Inspecção na ética comercial, corrupção e fraude
Os níveis de padrões éticos entendidos serem moderados ou baixos pelos gestores superiores nas:
Nas suas profissões próprias ou comércio: 53.8%
Na comunidade comercial em geral: 74.4%
Na juventude no trabalho: 77.4%
Contudo, deve ser reconhecido que o melhor código voluntário apenas é eficaz, se o conselho de directores da emprea determinar que o deva ser.
Os directores devem assumir a responsabilidade de verificar a aplicação e a observação dos códigos da empresa, reconhecendo que eles podem ser meios efectivos de libertar as suas obrigações para conservar os critérios legais e morais da companhia.
É compreensível que, na presente situação de grande corrupção e incertezas legais muito difundidas, muitas companhias que procuram contratos internacionais, estejam relutantes em correr o risco de perder negócios para aqueles que pagam subornos.
Contudo, todas as companhias podem dar as boas- vindas a Pactos Anti-Corrupção impostos por certos países a todos os adjudicatários dos principais contratos públicos. Nestes Pactos, todos os jogadores começam no nível do campo de jogos e, apesar de ainda subsistir algum risco de suborno, ele é grandemente reduzido.
Parece ser um objectivo considerável da as associações e federações profissionais internacionais incluírem uma clausula mandatária anti-corrupção nos seus códigos éticos, com expulsão dos seus membros como sanção pela não observância.
Quando tal associação é forte em termos de associados mundiais, os seus membros têm relativamente pouco a temer em relação aos não-membros que ganham uma vantagem injusta com o suborno.
Por exemplo, as instituições financeiras podem ser consideradas como apoiando membros de uma associação profissional adequado contra os não-membros.
Finalmente, as companhias do sector privado devem reconhecer que a grande corrupção é a inimiga dos altos padrões e da eficiência. Quando um decisor é influenciado por um suborno, são criadas oportunidades para os executantes abaixo da média ganharem um contrato à custa daqueles cujo produto, reputação ou competência os tornariam os vencedores prováveis de uma competição justa.
Autor: Artur Victoria
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