Transporte na Udh 24 – Trecho Avenida Norte Até a Confluência com a Avenida Vereador Otacílio de Azevedo



Transporte na Udh 24 – trecho avenida norte ate a confluência coma avenida vereador Otacílio de Azevedo.

Autor: Dario Galdino


Os transportes públicos numa cidade providenciam o deslocamento de pessoas de um ponto a outro na área dessa cidade. A grande maioria das áreas urbanas de médio e grande porte possui algum tipo de transporte público urbano. O seu fornecimento adequado, em países como Portugal e Brasil, é, geralmente, de responsabilidade municipal, embora o município possa conceder licenças, às vezes acompanhadas de subsídios, a companhias particulares.

O transporte público urbano é parte essencial de uma cidade. Diminui a poluição, uma vez que menos carros são utilizados para a locomoção de pessoas, além de permitir o deslocamento de pessoas que, não possuindo meios de adquirir um carro, precisam percorrer longas distâncias para o local de trabalho.

SUMARY

The public transports in a city provide the displacement of people of a point to another one in the area of this city. The great majority of the urban areas of medium and great transport possesss some type of urban public transport. Its adjusted supply, in countries as Portugal and Brazil, is, generally, of municipal responsibility, even so the city can grant licenses, to the folloied times of subsidies, the company particular. The urban public transport is essential part of a city. It diminishes the pollution, a time that little cars are used for the locomotion of people, beyond allowing the displacement of people who, not possessing half to acquire an car, need to cover long distances for the workstation.

Em 1622, com uma licença do rei Luiz XIV para explorar cinco rotas com carruagens, Blaise Pascal definiu os primeiros conceitos que iriam nortear o serviço de transporte público coletivo. Na sua empreitada, o serviço deveria cumprir os seguintes critérios: Os carros iriam seguir o mesmo trajeto de um ponto a outro; As saídas obedeceriam a horários regulares, mesmo sem passageiros; cada ocupante iria pagar apenas por seu lugar, independentemente de quantos lugares ocupados nos carros; A rota ao redor de Paris seria dividida em cinco setores, a tarifa de cinco centavos permitiria cruzar apenas para mais um setor. Além disso, deveria ser paga uma nova tarifa.Não seria aceito ouro como pagamento, a fim de evitar atrasos.

O serviço perdurou por quinze anos após a morte de Pascal, naquele mesmo ano, porém, restrições do Parlamento para que fosse usado apenas por pessoas "de condições" e o aumento da tarifa para seis centavos gradualmente foi tirando a popularidade do negócio, até que ele ser extinto, em 1677.

Na pesquisa realizada se pode constatar como as empresas desrespeitam os usuários do transporte coletivo,pois na maioria do dia ou seja nos horários de pique os usuários são sempre mal servidos por poucos ônibus,quantidade de pessoas acima da permitida pela lei municipal,abusos de todo tipo no percurso de ida e vinda das pessoas que usam o sistema coletivo.

No trecho da pesquisa existiam três empresas que desempenhavam o serviço quando da inauguração da rodagem para Ônibus, entre as quais a Rio Pardo, a Potengi e a Valter empresas que exploravam o trecho objeto da pesquisa, porem com o desenvolvimento do transporte o com o advento de novas tecnologias essas empresas não conseguiram se manter por muito tempo já que eram deficientes na sua prestação de serviços, posteriormente surgiram a Pedrosa e a Globo que ofereceram um melhor serviço ao usuário do setor, porem com o tempo essas empresas também deixaram de respeitar o usuário com ônibus ineficientes e cheios de insetos, para correção do problema foi criada a EMTU que não consegui o seu intento, pois desde que saiu do âmbito municipal os controles do sistema de transporte às passagens subiram expressivamente, mas o serviço continua de péssima qualidade.

A historia da criação do serviço de transporte foi de boa qualidade porem ate hoje o seu intento não foi conseguido por aqueles que geram os seus serviços e esse fato ocorreu no século XVII ,já seria hora de se colocar em praticas estudos realizados não apenas no país como também em outros países que conseguiram resolver um ótimo percentual de seus serviços de transporte públicos .

Outro problema é a insegurança dentro dos ônibus coletivos embora já se tenha debelado uma grande parte dos crimes cometidos no seu interior, mas quando não ocorre no seu interior ocorre nas paradas onde os usuários são obrigados a se deixarem roubar, pois os ônibus demoram e as paradas são insalubres este fato ocorre tanto na área objeto da pesquisa quanto nas diversas localidades do bairro.

Bibliografia

Uma abordagem laica da mobilidade
Dir. Jean-Pierre Orfeuil
Edições Descartes & Co


Autor: Dario Galdino


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