Analisando e combatendo a concorrência de forma eficiente



Coletar, organizar e refletir sobre as variáveis controláveis e não controláveis que afetam o ambiente de negócio é fundamental para garantir consistência, coerência e finalmente credibilidade para: 1) planejamento estratégico, 2) previsão de vendas e 3) orçamento.

Não vá para “guerra” sem estas três ferramentas!

Análise de ambiente competitivo não é um exercício estático já que está relacionada diretamente a volatilidade que influência seu comportamento ao longo do ano. Revisitar estas informações periodicamente é vital para o processo de manutenção preventiva que preserva de forma proativa a saúde da empresa.

O gestor cuidadoso deve alocar recursos humano, financeiro e de tecnologia necessários para o bom funcionamento deste processo. O gestor cuidadoso e competente deve manter estas variáveis orbitando ao redor da sua cabeça. O retorno sobre este investimento é certamente o mais fácil e tangível de mensurar.

Exemplo:

Imagine que sua empresa consiga roubar 1% de participação de mercado se antecipando a uma ação promocional de seu concorrente. O investimento ta pago por um ano. 

A "reportologia"que resulta deste processo demonstra continuamente as variações no ambiente de negócios, permitindo aos gestores simular cenários e tomar decisõesque influenciam no resultado da empresa.

Para que isso seja possível é fundamental que :

  • O planejamento estratégico e as opções estratégicas escolhidas pela empresa estejam atualizadas e bem difundidas em todos os níveis da empresa.
  • É importante construir o orçamento com uma ferramenta flexível. O Excel é perfeito. Ele permite interligar células e tabelas tornando as simulações muito rápidas de serem processadas.
  • O forecast ( previsão ) de vendas e compras deve ser mensal, ou seja, projetado mês a mês refletindo o orçamento.

Exemplos de simulações:

  • Alterar apenas a taxa do dólar para observar o impacto nos produtos importados;
  • Alterar as taxas de empréstimo bancário para observar o impacto no lucro;
  • Eliminar um produto com margem de contribuição negativa
  • Aumentar as margens esperadas para determinada linha de produtos

A tabela abaixo pode auxiliar no processo de coletar, organizar e refletir sobre variáveis que impactam o negócio de alguma forma. Veja como utilizá-la:

 Na lateral esquerda da tabela existem quatro áreas externas a empresa geradoras de volatilidade: 


  1. Autor: Nori Lucio


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