três fatores; Saúde, Estética e Convívio Social.  Para a realização deste trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo com caráter descritivo, utilizando como instrumento um questionário fechado para serem respondidos pelos proprietários ou responsáveis pelos programas dos seus respectivos alunos nas academias, situada na cidade de Araguaína-TO. O resultado deste estudo servirá para salientar a importância dos resultados e discussões em conhecer as academias e de estar sempre atento ás suas necessidades, pois essas pessoas com a qual lidamos tem motivos diferentes, apesar de poderem procurar por um mesmo lugar para satisfazerem suas vontades ou até mesmo atingir uma meta estabelecida. Sabemos que nos dias de hoje as pessoas procura cada vez mais por academias, daí a necessidade do profissional conhecer esses motivos, pois ele se tornará mais capaz e alcançará o sucesso do seu aluno que será a chave para o próprio sucesso. A maioria dos entrevistados que participaram da pesquisa estão sempre insatisfeitos com seus corpos e vê nas academias de ginástica um local propício às transformações, realizações e desejos almejados.

Palavra – Chave – (Saúde -Qualidade de Vida), Estética e Convívio Social

The Focus Addressed in Activities Developed in the Academies of Araguaína.

Abstract

This article had as objective identifies the factors of adherence, verifying the focus that you/they take the people to seek her/it for academies for he/she practices her/it of the physical exercise. They were established three factors; Health, Aesthetics and Social Conviviality.  For the accomplishment of this work, a field research was accomplished with descriptive character, using as instrument a closed questionnaire for they be answered by the proprietors or responsible for their respective students' programs in the academies, located in the city of Araguaína-TO. The result of this study will be to point out the importance of the results and discussions in knowing the academies and of being always their attentive ace needs, because those people with which we worked have different reasons, in spite of they could seek for a same place for us to satisfy their wills or even reaching an established goal. We know that in the days today the people search more and more for academies, then the professional's need to know those reasons, because him if it will turn more capable and it will reach his/her student's success that will be the key for the own success. Most of the interviewees that you/they participated in the research is always unsatisfied with their bodies and he/she sees in the gyms a favorable place to the transformations, accomplishments and longed for desires.

Word - Key - (Health -quality of Life), Aesthetics and Social Conviviality

Introdução

Nesses tempos modernos, o cotidiano das pessoas devido ao ritmo acelerado que  seguem diariamente provocando estresse e outros males, essa situação ainda é mais grave porque as pessoas se alimentam inadequadamente e não praticam exercícios físicos com regularidade. Com isso podemos dizer que a qualidade de vida fica comprometida.

        Apesar disso notamos, porém que cada vez mais as pessoas de diversas idades e ambos os sexos procuram por academias, esses são recursos para as populações urbanas, que as procuram por diversos motivos.

Foi a partir da década de 70 que aconteceu a expansão das academias. A crescente aderência às atividades oferecidas nas academias tem motivos e fatores variados. Não podemos deixa de enfatizar que a mídia é uma grande colaboradora para essa crescente procura, pois revistas, televisão e outros meios de comunicação estão sempre divulgando a cultura de um corpo perfeito ( MARINHO e GULIELMO 1997).

Guarnieri (1997) enfoca que obter benefícios para a saúde, como sentir-se bem, controlar o peso, melhorar a aparência e reduzir o estresse, são os principais fatores que fazem com que determinado indivíduo adira a um programa de exercícios físicos regulares. Também não devemos deixar de salientar que a população tem se importado bastante sobre os benefícios da pratica de exercícios físicos regulares.

O conceito da saúde ao longo do tempo significou: ausência de doenças (visão simplista); completo bem-estar físico-psíquico-social (visão idealista), estar em um padrão "normal" (normal/patológico, visão relativista), ou ainda disposição de superação das adversidades físicas, psíquicas e sociais (visão subjetivista). É importante deslocar a idéia da saúde centrada no organismo, no físico, no biológico para a saúde como processo resultado das opções na vida, opções essas relativas ao trabalho, à moradia, ao lazer, mas especialmente nos valores e princípios de vida que se quer, que se acredita ser melhor (Carvalho,  2001 p. 9-21).

Basta ver nos olhos dos muitos praticantes de Academias de ginástica para perceber que muitas vezes não há naquela prática de exercícios nenhuma preocupação com o aspecto da saúde (CARVALHO, 2001).

