Qual a Relação entre suas Metas e um Foguete?



Para o sucesso de uma viagem de foguete, o que mais importa são os primeiros 15%. Como assim? Já explico mais abaixo. Primeiro precisamos da base. Dois pontos são fundamentais para o lançamento de um foguete: o conhecimento da exata localização da origem e do destino e quais as ações para assegurar que o foguete chegue ao seu objetivo. Com nossas metas, é a mesma coisa. Precisamos saber qual a s situação atual e qual a situação desejada (onde estou e para onde vou) e quais as atividades que preciso fazer para atingir a minha meta. Geralmente as metas são de vôos mais altos do que estamos acostumados e, então, mais desafiadoras. Para isso, são necessárias novas ações e, portanto, novos comportamentos e hábitos. E os 15%?

Numa viagem de foguete, os especialistas dizem que a parte mais importante são os primeiros 15% de toda a rota. Esta á parte do lançamento em você assegura que tudo corra bem, onde você controla os principais indicadores do foguete, o planejado e o realizado, o uso do combustível, a temperatura, o estado emocional da tripulação etc. Os 15% iniciais do trajeto são cruciais. Estaticamente, os especialistas dizem que passada esta fase, o resto é menos complicado. Os últimos 85% do trajeto tem a ver com correção de rota, com a administração do planejado, com feedbacks de tudo o que está acontecendo. É mais ou menos como a Lei de Pareto,que diz que 20% das causas asseguram 80% dos resultados.

Com suas metas, o raciocínio é o mesmo do foguete. Imagine que você tem tudo escrito (eu sempre ressalto para meus clientes a importância de escrever): a situação atual, a situação desejada, as opções, os planos, os minimizadores de riscos, as alternativas etc. Depois, você aperta o botão e começa o seu projeto. Saiba que os primeiros 15% desta arrancada são os mais importantes para o seu sucesso. É nesta fase que você coloca muita energia, testa na prática muitas das coisas que você planejou e onde sua vontade e disciplina também serão testados.

Como estamos falando de novos resultados, precisamos de novos comportamentos e, portanto, novos hábitos. Sabemos que o cérebro precisa de pelo menos 21 dias de comportamento repetitivo, de treinamento, para incorporar as bases de um novo hábito. É claro que somente os 21 dias não vão garantir o sucesso total da sua mudança, mas podem assegurar pelo menos 80% da plataforma sobre a qual os resultados serão construídos. Esta plataforma tem a ver com disciplina, determinação, regularidade e constância.

Por tudo isso, cuide muito bem dos 15% iniciais que geralmente levam pelo menos 21 dias seguidos de novos comportamentos. Isto é fundamental. É o lançamento do seu foguete. É como se, ao passar pelos primeiros 21 dias, você tivesse ultrapassado a estratosfera da terra. A viagem continua, com seus desafios e obstáculos, mas você já deixou para trás uma porção bem significativa e onde a maioria das pessoas falha. Cuide dos 15% iniciais. Desenvolva planos de ação para garantir que os primeiros 21 dias de novos hábitos e comportamentos sejam mantidos.

Frederico Graef – Coach e Palestrante

Membro da Sociedade Brasileira de Coaching

www.fredgraef.com.br[email protected]


Autor: Frederico Graef


Artigos Relacionados


Mudanças Na Vida – Como Promover

A Perspectiva Construtivista De Ensino

6 Dicas Para Você Mudar Seus Hábitos E Gerar Melhores Resultados

O Que Dominó Tem A Ver Com O Controle Dos Seus Estados Emocionais?

7 Dicas Para Administração Do Tempo

Valores

Se Agarrando Ao Tranco Da Esperança.