Rádio FM libertação uma voz que marcou uma situação



Era uma rádios da comunidade, mas teve que parar porque tinha uma atitude de misturar programas, além de chemar a todos para participar, não foi um sonho foi verdade, tinham 40 locutores populares.
Na cidade de Lagoa de São Francisco os Frades Capuchinos fundaram uma associação que foi registrado em cartório o ESTATUTO DA Associação Comunitária de Radiofusão da Lagao de São Francisco _ PI, no Livro de Pesoa Jurídica A - 2, às folhas 38 a 40/v, sob o n° 130, em data de 13 de fevererio de 1997 por Raimundo Dalto Galvão, escrivã, que datilografou e subscreveu, e deu fé, no Cartório do 1° Ofício - Fátima Maria Galvão, como Tabelião Raimundo Dalto Galvão, autorizado pelo Forum Tomaz Area Leão de Pedro II - Piauí.
Esta rádio sofreu muito para ser instalada, pois recebeu numa noite de trovoada com chuva em que um raio destruiu todos os equipamentos, mas o instaldor o Sr. João Barros cedeu um transmissor para ir transmitindo até conseguir recuperar os equipamentos que foram doados por benfeitores. Depois foram enviados para a KL TELECON, que de imediato coboru apenas os preços das peças. Quando o transmissor chegou foi grande a alegria da comunidade. De imediato assumiram a direção os jovens empolgados com um transmissor reciclado pela fábrica. Realizaram festas em prol da rádio que contou com apoio de grupos de Piripiri e Pedrro II. Foi uma grande participação popular que motivou a voz da comunidade.
Depois de um tempo de atividade a rádio sofreu a saída de vários locutores, pois eles foram aprovados em concursos públicos, então, foi iniciado outro trabalho de preparação de novos protagonistas. Outros programas foram criados e aumenotu audiência porque vinham jovens de todas as comunidades ver e sentir de perto as vozes que anunciava a liberação.
Depois, a rádio teve que fechar por questões de fiscalização da Anatel, mas foram criadas outras rádios que ainda hoje levam a todos muita música e comunicação que liberta.
A voz da libertação fica na lembrança de cada locutor que soube fazer história por uma cidade símbolo de revolução cultural pela comunicação libertadora local.
The. 05 de fevereiro de 2009.
Autor: Fernancio Barbosa


Artigos Relacionados


TraÇos De Um Povo

Contagem Regressiva

Desabafo PoÉtico

DiÁrio De Um Depressivo

Tarde De Domingo

Moradores Do Tempo

Salmos: Salmo 21