           A busca obsessiva por um corpo perfeito, dentro dos padrões estéticos cultivado, nos dias atuais, é avassaladora. O importante parece ser o ganho imediato e muitas vezes até irresponsável de massa muscular, ou seja, os praticantes querem resultados rápidos a todo custo e em curto prazo, nem que para isso seja necessário o uso de anabolizantes ou práticas evasivas, tais como as cirurgias plásticas, para ganharem o corpo que desejam, sem se preocuparem com os malefícios futuros que isso possa acarretar.

A evidencia que os indivíduos procuram as academias de ginástica com objetivos diversificados, da estética corporal à compensação ou correção de problemas físicos (MARINHO e GULIELMO, 1997).

SegundoDantas (2002), o contexto da mídia, o corpo parece não ter qualquer referência consigo mesmo, pois. Passa a vincular-se a padrões externos de estética e beleza. É apenas parte de um texto cultural e como tal deve ser lido. Uma imagem de corpo que aos poucos se desvincula de ser objeto para ganhar a autonomia simbólica dos deuses.

Aliado a esse pensamento reducionista, o profissional de Educação Física que, muitas vezes, compactua, divulgando de forma a crítica essa referência. A crítica está nos locais e profissionais que limitam o horizonte de seus trabalhos, quando se satisfazem em fundamentar e desenvolver seus objetivos apenas na perspectiva da convivência social.

A população está cada vez mais se preocupando com a melhoria da qualidade de vida e essa conscientização, a respeito da importância do exercício físico, vem proporcionando um grande aumento de público nas academias de ginástica.

O uso indevido dos anabolizantes tende a aumentar à medida que a exposição dos corpos tem se intensificado na mídia e conseqüentemente na sociedade. A explosão dos anabolizantes reflete de maneira mais dramática o crescente desagrado, principalmente dos homens, com o próprio corpo. Eles querem um corpo musculoso, em curto prazo, e por isso fazem de tudo para consegui-lo, pois o grande terror masculino, ao menos no que se refere à estética, é a falta de músculos. O descaso com a saúde, em prol de bíceps esculpidos, peitorais largos, abdome em gomos, cintura fina e coxas grossas, pode ser verificado significadamente nos dias atuais. Promessas de um corpo musculoso não faltam: você pode se tornar à pessoa que sonha ser, dizem os body-builders. Você pode desafiar ao mesmo tempo o inato e o adquirido e fazer de você um outro (Courtine, 1995 p. 89 ).

Já em relação aos adultos aderirem à prática de atividades físicas, os principais fatores são referentes ao divertimento, a sentir-se bem, ao controle de peso, à melhora da flexibilidade e redução dos níveis de estresse (BIDLLE, 1992).

Segundo Nunomura Myrian (1998), as influências sociais da família e amigos são, também, de extrema importância à manutenção da atividade física, pois esse suporte social incentiva o praticante a manter o interesse em continuar fisicamente ativo.

A mídia, de certa forma, vem contribuindo para a superlotação das academias de ginástica, uma vez que são várias as revistas, jornais e televisão que divulgam corpos perfeitos e modelados, os típicos "malhados". Esse fato acaba por contribuir para que haja uma grande procura pelos centros especializados de treinamento, incluindo aí as academias (OKUMA, 1994)

Metodologia

O tipo de metodologia deste trabalho foi uma pesquisa de campo com revisão literária. Este estudo propõe-se a analisar o principal foco que direcionam e levam as pessoas a procurar por atividades físicas em academias. O estudo foi desenvolvido em apenas uma etapa, onde foi feita uma pesquisa de campo realizada em várias Academias e profissionais ou proprietário responsáveis pela periodização do treino dos seus alunos, na cidade de Araguaína, onde um questionário fechado foi usado como instrumento de pesquisa.

A população alvo do estudo foi o profissional de Educação Física responsável pelo programa de treino dos seus alunos em academias existentes na cidade de Araguaína-Tocantins.

Os dados foram devidamente coletados pelos pesquisadores durante um mês, procurando assim um número maior de amostra e mais próximo do público total freqüente da academia.

Resultados e Discussões

O Foco que levam as pessoas a procurarem por academias para a pratica de atividade física.

