TÉCNICA FUNCIONAL MANIPULATIVA NEGRELLI



A “Técnica Funcional Negrelli” é um método criado para se atuar no sistema estomatognático através de procedimentos de manualidade , intra e extra oralmente , com a intenção de tratar os distúrbios funcionais do sistema mastigatório. Incluindo os músculos mastigatórios e outros ligados direta ou indiretamente a eles nos conceitos de cadeias musculares , possui um protocolo com uma visão global , capaz de ser ao mesmo tempo , método de tratamento e meio de diagnóstico ,seguindo as compensações, buscando a origem dos distúrbios.

As posturas corporais inadequada, escolioses, artroses, traumas, e outros fatores que levam a uma modificação da posição da cabeça sobre a coluna cervical e conseqüentemente da mandíbula, parafunções, como ranger e apertar os dentes , hábitos como mascar, roer, oclusão dentária alterada, ausência de um ou mais dentes, restaurações e próteses mal adaptadas e as experiências psicológicas e emocionais que promovem tensões musculares são fatores que levam a hiperatividade muscular e se gerarem alterações que ultrapassem os limites de tolerância estrutural e fisiológica de um ou mais componentes do sistema mastigatório, instala- se o colapso, caracterizando uma desordem temporomandibular (D.T.M).

Indicada nos tratamentos das desordens temporomandibulares e dores orofacial e Complementar em tratamentos fisioterápicos com enfoque das cadeias musculares, a técnica também é utilizada como auxiliar nos procedimentos odontológicos de Reabilitações orais , ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares , intervenções pré e pos cirúrgicos e intervenções na clínica diária que requerem um grande grau de abertura bucal durante um longo período.

Dores nas ATMs. ouvidos, face, pescoço, ao redor ou no fundo dos olhos, cefaléias tensionais, limitação dos movimentos mandibulares, ruídos articulares como “cliques”, sensação dos ouvidos tapados, zumbindo, ressonando, são os sinais e sintomas mais comuns, podendo haver outros.

Nos distúrbios funcionais do sistema mastigatório, levando em consideração as inter-relações entre os dentes, periodonto, ossos, ligamentos, articulações; e a influência do sistema nervoso da postura corporal e do psiquismo; os músculos, que são os componentes mais adaptáveis, estão sempre presentes,influenciando ou sendo influenciados, como um denominador comum. Como os elásticos , a função muscular é a de contração, e quanto mais flexíveis, melhor se contraem. Os objetivos da técnica são: Manipular a mandíbula a fim de reorganizar as relações entre as estruturas e as funções das articulações temporomandibulares; Mobilizar os músculos do sistema estomatognático relacionando-os à postura corporal através das cadeias musculares; Atuar nas interferências da postura da cabeça no sistema estomatognático através do alinhamento das estruturas “Crânio Mandíbula Cervical.” Modular o tônus dos músculos periorais e da mímica facial reduzindo as possíveis interferências no sistema estomatognático.

Esta técnica é de vocação multidisciplinar.
• Dr. Edson Negrelli
C.R.O.S.P. 27.849.
Autor: EDSON NEGRELLI


Artigos Relacionados


A Relação Dos Músculos Com Os Sentimentos

Atuação Do Enfermeiro Na Reabilitação Do Idoso Pós-trauma

Síndromes Miotônicas

A Química Das Emoções

Estomatologia Bucal

Implante Dentário: Uma Excelente Forma De Solucionar A Falta De Dentes.

Pasma Imaginação