Inspecção na ética comercial, corrupção e fraude



Os níveis de padrões éticos entendidos serem moderados ou baixos pelos gestores superiores nas:

Nas suas profissões próprias ou comércio: 53.8%

Na comunidade comercial em geral: 74.4%

Na juventude no trabalho: 77.4%

 

Contudo, deve ser reconhecido que o melhor código voluntário apenas é eficaz, se o conselho de directores da emprea determinar que o deva ser.

Os directores devem assumir a responsabilidade de verificar a aplicação e a observação dos códigos da empresa, reconhecendo que eles podem ser meios efectivos de libertar as suas obrigações para conservar os critérios legais e morais da companhia.

 

 É compreensível que, na presente situação de grande corrupção e incertezas legais muito difundidas, muitas companhias que procuram contratos internacionais, estejam relutantes em correr o risco de perder negócios para aqueles que pagam subornos.

Contudo, todas as companhias podem dar as boas- vindas a Pactos Anti-Corrupção impostos por certos países a todos os adjudicatários dos principais contratos públicos. Nestes Pactos, todos os jogadores começam no nível do campo de jogos e, apesar de ainda subsistir algum risco de suborno, ele é grandemente reduzido.

 

Parece ser um objectivo considerável da as associações e federações profissionais internacionais incluírem uma clausula mandatária anti-corrupção nos seus códigos éticos, com expulsão dos seus membros como sanção pela não observância.

Quando tal associação é forte em termos de associados mundiais, os seus membros têm relativamente pouco a temer em relação aos não-membros que ganham uma vantagem injusta com o suborno.

Por exemplo, as instituições financeiras podem ser consideradas como apoiando membros de uma associação profissional adequado contra os não-membros.


Finalmente, as companhias do sector privado devem reconhecer que a grande corrupção é a inimiga dos altos padrões e da eficiência. Quando um decisor é influenciado por um suborno, são criadas oportunidades para os executantes abaixo da média ganharem um contrato à custa daqueles cujo produto, reputação ou competência os tornariam os vencedores prováveis de uma competição justa.

 


Autor: Artur Victoria


Artigos Relacionados


Soneto Do Adeus

Planos

Inspecção Na ética Comercial, Corrupção E Fraude

Meu Vício Mais Certo

Partindo Pra Outra

Esmola De Natal

Como Ganhar Almas