Uma nova economia é possível



Fala-se que o mundo está em crise. Desde a criação da escravidão e do salário de miséria que o mundo está em crise. Mas quando os ricos são ameaçados em suas indústrias de bens duráveis, no caso dos automóveis fabricados pelas multinacionais, entra num colapso irreal que cai sobre o trabalhador a culpa.

Mas a índia teve uma brilhante idéia de fabricar carros e motos dentro de seu território, logo ela teve uma grande ascendência mundial. Alguns países ainda ficam refém dos produtos da Europa e dos americanos no fabrico de automóveis, mas sei que por pouco tempo, com o carro da índia entrando no mercado Brasileiro, haverá uma nova geopolítica que determinará uma nova mudança de venda de bens duráveis a preços populares, saindo do patamar de 30.000,00 reais para chegar a 5000,00 para baixo.

A economia solidária com o Banco Palmas do Conjunto Palmeiras em Fortaleza Ceará tem um aspecto de aproximação do povo com crédito para todos. Também na região dos cocais os prefeitos estão fazendo consórcios entre si que desponta como solução de implantação de moeda local, como troca de experiência de economia solidária.

Ao nascer a moeda popular quebra o circulo de uma moeda única do Brasil, para uma moeda social que vem do Palmeiras, para ser Palmas e vai aos Cocais do Piauí, abrangendo diversos municípios para ser a moeda dos Cocais e ser referência de libertação do real, moeda brasileira eu favorece os banqueiros e os grandes financiadores do País.

Ao nascer a moeda solidária há uma nova ordem social, em que as comunidades e base sai do âmbito da religião para o âmbito político libertador onde todos tem direito ao que reza a Constituição Federal, o combate a pobreza e a miséria.

Os grupos de economia solidária estão se organizando em todo Brasil para fazer a revolução social tão esperada. Os pequenos empreendedores se organizam para marcar terreno local para o desenvolvimento local. É a novo onda do capital social solidário, onde os pequenos estão se fortalecendo para o bem da comunidade.


Autor: Fernancio Barbosa


Artigos Relacionados


Solidão (poesias)

País De Duas Faces

Coleta Seletiva: InstalaÇÃo, Problemas E SoluÇÕes

Economia Brasileira

Por Quê? - Eis A Questão

Gosto Amargo.

As Pontuais Mudanças Trazidas Pela Lei 11.689/08 = Júri