Preços pagos pelo erário público



O “preço” é “preço avaliado” – significando que os factores adicionais tais como custos de operação, prazos de utilização de reservas, facilidades de serviço são tidos em consideração.

Decisões que adjudicam contratos devem ser justas e imparciais.

 

 Os fundos públicos não devem ser utilizados para providenciar favores; os padrões/especificações não devem ser discriminatórios; fornecedores/adjudicatários devem ser seleccionados com base nas suas qualificações e no mérito das suas ofertas; deve haver tratamento igual para todos em termos de datas limites, confidencialidade, etc.

 

O processo deve ser transparente. Os requisitos de adjudicação, regras e critérios de tomada de decisões devem estar prontamente acessíveis a todos os potenciais fornecedores/adjudicatários, de preferência anunciados como parte do convite para licitar/fazer uma oferta; a abertura das propostas deve ser pública; e todas as decisões devem ser inteiramente registadas.

 

O processo de adjudicação deve ser eficiente. As regras de adjudicação devem reflectir o valor e a complexidade dos itens a ser adquiridos; os procedimentos para aquisições de pouco valor devem ser simples e rápidos; á medida que os valores e a complexidade da aquisição aumentam, mais tempo e uma mais regras complexas são requeridas para assegurar que os princípios são observados; as “tomada de decisões” para contratos maiores podem exigir processos de comissão e revisão, mas as intervenções burocráticas devem ser mantidas num mínimo.

 

É necessária responsabilidade. Os processos devem ser sistemáticos e fiáveis, e os relatórios que possam explicar e justificar todas as decisões e acções devem ser conservados e preservados.

 

A competência e a integridade na adjudicação encoraja os fornecedores e os adjudicatários a fazerem as suas melhores ofertas e isto, por seu lado, leva a um desempenho de adjudicação melhor.

 Os compradores que não conseguem atingir níveis de responsabilidade e justiça elevados são identificados rapidamente como parceiros pobres com quem se negocia.

 


Autor: Artur Victoria


Artigos Relacionados


São Só Negócios

Soneto Do Adeus

Planos

Meu Vício Mais Certo

Como Ganhar Almas

Partindo Pra Outra

Esmola De Natal