Gráfico 1. O que determina uma pessoa a procurar está Academia?


Gráfico 2. Qual o foco no trabalho desenvolvido nesta Academia?

Os resultados indicaram que os fatores motivacionais mais relevantes para a procura das pessoas por academias são: Estética com (50 %) da preferência, seguido de Saúde com (45 %), Convívio Social com (3 %) e Outros com (1%).

A partir das informações coletadas podemos observar que 50 % das pessoas optaram pelo fator a procura as academias correspondem à estética corporal. Para os entrevistados "malhar" soa como sinônimo de saúde, porém, o conceito de saúde para eles muitas vezes refere-se, ele mesmo, as melhorias estéticas. Perguntados sobre a relação que fazem entre estética e saúde, eles nos revelam verdadeiras pérolas: A estética ajuda às pessoas a terem mais cuidados com a saúde, além de ficar bonita,. O corpo belo é o saudável e vice-versa, Uma coisa anda junto com a outra, se a pessoa possui um corpo "malhado", provavelmente possuirá uma boa saúde.

Saba (2001) em seu estudo já apontava a estética corporal como um dos objetivos principais da procura por academias, ficando assim evidenciado que a uma grande busca das pessoas por um corpo bonito.

Costa (2003) refere-se à busca pela pratica de exercícios físicos pelas pessoas pelas motivações estéticas ou pela melhoria da saúde.

Klein e Silva (2003)nos dizem que os indivíduos diferencialmente ao procurarem por uma academia têm objetivos diversificados da estética corporal (emagrecimento, ganho de massa, ente outros).

Qualidade de Vida (Saúde) ocupou geral a segunda colocação de nossa pesquisa com 45 %. E necessário que se faça um trabalho voltado para a saúde dos indivíduos, saúde esta considerando os aspectos não apenas fisiológicos, mas também intelectuais, morais, espirituais, emocionais, sociais e culturais.

Segundo Goldy (2000:17/18)o ser humano em sua preocupação de ter o corpo perfeito, tem esquecido da saúde deve ser acompanhada de qualidade de vida fazendo assim da atividade física um instrumento para isso, a sua prática ajuda na prevenção e aparecimento de doenças.

           Magro (1999) as pessoas conscientes ou não praticam atividade física como um meio de atingir uma melhor condição de vida. 

Com apenas 3 % das opiniões, ficou a opção Convívio Social. A pratica de atividades durante o tempo livre proporciona descanso e participação social voluntária permitindo que se desenvolva a personalidade, assim como a capacidade criadora por meio de atividades desportivas e socioculturais.

No aspecto psicossocial em academia, pode-se obter um aumento da auto-estima, alivio do estresse, queda da depressão, aumento do bem-estar, redução do isolamento social, melhora da autoconfiança, auto-eficácia, redução dos riscos de ansiedade, melhora do autocontrole e melhora da auto-imagem (HOWLEY e FRANKS 2000).

A interação social, conforme salienta Wankel (1993) representa um dos principais determinantes na adesão e posterior manutenção dessa prática, sendo que as pessoas sentem mais prazer e atração pela atividade proposta quando os membros do grupo se identificam e se autoconhecem. Isso, talvez, seja um diferencial importante para a freqüência bastante assídua de quatro vezes semanais à academia, corroborando com a idéia desse autor sobre poder de influência de grupo com expectativa homogênea.

Os fatores referentes às opções (outros) foram citados por poucos de nossos entrevistados no questionário. Ficou com apenas 1% das Opiniões. Importante notar que as academias oferecem serviços variados de opções de atividades, como danças em geral, musculação, natação, entre outras, e, ainda, possuem alto grau de sofisticação e boas instalações.

Bach e Beresford (2003)nos falam, que o profissional tem o papel de interventor em qualquer que seja o objetivo queira alcançar, possibilitando que este atinja sua meta.

