PLANO DE AULA - A tendência liberal e tradicional



PLANO DE AULA

1-Titulo da Aula : Tipos deTendências pedagógicas

2-Assunto: A Tendência Liberal e Tradicional

3-Objetivo da aula: Conhecer mais sobrecada tendência pedagógica

4-Conteúdo a ser abordados: Métodos de aprendizagem

a) é marcada pela concepção do homem em sua essência. Sua finalidade de vida é dar expressão à sua própria natureza. A pedagogia tradicional preocupa-se com a universalização do conhecimento. Através da memorização, da repetição e da exposição verbal, o educador chega a um interrogatório (tipo socrático), estimulando o individualismo e a competição. Envolve cinco passos que, segundo Friedrich Herbart, são os seguintes: preparação, recordação, associação, generalização e aplicação.

b)Os métodos baseiam-se tanto na exposição verbal como na demonstração dos conteúdos, que são apresentados de forma linear e numa progressão lógica, sem levar em consideração as características próprias dos alunos, muitas vezes encarados como adultos em miniatura. O professor é detentor do saber e deve avaliar o seu aluno através de provas escritas, orais, exercícios e trabalhos de casa. Esse tipo de avaliação geralmente vem regado de um esforço negativo, com ameaças, punições e até mesmo redução de notas em função do comportamento do aluno durante as aulas. Ao refletir sobre a pedagogia tradicional, percebe-se que elacontinua forte e persistente na grande maioria das escolas e universidades. Na questão do ensino e da aprendizagem da arte, esta continua restringindo-se à cópia e à repetição de modelos propostos pelo professor, com o objetivo de desenvolver a coordenação motora e a percepção visual do aluno, que se exercita ao copiar fielmente, o mais completo possível, do modelo original. Essa concepção está presente na maioria dos cursos de arte espalhados pelo País.

5- ESTRUTURA DO CONTEÚDO: Através de filmes

a) O SORRISO DE MONALIZA: A história fica centrada em uma professora inovadora com idéias à frente de seu tempo que é contratada por uma renomada e tradicional escola de Ensino Médio, a qual preparava alunos para as Universidades americanas na década de 50. Num primeiro contato com a turma, composta apenas de mulheres de classe média alta, a Educadora Katherine ficou surpresa com a capacidade das alunas condicionadas às limitações da "decoreba" de uma apostila extremamente limitada. Além disso, as alunas demonstravam desconhecimento do que realmente seria a disciplina de História da Arte, com a qual a educadora teria que trabalhar. - A Instituição educacional era de uma postura extremamente tradicionalista, assim como a maioria do corpo discente, de visão tacanha, passaram a ver a professora como uma questionadora e comunista. E, de fato, idéias que iam de encontro aos costumes da época (anos 50) germinavam em seu pensamento.

b) O FILME SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS: E uma história de padronização, da regulação e da busca da excelência através da competição, do ser o melhor, do ser eficiente, do ter as notas melhores, de estar nos cursos "certos". Os espaços e tempos apresentados no filme são disciplinares, produzindo uma pedagogia tradicional, onde o poder que permeia as relações é o poder disciplinar.Nos faz refletir o quanto que é bom vivermos em uma época sem que ninguém tome nossas decisões e principalmente nos forçam a estudar em um colégio tão rigoroso e ortodoxo.

A pedagogia tradicional, como prática pedagógica já amplamente estendida atinge seu maior grau de esplendor, a partir do Estado que concede à escola o valor insubstituível de ser a primeira instituição social, responsabilizada com a educação de todas as camadas sociais. É a partir deste momento surge à concepção da escola como a instituição básica, primária e insubstituível, que educa ao homem para a luta consciente por atingir os objetivos que persegue o Estado, o que determina à Pedagogia Tradicional, adquira um verdadeiro e importante caráter de Tendência Pedagógica, em cujo modelo estrutural os objetivos se apresentam de maneira tão somente descritiva e declarativa, mais dirigidos à tarefa que o professor deve realizar do que às ações do que o aluno deve executar sem estabelecimento ou especificação das habilidades que se devem desenvolver nos educando, outorgando a estes últimos o papel de entes passivos no processo de ensino ao qual se exige a memorização da informação a eles transmitida, levando-os a refletir a realidade objetiva como um pouco de quem aprende.

A Tendência Pedagógica Tradicional não aprofunda no conhecimento dos mecanismos mediante os quais se desenvolve o processo de aprendizagem. Ela modela os conhecimentos e habilidades que se terá de atingir no estudante, pelo que seu pensamento teórico nunca atinge um completo desenvolvimento. A informação seria recebida pelo aluno em forma de discurso e o ônus de trabalho prático é mínimo; sem controle do desenvolvimento dos processos que jazeriam na aquisição do conhecimento, qualquer que seja a natureza deste, o que determina que esse comportamento tão importante da medição da aprendizagem é a avaliação esteja dirigida a pôr em evidência o resultado atingido mediante exercícios meramente reprodutivos, não enfatizam, ou o fazem em menor escala, a análise e o raciocínio.

A Tendência pedagógica Tradicional tem, desde o ponto de vista curricular, um caráter racionalista acadêmico no qual se propõe que o objetivo essencial da capacitação do homem é que o mesmo adquira os instrumentos necessários que permitam somente intervir na tradição cultural da sociedade; não obstante, esta tendência se mantém bastante generalizada na atualidade com a incorporação de alguns avanços e influências do modelo psicológico do conducismo que surge e se desenvolve no século XX. Esta teoria resulta ineficiente e deficiente no plano teórico, porquanto vê a este como um simples receptor de informação, sem preocupar-se de forma profunda e essencial dos processos que intervêm nas assimilações do conhecimento.
A preocupação pelo educativo constitui, justamente, uma das características da pedagogia de hoje: não sempre adota uma forma sistemática, nem se integra numa rígida concepção científica, senão que aparece junto a outras reflexões no sentido estrito do termo.


Autor: Márcia Regina Cabral


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