Conclusão

         Foi concluído ao final deste trabalho, o fator que mais levou as pessoas a procurarem as Academias de Araguaína-TO para a pratica de atividades físicas foram os fatores estéticos. Esse fator pode ser explicado pela valorização do corpo, ou seja, o culto do corpo perfeito nos dias atuais. Após a realização da pesquisa observamos que as compreensões de saúde, estética e convívio social dos freqüentadores da academia de ginástica são bastante reduzidas, pois, ora lança - se mão da preocupação com a estética, ora da preocupação com a saúde. Á compreensão de saúde muitas vezes se confunde com os valores estéticos, pois quando entram para a turma da "malhação", em primeiro lugar, os praticantes vão à busca dos belos e perfeitos corpos nus, que propagam os ideais de um Estado e de uma política de mercado. A maioria dos proprietários e profissionais de Educação Física questiona o que fazem seus alunos a procura as academias tem preocupação com a questão da estética e com a melhoria da qualidade de vida, possuindo um tempo de prática considerável e freqüentando as academia quase todo o dia da semana. Considerando os aspectos que permearam os dados coletados nesse estudo, a mídia em geral parece mesmo influenciar a sociedade como um todo, despertando novos valores, sentimentos e desejos. A questão estética é hoje uma preocupação de grande parcela da população de araguaína, bem como adotar para si um estilo ou hábito saudável e, por conseguinte, melhorar a qualidade de vida.

Referências Bibliográficas:

BACH, César Madeira; BERESFORD, Heron. Intervenção profissional avaliação da possibilidade de intervenção do profissional de educação física,em uma pratica preventiva de saúde, nos níveis secundário e terciário, dentro de um enfoque legal,moral e epistemológico. Fitness e Performance Vol 2, 2003.

CARVALHO, Yara. Atividade física e saúde onde está e quem é o sujeito dessa relação. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 22, n. 2, p. 9-21, jan., 2001.

COSTA, Alan Jose silva. Musculação e qualidade de vida. Revista Virtual EFartigos, Natal, RN - vol 2 nº 3 jun 2004.

COURTINE, Jean-Jacques. Os stakhanovistas do narcisismo: Body-building e puritanismo ostentatório na cultura americana do corpo. IN SANT´ANNA, Denise Bernuzzi de (org.). Políticas do corpo: elementos para uma história das práticas corporais. São Paulo: Estação liberdade, 1995.

DANTAS, Eduardo Ribeiro. O corpo modificado, os discursos da mídia e a educação multirreferencial. Dissertação de mestrado em Educação. Natal/UFRN, 2002.

GODY, Milton. Revista Fiticor: pagina 17 e 18, 2000.

GUARNIERI JC. Academias de ginástica e as opiniões de praticantes de atividade física. Rio Claro, 1997. 34 f. [Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Física Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista]

HOWLEY, Edward & FRANKS, B. Don. Manual do instrutor de condicionamento físico para saúde. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

KLEIN, Alexander; SILVA, Tahra Karina Acerra Silva. A pratica de exercício na promoção de um estilo de vida ativa, São Paulo sp .2003.

LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas, SP: papirus, 2003.

MARINHO A, GULIELMO LGA. Atividade física na academia: objetivos dos alunos e suas implicações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 10, 1997, Goiânia. Anais… Goiânia: Potência, 1997.

MAGRO, Bárbara Cristina. A Database, Marketing para academias: 1999.

NUNOMURA Myrian. Motivos de adesão à atividade física em função das variáveis idades, sexo, grau de instrução e tempo de permanência. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. 1998; 3: 45-58.

OKUMA SS. Fatores de adesão e de desistência das pessoas aos programas de atividade física. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, 2, 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade São Judas Tadeu, 1994. P.30-6.

OLIVEIRA, Ricardo Jacó; FURTADO Adriana Cardoso. Envelhecimento, sistema nervoso e o exercício físico. Distrito federal, DF, Set. 1999,
Revista digital, Educación Física y Deportes, disponível em: www.efdeportes.com. Acesso em: 19 junho 2005.

RICHARDSON RJ. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.

SABA F. Aderência: a prática do exercício físico em academias. São Paulo: Manole, 2001.

WANKEL L. A importância de prazer para aderência e phychological beneficia de atividade física. Internacional Jornal Psicologia Desportiva. 1993;

ANEXO: Questionário da Forma Abaixo

 

Autor: FERNANDO SIQUEIRA


Artigos Relacionados


Futsal: Força E Resistência Em Alunos De 10 A 12 Anos Praticantes De Futsal

Educação Física E Qualidade De Vida

Benefícios Do Esporte

Motivos Para Contratar Um Personal

Musculação Para Hipertensos

Leitura: Aliada Da Vida Profissional

Educação Física Infantil